Dicionário de termos





Área
Termo
Descrição
Construção Aba Banzos de um perfil metálico nomeadamente em L ou T; zona da cobertura de um edifício que se prolonga para fora do plano da fachada; zona da cofragem de vigas que tem como objectivo servir de apoio durante a execução a vigotas de betão pré-esforçado.
Construção Ábaco Em construção representa a superfície superior dos capitéis das colunas.
Construção Abáculo Peque de pequena dimensão de forma cúbica, normalmente de pedra ou barro vitrificado que se utiliza na composição dos mosaicos.
Construção Abafar Termo normalmente utilizado em construção, representando a retardação de presa dos aglomerantes.
Construção Abaixamento Quando existe uma redução de altura de um qualquer elemento arquitectónico; termo utilizado quando do abatimento de elementos estruturais como por exemplo muros e arcos.
Construção Abaixar Operação de nivelamento executada à régua
Construção Abalaustrar Dar a forma de balaústre.
Construção Abalisar Marcar obras ou criar espaços limitados através da cravagem de estacas no solo.
Construção Abalroar Aluimento de trincheiras.
Construção Abanar Peneirar ou joeirar materiais de construção nomeadamente inertes.
Construção Abarrotar Tipo de construção em madeira, constituído por uma estrutura em forma de grade, que seria preenchida com alvenaria ou taipa, no séc. XVIII foi designado como gaiola de frontais pombalinos e mais tarde passa a chamar-se simplesmente gaiola.
Construção Abastardo Qualquer obra em que não se verifiquem regras e onde se adultera determinado estilo arquitectónico.
Construção Abastionado Frisos lavrados utilizados como efeitos decorativos cujo tema são animais.
Construção Abater Deformação verificada em arcos e abóbadas; demolir.
Construção Abcissa Ordenadas cartesianas ortogonais que referenciam a posição de um ponto num plano.
Construção Aberém Retirar tinta de superfícies de madeira e metal utilizando um processo que consiste na queimadura leve dessas superfícies.
Construção Abeta Aba de pequena dimensões.
Construção Abetumar Revestir e regularizar superfícies com betume.
Construção Abiombado Espaços separados por divisórias leves não fixas ou biombos.
Construção Abismo Grande cavidade de cortes verticais e fundo desconhecido.
Construção Ablocar Subarrendar.
Construção Abóbada / bóveda Elemento de construção executado em tijolo, pedra ou betão, que representa um tecto arqueado, delimitado por apoios. Estes elementos são construídos de modo a que estejam expostos principalmente a esforços de compressão. Existem um grande número de abóbadas:
Construção Abóbada abatida Aquela cuja altura é menor que a distância entre os apoios.
Construção Abóbada anular Aquela cuja superfície está engendrada por uma curva sujeita estar apoiada pelos seus dois extremos em duas linhas paralelas, estando sempre compreendida no plano vertical normal às suas directrizes.
Construção Abóbada apainelada A que tem directriz oval.
Construção Abóbada casca de ovo Aquela que é metade de uma abóbada esférica.
Construção Abóbada cilíndrica / volta perfeita A que tem a forma de meio cilindro.
Construção Abóbada circular É a abóbada anular cujas directrizes são circunferências.
Construção Abóbada composta Aquela em que o intradorso tem mais que uma superfície geométrica.
Construção Abóbada cónica A que é a metade ou o tronco de uma superfície cónica.
Construção Abóbada de ângulo Abóbada de barrete de clérigo.
Construção Abóbada de aresta Formada pela intersecção de duas abóbadas cilíndricas.
Construção Abóbada de aresta em ogiva Abóbada de aresta em que a penetração das abóbadas tem forma ogival e se encontra realçada por arcos diagonais que a cruzam em diagonal.
Construção Abóbada de barrete de clérigo É formada por quatro paredes ou muros superiores que se encontram na entrada, formando uns com os outros ângulos reentrantes, normalmente de planta quadrada.
Construção Abóbada de berço O mesmo que cilíndrica.
Construção Abóbada de concha Abóbada esférica em que no intradorso se têm lavrado estrias imitando conchas naturais.
Construção Abóbada de cruz Abóbada de aresta em ogiva com mais duas nervuras rectas que passam pelo centro, chamadas cadeias.
Construção Abóbada de cruzaria São as que estão adornadas de nervuras características do estilo gótico, como são as de aresta em ogiva e cruz.
