Critérios de medição – Estaleiro

29/09/2016 | Biblioteca - Critérios de medição

3 – Estaleiro

3.1 – Regras gerais

  1. As medições do estaleiro – trabalhos de montagem, exploração e desmontagem das instalações e equipamentos necessários à execução da obra – podem ser individualizadas nos sub-capítulos seguintes:
    1. Instalações provisórias do estaleiro;
    2. Equipamento do estaleiro
    3. Pessoal do estaleiro.
  2. As medições das instalações provisórias destinadas ao pessoal – casa do guarda, dormitório, instalações sanitárias, refeitório, habitações e outras – serão realizadas de acordo com os elementos seguintes:
    1. Legislação em vigor;
    2. Área do terreno disponível para implantação do estaleiro;
    3. Quantidade de pessoal a empregar para a execução da obra.
  3. As medições das instalações provisórias para funcionamento dos serviços do estaleiro – escritório, armazéns, oficinas e outras – das vias de acesso e de circulação, das redes de alimentação e distribuição, dos equipamentos e do pessoal de estaleiro só serão elaboradas nos casos seguintes:
    1. Nas obras executadas por percentagem;
    2. Quando o projecto estabelecer as condições necessárias à sua utilização;
    3. Quando o orçamento for calculado com base na subdivisão do preço da obra em custos directos, custos de estaleiro e custos indirectos.
  4. As medições relativas ao estaleiro indicarão as informações seguintes:
    1. Localização da área destinada ao estaleiro, medição respectiva e acessos existentes;
    2. Redes de águas e esgotos, electricidade e telefones que podem ser utilizadas durante a execução da obra;
    3. Limitações impostas pelo projecto ou por outras circunstâncias relativas à utilização da área destinada ao estaleiro.
  5. As medições indicarão a natureza dos materiais a aplicar na execução das instalações provisórias.

3.2 – Instalações provisórias do estaleiro

  1. Instalações destinadas ao pessoal e para funcionamento dos serviços de estaleiro
    1. A medição será realizada em m2 segundo a área determinada em projecção horizontal da envolvente exterior de cada instalação ou à unidade (un), considerando sempre separadamente cada tipo de instalação.
    2. A medição engloba todos os trabalhos relativos à execução de cada instalação, incluindo as redes de águas, esgotos, electricidade, telefones, gás e outras.
    3. A medição compreende o transporte, montagem, exploração, conservação e desmontagem de cada instalação.
    4. Sempre que necessário as operações da alínea anterior poderão ser medidas em rubricas próprias.
  2. Instalações de vias de acesso, caminhos de circulação e vedações
    1. A medição será realizada à unidade (un).
    2. A medição inclui todos os trabalhos necessários à sua execução, nomeadamente terraplenagens, drenagens, pavimentação, conservação e reposição do terreno nas condições indicadas no projecto.
  3. Instalação de redes de alimentação, de distribuição e de esgotos
    1. As redes de alimentação e distribuição de águas, electricidade, telefones, gás ou outras e as redes de esgotos serão medidas à unidade (un).
    2. A medição engloba todos os trabalhos necessários à montagem, exploração, conservação e desmontagem destas instalações.

3.3 – Equipamentos do estaleiro

  1. As medições relativas a máquinas – gruas, centrais de betonagem, viaturas, tractores, etc. -, a ferramentas e utensílios, ao equipamento auxiliar – andaimes, máquinas de oficinas e outras – e a outros meios mecânicos são, em regra, incluídas nas medições dos diferentes trabalhos em que este equipamento é utilizado.
  2. As medições destes equipamentos podem no entanto, sempre que seja necessário, serem individualizadas em rubricas próprias, e serem aplicadas regras específicas

3.4 – Pessoal do estaleiro

  1. As medições relativas ao pessoal do estaleiro – director técnico, encarregado, pessoal de escritório e de armazém, operários de limpezas, cargas e descargas, guardas, enfermeiro, etc. – são, em geral, incluídas nas medições dos diferentes trabalhos da obra.
  2. Quando for necessário a constituição de rubricas próprias para o pessoal do estaleiro, deverão ser aplicadas regras específicas

Artigos relacionados