Concursos Públicos

Orçamentos na construção civil Fóruns Notícias Concursos Públicos

Este tópico contém 6 respostas, tem 2 utilizadores, com a última actualização feita por  Orçamentos Há 4 meses, 2 semanas.

  • Autor
    Artigos
  • #70339

    vasco
    Participante

    Boa tarde a todos,

    estamos, aqui na empresa, a ponderar participar em concursos junto de entidades públicas e privadas. No entanto temos um mar de dúvidas e uma delas prende-se com o uso das plataformas de contratação.

    Alguém por aqui tem alguma experiência e/ou comentários sobre o processo e os intervenientes que possa partilhar?

     

    Obrigado,

    Vasco

  • #70340

    Orçamentos
    Administrador

    Bom dia

    Em que o posso ajudar acerca dos concursos públicos?

  • #70431

    vasco
    Participante

    Bom dia.
    Muito obrigado pela resposta.

    São tantas as dúvidas. Sobretudo no que concerne ao uso das plataformas electrónicas de contratação. A nossa empresa está a estudar a hipótese de concorrer a algumas empreitadas públicas e privadas mas estou a esbarrar com as plataformas electrónicas e algum nevoeiro sobre a sua utilização que acaba por não ficar esclarecido com o recurso ao suporte técnico de cada uma. No fundo, gostaria de ouvir opiniões e possíveis conselhos de quem as use ou tenha usado.

    Também procuramos concorrer a subempreitadas de cofragem mas, como somos novos em Portugal, não sabemos quais as plataformas onde estas são divulgadas.

     

    Obrigado,
    Vasco

  • #70434

    Orçamentos
    Administrador

    [quote quote=70431]No fundo, gostaria de ouvir opiniões e possíveis conselhos de quem as use ou tenha usado.[/quote]

    Ando nos concursos públicos desde 2002 e tenho usado as plataformas electrónicas desde o início. Se estão a pensar participar em concursos públicos, haverá duas questões que têm de ponderar: Preços das propostas apresentadas, preços na utilização das plataformas e facilidade de utilização das mesmas.

    Em relação aos preços das propostas, os preços andam tão canibalizados que para se ficar nos 5 primeiros é necessário apresentar preços bem abaixo do preço de custo, isto é, vamos lá enterrar dinheiro. Entre 2005 e 2011, 80% os meus orçamentos eram públicos, actualmente faço 2 ou 3 por ano e apenas se forem convites.

    Em relação aos preços das plataformas e aqui não arrisco falar muito para não levar com um processo em cima, supostamente o acesso para apresentar propostas é gratuito. Na prática, entre certificados digitais para acesso, certificados digitais qualificados, selos temporais e créditos para tudo (esclarecimento de dúvidas, carregamento de ficheiros, números 707 para falar com eles, créditos para ter respostas mais rápidas) os custos sobem muito rapidamente. Mas muito, nalguns casos.

    Em relação à facilidade de utilização, basta pesquisar e vai ler histórias não aconselháveis a crianças. Para ter uma ideia, não consegui apresentar a minha ultima proposta (mais tarde vim a saber que teria ganho) e comecei a entrega 4 horas antes.

    Atendendo à formação que é necessária para aprender a mexer nas plataformas e para conhecer os muitos truques na sua utilização, com os custos em selos temporais e créditos associados, julgo que só valerá a pena se responderem a bastantes concursos por ano (mínimo 10).

    PS: Atenção que este é um assunto sensivel para discutir em público. Poderei alterar esta discusão de publica para privada.

  • #70436

    Orçamentos
    Administrador

    [quote quote=70431]Também procuramos concorrer a subempreitadas de cofragem mas, como somos novos em Portugal, não sabemos quais as plataformas onde estas são divulgadas.[/quote]

    Não é uma área que conheça bem, mas se procuram responder a subempreitadas, então os concursos publicos são serão o mais indicado porque eles não publicam subempreitadas. Para subempreitadas, mais vale inscreverem-se como fornecedores nas plataformas:

    Vortal: http://pt.vortal.biz/econstroi-setor-construcao

    Compras publicas: https://www.compraspublicas.com/?a=inscricaoFornecedor

    Lista das diversas plataformas: http://www.base.gov.pt/Base/pt/PlataformasEletronicas/EntidadesCertificadas

     

  • #70438

    vasco
    Participante

    Boa tarde e obrigado pela sua resposta.

    Entretanto já havia feito alguma pesquisa sobre a utilização de plataformas e também não vou adiantar-me mais sobre esse assunto. No fundo, esperava encontrar e ler opiniões que divergissem da impressão com que tinha ficado ao inscrever-me (à empresa) em todas elas para as estudar e compreender antes de aconselhar os gerentes a avançarem (ou não) e testar um pouco os serviços de apoio técnico antes de comprar/assinar o quer que seja. Em verdade (e sou o único responsável pelo que afirmo), se os serviços de apoio técnico (ou mesmo de apoio à compra, se quisermos ser específicos) funcionam assim (mal) antes de pagar uma assinatura, imagino que não sejam melhores depois e suponho que todas as descrições que por aí encontrei sejam, no mínimo, verosímeis – o que é verdadeiramente assustador.

    Agradeço-lhe também a dica relativamente às plataformas para subempreitadas.
    Também encontrei esta mas ainda não explorei:
    http://www.aiccopnconstrumais.pt

  • #70439

    Orçamentos
    Administrador

    O problema das plataformas de fornecedores é ser-se bombardeado por pedidos de cotação para orçamentos.  Num mundo perfeito seria contactado mais tarde caso a empresa ganhasse a obra.
    Mas como as comerciais e a produção são departamentos diferentes, nem sempre a informação chega à produção e nem sempre a produção utiliza essa informação.

    Aconselharia a manter um registo rigoroso de todas as concursos para os quais apresentou proposta e descobrir a quem a obra foi adjudicada. De seguida, entre em contacto com essa empresa, descubre quem é o responsável pela obra (não envie para o geral), diga-lhe que já estoudou a obra e envie a vossa proposta.

    Eu informo sempre aos subempreiteiros quem me responderam em fase de concurso,  qual a empresa vencedorae muitos deles acabam por ficar com o trabalho. Assim nunca se perde o trabalho que fizeram.

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.