Construção Abóbada de desvão É a abóbada de cruz quando, para além das cadeias, leva outras nervuras.
Construção Abóbada de lunetas A que é intersectada por outras abóbadas.
Construção Abóbada de meio ponto Abóbada cilíndrica ou de canudo.
Construção Abóbada de quadrante A que é metade de uma abóbada cilíndrica ou de volta perfeita, aparecendo como um arco aviajado.
Construção Abóbada de quarto de círculo Abóbada de quadrante.
Construção Abóbada de tijolo rebatido Construída com tijolos assentes ao baixo, à maneira de um tabique curvado.
Construção Abóbada de vela É uma abóbada de barrete de clérigo de planta rectangular e com tecto na sua parte central.
Construção Abóbada de volta perfeita Abóbada cilíndrica.
Construção Abóbada elíptica Aquela cuja entrada é um elipsóide de três eixos ou de revolução.
Construção Abóbada em cama Chama-se à abóbada de vela, com aresta e recuada.
Construção Abóbada esférica A que é metade de uma esfera; cúpula.
Construção Abóbada esférica abatida A que é circular na frente e abatida no perfil.
Construção Abóbada espiral Abóbada helicoidal.
Construção Abóbada estalactíticas Compõe-se de grandes quantidades de pequenas abóbadas de todas as formas e profundidades que imitam as estalactites naturais.
Construção Abóbada falsa Abóbadas fingidas de estafe suspenso em tectos planos.
Construção Abóbada gótica A que apresenta o perfil de uma ogiva, característico da arquitectura gótica.
Construção Abóbada helicoidal Abóbada cilíndrica cujo eixo se eleva descrevendo uma hélice.
Construção Abóbada ovalada A de planta circular e não esférica e abatida.
Construção Abóbada piramidal A que forma uma pirâmide oca.
Construção Abóbada plana É aquela cuja entrada ou parapeito é um plano, estando aparados como os arcos de um lintel.
Construção Abóbada recta esférica Abóbada esférica ou de meia laranja.
Construção Abóbada sobre pendentes Aquela que cobre um espaço poligonal e tem tantas paredes ou muros superiores como lados tem o polígono.
Construção Abóbada triangular A que se produz pela intersecção de três abóbadas cilíndricas sobre uma base triangular.
Construção Abóbada vazia A que resulta de cortar uma abóbada esférica com paredes levantadas, no perímetro de uma figura inscrita no círculo da sua planta.
Construção Abobadar Cobrir com abóbada ou dar a sua forma.
Construção Abobadilha Abóbada de aduela delgada, que corresponde à dimensão menor da tijoleira usada (em média 5 cm), na sua construção dispensa a utilização de escoramentos; nome utilizado em algumas regiões para definir o bloco cerâmico de cofragem.
Construção Abolorecimento Descoloração e degradação de um elemento construtivo, devido ao contacto com a humidade ou outras situações, dando-se o aparecimento de fungos.
Construção Abraçadeira de coluna Tipo de abraçadeira de metal para tubos de queda de recolha das águas pluviais e das águas residuais domésticas.
Construção Abraço Elementos decorativos que envolvem uma coluna.
Construção Abrasivo Ferramentas de desbaste por fricção, visto terem propriedades abrasivas (lixas, limas, esmeris).
Construção Abrigo Construção provisória ou permanente de protecção contra o efeito de alguns agentes agressivos.
Construção Abrochar Designa a aplicação de tintas com brocha.
Construção Abside Designação do fecho da abóbada.
Pinturas Absorção Capacidade de uma superfície absorver determinado produto.
Pinturas Absorção Diferencial Absorção de uma tinta de forma diferente num mesmo substrato. Deve-se a diferenças de porosidade e de composição das argamassas em diferentes pontos da superfície.
Construção Abunhado Termo que representa fundação ou alicerce.
Pinturas Acabamento É a ultima camada de tinta ou verniz aplicada num trabalho.
Pinturas Acabamento Acetinado Acabamento final com um ligeiro nível de brilho (meio brilho).
Pinturas Acabamento Aveludado Acabamento liso com ligeiro brilho e como o aspecto final do veludo.
Pinturas Acabamento Mate Acabamento sem nenhum brilho.
Construção Acamar Aplicar em camadas regulares.
Construção Açamoucar Termo aplicado quando se verifica uma má utilização dos materiais de construção.
Construção Acapelar Designação do processo de remate de uma construção com a forma de capelo tal como acontece nas chaminés.
Construção Aceiro Termo utilizado para o operário que trabalha o aço.
Construção Acelerador de presa Substância que se junta à argamassa ou betão e que tem a propriedade de acelerar o processo de presa.
Construção Acepilhar Aparelhar ou desbastar com lima ou plaina.
Construção Acéquia Designação de conduta de escoamento de água por gravidade; canal; açude.
Construção Acesso Caminho.
Construção Acéter Recipiente de cabo longo cujo objectivo é retirar a calda de cal do bidão.
Construção Achada Planície; planalto.
Construção Achamorrado Termo utilizado para definir tosco.
Construção Achanzelar Aplanar.
Construção Acícular Objecto em forma de agulha.
Construção Acidente Disposição não regular do terreno.
Construção Aclive Rampa que sobe; inclinação vista de baixo.
Construção Aço Liga metálica de ferro e carbono, que conforme o processo de fabrico e arrefecimento ganha resistência diferente, é muito utilizado na construção civil, tanto em ferramentas como em elementos de construção.
Construção Aço duro Quando a quantidade de carbono se situa entre 0,6 e 0,7%.
Construção Aço macio Quando a quantidade de carbono se situa entre 0,15 e 0,25%. Para a confecção de ganchos ou argolas para elevação de materiais, deve utilizar-se unicamente aço macio e nunca aços endurecidos quer por torção quer de outros tipos.
Construção Acobrear Revestir de cobre.
Construção Acompanhar Termo utilizado para a operação de preenchimento com massa, de espaços livres entre peças de fixação tal como vigas encastradas, arcos e paredes.
Construção Acontecimento Termo utilizado em planeamento de obra designando uma operação ou actividade construtiva.
Construção Acortinar Termo utilizado para a colocação de cortinas.
Construção Acostamento Designação dada a berma de estrada.
Construção Acotado Compartimento que tem como característica principal o facto de ter o tecto inclinado.
Construção Açoteia Termo utilizado para definir um terraço visitável ou telhado de inclinação baixa.
Construção Acrílico Elemento utilizado em construção (vidro orgânico).
Construção Acropódio Pedestal onde assentam as estátuas.
Construção Acrópole Zona fortificada que se situava sobranceiro às antigas cidades.
Construção Acrotério Designação da extremidade superior de um frontal; pequeno pedestal colocado no vértice de um frontão.
Construção Actividade Termo utilizado em planeamento para definir a operação básica da programação.
Construção Açude Pequena barragem; albufeira; represa.
Construção Acunhar Operação de apertar ou separar com cunha.
Construção Acuta Instrumento utilizado para a medição de ângulos
Construção Acutilar Operação de desbaste com golpes de machado ou enxó
Construção Adamantino Termo utilizado para definir aço muito duro.
Construção Adaptador de afastamento Peça de metal ou madeira utilizada para manter a estabilidade e o afastamento necessário, num andaime ou plataforma de trabalho, aparece normalmente situado debaixo das pranchas.
Construção Adarve Termo que define a parte alta de um muro, onde se colocam as ameias; rua estreita sobre o muro da fortaleza.
Construção Adega Local de fabrico e armazenamento do vinho; despensa.
Construção Adelgaçar Operação para tornar algo delgado, fino.
Construção Aderência Qualidades das argamassas de se fixarem.
Pinturas Aderência Capacidade que uma tinta ou verniz possui em se manter ligada ao substrato. Muitas vezes pode ser confundida com dureza.
Construção Adintelado(a) Diz-se do arco que degenera em linha recta.
Construção Aditivo Elementos que se colocam nos betões, argamassas, tintas e colas de modo a melhorar as suas capacidades e lhes alterar o comportamento de acordo com as nossas necessidades.
Pinturas Aditivo Compreendem uma variada gama de substâncias que actuam como importantes auxiliares, quer facilitando a produção da tinta, quer melhorando as propriedades gerais.
Construção Ádito Estrada; acesso.
Construção Adjudicar Atribuição por via oficial de um trabalho a uma entidade, de acordo com um contrato assinado.
Construção Adobe Tijolo de barro, seco ao sol, de fabrico simples ou misturado com palha.
Construção Adoperar Termo que define a aplicação de esforços em obra.
Construção Adossado Elemento decorativo, escultórico aplicado no plano de uma parede.
Construção Adro Designação de átrio, espaço de entrada de uma habitação que se situa logo após a entrada; largo em frente à igreja.
Construção Aducho Termo utilizado para as linhas de alinhamento (esticadas) de marcação de obra.
Construção Aduela / adufa Estrutura curva de abóbada; tábua que serve de guarnição às faces interiores dos vãos de parede.
Construção Adufa Além de significar o mesmo que aduela, utiliza-se também este termo para definir as comportas dos canais de saneamento.
Construção Adutora Termo que define a conduta que serve para levar as águas desde o ponto de captação até ao lugar desejado.
Construção Aeriductor / aeroduto Tubagem para entrada de ar (ar condicionado).
Construção Aerofotogrametria Planta de um terreno a uma determinada escala, obtida por fotografia aérea.
Construção Afagar Desbastar superfícies eliminando todos as zonas irregulares de modo a obter uma superfície lisa e macia.
Construção Aferrar Travar ou fixar com ferro, através de ancoragens ou aplicando pernes ou gatos.
Construção Aferroar Termo que define a picagem que se dá numa superfície já betonada, de modo a melhorar a aderência das massas de reboco ou a colagem de qualquer outro tipo de revestimento, normalmente utiliza-se o ponteiro para executar esta operação.
Construção Afloramento Parte superior de uma massa de rochas quando sobressaem do terreno.
Construção Aforquilhar Ligação de um ramal de esgotos.
Construção Aglomeração Juntar materiais com aglomerante.
Construção Aglomerado Elementos formados por partículas, tal como as pedras artificiais que são partículas de pedra ligadas por betões ou argamassas; aglomerados de madeira, cortiça.
Construção Aglomerantes Designam-se por aglomerantes todos os produtos que são utilizados como elementos ligantes nos aglomerados, tal como a cal, o gesso, o cimento, o alcatrão e o asfalto.
Construção Agregado Terminologia empregue aos materiais que são misturados para um determinado fim.
Construção Agregado pré-envolvido Mistura de inertes em quantidades determinadas com um ligante fluido, que se emprega em pavimentos.
Construção Agrimensura Arte de medir os campos, terras.
Construção Água Termo utilizado na Península Ibérica para definir as vertentes de um telhado.
Construção Água artesiana Água existente numa formação permeável limitada superiormente por uma formação mais ou menos impermeável, sendo a pressão hidrostática na superfície de separação das duas formações superior à pressão atmosférica.
Construção Água freática Água subterrânea não limitada à superfície do terreno por uma zona impermeável.
Construção Água furtada Designação dada a uma janela situada na água de um telhado com a finalidade de iluminar e arejar o esconso ou sótão.
Construção Água mestra Termo que define a vertente de um telhado que desagua sobre a fachada principal de um edifício.
Construção Água suspensa Água freática retida acima do nível freático devido á existência de um estrato de pouca permeabilidade.
Construção Aguada Mistura de grande fluidez de cimento com cal e água utilizada para o enchimento de juntas de revestimentos.
Construção Aguçadeira Pedra em forma de mó, utilizada para amolar ferramentas.
Construção Aguçar Operação de desbaste das ferramentas de modo a formar gume ou ponta conforme o emprego a dar a esse utensílio.
Construção Agueiro ou Agueira Orifício existente nos muros de suporte de modo a escoar as águas, que não se podem juntar entre as terras e o muro pois provocariam instabilidade.
Construção Agulha Prego fino de aço, sem cabeça utilizado em marcenaria.
Construção Agulha de vibrador Peça do vibrador de funcionamento eléctrico ou pneumático, que se introduz no betão para obter a sua compactação e aumentar a resistência.
Construção Agulheado Termo que define os obeliscos aguçados utilizados como coroamento de torres.
Construção Agulheta Peça afunilada em tipo de tubo que se utiliza colocada no final das mangueiras para utilizar em regas.
Pinturas Air Less Sistema por pressão, servindo e facilitando a aplicação em exteriores e interiores de tinta à base de água. Diminui a perda de tinta durante a aplicação, torna a aplicação mais rápida e permite a obtenção de camadas mais espessas.
Construção Ajuda Termo atribuído a um cavalete com a parte superior em rolo de modo a ser utilizado no trabalho de peças de maior comprimento das máquinas.
Construção Ajudante Aprendiz, normalmente é um trabalhador sem qualificação.
Construção Ajuntadeira Aparelho utilizado em carpintaria para unir e aparelhar juntas em tábuas.
Construção Ala Blocos de edifícios que ladeiam um bloco central; bloco lateral.
Construção Alabastro Designação dada a um tipo de mármore que tem como características o facto de ser, muito branco e compacto.
Construção Alambor Termo que pode designar sapata, ou parede em que a espessura vai diminuindo consoante a altura.
Construção Alameda Rua grande plantada de árvores, servindo de passeio.
Construção Alavanca Máquina simples que funciona através de uma haste que oscila devido a um apoio fixo, esta máquina destina-se a levantar pesos.
Construção Albarraca Termo que define um muro executado em pedra e barro.
Construção Alberca Vala aberta com a finalidade de instalar os canos de águas e esgotos.
Construção Albufeira Lago formado por represa das águas.
Construção Alça Em construção define um tirante vertical com esticador.
Construção Alcácer Termo que define fortaleza, recinto fortificado.
Construção Alçado Define a representação do plano vertical da fachada de um edifício, utilizado uma determinada escala de conversão.
Pinturas Alcalinidade Característica de um meio com pH superior a 7, como é o caso dos meios cimentícios (por ex: betão).
Pinturas Álcalis Substâncias com propriedades alcalinas que se podem encontrar no interior das argamassas cimentícias.
Construção Alçamento Define o acto de elevar paredes; por ao alto.
Construção Alcantil Define escarpa ou rochedo a pique.
Construção Alçapão Passagem de piso através de uma portinhola que abre de baixo para cima.
Construção Alçaprema Escora; alavanca de grandes dimensões.
Construção Alcatifa Revestimento dado aos pisos das casas através de um tipo de tapete.
Construção Alcatrão Produto utilizado em calafetagens e produzido através da destilação da hulha.
Construção Alcofa Cesto utilizado para guarda ferramentas, normalmente é feito em palma.
Construção Alcorca Tampa de betão pré-fabricado ou metal, gradeada ou perfurada, que tem como objectivo cobrir o espaço deixado em aberto junto à base das árvores, de modo a reter as águas da rega.
Construção Alcova Designação para pequeno quarto.
Construção Aldraba Trinco. Aleijão
Construção Aleijão Obra mal executada.
Construção Aleta Parte da base que há em cada lado de uma coluna ou pilastra.
Construção Alfarje Nome dado ao pavimento que separa dois andares sobrepostos num edifício.
Construção Alferce Designação dada a ferramentas que utilizam cabos de madeira longos e resistentes tal como marretas e picaretas.
Construção Alfurja Designação dum espaço reduzido entre dois prédios.
Construção Algar Cavidade natural em forma de poço ou chaminé, desenvolvendo-se segundo uma direcção vertical ou próxima, que por vezes ocorre em terrenos calcários.
Construção Algeroz ou Algeiroz Caleira que canaliza a água dos telhado para os respectivos tubos de queda.
Construção Algibe Poço.
Construção Alicate Ferramenta de duas alavancas em torno de um eixo e que apresenta vários aspectos consoante a aplicação a dar.
Construção Alicerce Base da construção, fundação.
Construção Alidade Designação de uma régua de mira para definir alinhamentos.
Construção Alinhamento Duas estacas em alinhamento recto colocadas em obra.
Construção Aliviado Libertar de cargas aplica-se essencialmente aos lintéis, peitoris e soleiras.
Construção Alma Ligação num elemento estrutural entre partes que estão sujeitas a esforço.
Construção Alma de viga Parte da viga que tem como principal objectivo resistir a esforços transversos.
Construção Almena Coroamento dado a um muro para escoamento de águas.
Construção Almofada Acabamento dado a superfícies utilizando frisos ou não, aplicado normalmente em paredes, lambris e portas.
Construção Almofada da calçada Camada de saibro ou areia sobre a qual são aplicadas as pedras de calçada.
Construção Alogotrofia Execução fora das dimensões normais.
Construção Alojamento Termo utilizado para habitação.
Construção Alombar Deformação provocada por efeitos de carga sobre laje.
Construção Aloquete Termo que define cadeado ou ferrolho.
Construção Alousar Revestir com ardósia, aplica-se nomeadamente em revestimento de cobertura inclinadas.
Construção Alpendrada Entrada por alpendre ou varanda.
Construção Alpendre Termo para definir telheiro.
Construção Alpondras Passadeiras existentes nos jardins executadas em lajes de pedra descontínuas.
Construção Altar Termo que em construção designa banco ou degrau de uma mina.
Construção Altimetria / hipsometria Representação da morfologia do terreno, através das suas cotas verticais.
Construção Altitude Distância medida na vertical desde o nível médio das águas do mar a um determinado ponto.
Construção Alto-relevo Representação tipo escultura numa superfície plana, onde só aparece representado em relevo cerca de 3 / 4 do volume.
Construção Altura de passo Termo utilizado para definir a altura de um degrau.
Construção Aluir Deslize de terreno devido à infiltração de águas; desmoronamento de uma edificação.
Construção Alumínio Metal leve, resistente e fácil de trabalhar, muito utilizado em construção.
Construção Aluxar Redução de tensão em cabos.
Construção Alvanel Termo utilizado em tempos para definir pedreiro.
Construção Alvará Licença que qualifica uma empresa de construção para executar obras dentro de determinados limites, quer de nível técnico quer financeiros; os alvarás são constituídos por : Classes (capacidade financeira) Categorias (capacidade técnica)
Construção Alvenaria Obra do pedreiro, pode ser executada em pedra, tijolo, blocos, betão, é utilizada para o preenchimento de vãos.
Pinturas Alvenaria Construção feita com cimento, argamassa, pedras, tijolos ou estuque.
Construção Alvenaria de fundação Fila de pedras colocadas horizontalmente umas sobre as outras.
Construção Alvenaria de pedra seca Alvenaria fabricada pela simples sobreposição das pedras.
Construção Alvenaria mista Alvenaria que é composta de vários materiais tal como pedra e tijolo.
Construção Alvenaria seca Tipo de alvenaria executada com pedra ou tijolo que são colocados bem unidos, não levando argamassa nas juntas.
Construção Alvenaria vazada Tipo de alvenaria executada em betão.
Construção Alvião Enxadão que do lado do corte apresenta dois lóbulos.
Construção Amalhoar Acto de vedar um terreno com barrotes.
Construção Amara Termo que define caleira ou canal.
Construção Amarrar Atar varões de aço com arame requeimado.
Construção Amassadouro Máquina ou local utilizados para a execução de massas, principalmente estuques.
Construção Amassar Executar massas para obra (betões, argamassas, estuques), ligando com a ajuda de um liquido.
Construção Amassilho Massa executada com materiais heterogéneos, como a terra, gesso, cal e água.
Construção Ameia Termo que define cada um dos pequenos parapeitos, em geral rectangulares, separados por intervalos, na parte superior das muralhas.
Construção Ametria Telhado executado sem madres; inexistência de medidas.
Construção Amianto Elemento utilizado em pó ou fibras, muito utilizado na construção para execução de tijolo refractário, produtos de fibrocimento e isolamentos.
Construção Amostra intacta Amostra de terreno obtida de modo que se podem considerar subsistindo nela todas as características que se verificam “in situ”.
Construção Amostra remexida Amostra de terreno que não mantém todas as características que se verificam “in situ”.
Construção Amostrador Utensílio destinado à colheita de amostras de terreno.
Construção Amouriscado Tipo de telhado executado em telha mourisca coladas com massa de cal e areia.
Construção Amuar Termo utilizado para definir um aglomerado que não ganha presa por acção de elementos estranhos.
Construção Amurar Vedar com muro.
Construção Anábase Degrau de escada. Anabatro
Construção Anabatro Bancada de estádio ou anfiteatro.
Construção Anagar Termo que representa o mesmo que alagar.
Construção Anáglifo Trabalho de escultura em relevo.
Construção Analático Termo utilizado em topografia para a luneta de longo alcance composta por duas lentes e que, aplicada ao taqueómetro, permite calcular directamente a distância que vai do aparelho até à mira.
Construção Ancho De grandes dimensões, amplo.
Construção Ancinho Ferramenta de cabo comprido, com extremidade dentada que serve para arrastar pedras.
Construção Anco Nome dado aos acessórios de canalização.
Construção Ancólia Depósito de águas. Ancoragem
Construção Ancoragem Processo de amarração ao terreno ou fundações.
Construção Andaime Equipamento utilizado em obra para construções em altura, fabrico em tubagem metálica, com protecções.
Construção Andaina Fila de portas, janelas, colunas ou esculturas que em cada piso de um edifício seguem uma linha de orientação horizontal.
Construção Andar Piso acima do piso térreo, piso elevado.
Construção Ândito Termo aplicado ao passeio que ladeia estrada.
Construção Anemómetro Aparelho aplicado em obra para medir a velocidade do vento.
Construção Anexo Construção de apoio ao edifício principal.
Construção Anfipróstilo Pórtico formado por colunas.
Construção Anfiteatro Teatro normalmente ao ar livre, com bancadas circulares envolventes.
Construção Angledozer Máquina escavadora de tractor com lâmina de corte de ângulo variável situada na frente, e na retaguarda um escarificador.
Construção Angra Cantos interiores de um compartimento, inverso de aresta.
Construção Angusto Termo que define um prazo limitado ou curto.
Construção Anidro Termo que define os corpos em cuja formação não entra água, ou que, tendo-a, a perderam.
Construção Anilha Anel ou aro de metal utilizado na ligação de tubagens.
Construção Anisotropia Termo que define assimetria, partes distintas em relação a um eixo.
Construção Anso Termo que identifica uma pega ou asa.
Construção Anta Porta ladeada por pilaras; construção fúnebre dos primeiros povos, constituídas por pedras de grandes dimensões (lajes) que eram colocadas verticalmente, duas laterais uma de fundo e uma de topo.
Construção Antecâmara Sala que antecede a sala principal.
Construção Antecoluna Coluna colocada anteriormente a outra.
Construção Antefixa Ornamentos colocados abaixo da goteira dos telhados.
Construção Antepara Designação para parapeitos, guarda costas.
Construção Anteporta Porta que está situada antes de outra porta.
Construção Anteporto Local de abrigo que se encontra à entrada de alguns portos.
Construção Anteprojecto Peças desenhadas e escritas, que serem de primeiro estudo sobre uma obra criando as primeiras estimativas de custos.
Construção Antialcalino Produtos aplicados em superfícies recentemente estucadas ou rebocadas de modo a poderem receber pintura.
Construção Anti-congelantes Produtos que se juntam aos betões e argamassas durante a sua execução, de modo a prevenir o efeito do frio, durante a presa e endurecimento.
Construção Anticorrosivo Produtos utilizados para a protecção do ferro contra a oxidação.
Construção Antropomorfo Elemento que tem forma humana.
Construção Apagar cal Processo de hidratação da cal em pedra, de modo a transforma-la em cal apagada, cal em pó ou cal em pasta.
Construção Apainelado Zona revestida por painéis.
Construção Apajoar Acção de baldear à pá.
Construção Aparafusar Aplicar parafuso, atarraxar.
Construção Aparelho Cada uma das diferentes posições das pedras ou tijolos, utilizadas na execução de alvenaria.
Construção Apartamento Parte de imóvel destinado a uma única família.
Construção Apear Acto de demolir. Ápice
Construção Ápice Termo que designa o ponto mais elevado, cume.
Construção Apichelar Executar canalização com tubos de metal, águas, esgotos.
Construção Apilarado Estrutura suportada por pilares.
Construção Apiloar Compactação executada com pilão, em terrenos ou no caso do betão colocado em moldes ou é difícil vibrar.
Construção Aplainar Desbastar com plaina.
Construção Aplanadora Máquina longa utilizada em obra, de regularização de terreno, tanto de aterro como de escavação, que é composta por uma lâmina central.
Construção Aplanar Tornar uma superfície plana.
Construção Aplástica Designação das massas de trabalhabilidade difícil, devido ao inicio da presa ou à sua execução com pouca água.
Pinturas Aplicabilidade Propriedade de uma tinta ou produto similar de, na espessura e meios de aplicação previstos, ser fácil de aplicar.
Construção Aplique Braço de bronze ou cristal com luzes, que se coloca nas paredes.
Construção Apófige Parte da coluna que se encontra a seguir à base.
Construção Apógrafo Aparelho utilizado para reproduzir desenhos.
Construção Apontador Operário de construção que aponta, encarregue de apontar o pessoal que se encontra a trabalhar.
Construção Apontamento Desenho ligeiro.
Construção Apótema Linha que une o centro de um polígono a um dos lados sendo perpendicular a este.
Construção Aprazamento Prazo acordado para execução de uma operação.
Construção Aprendiz Trabalhador sem experiência, em fase inicial, que está em aprendizagem em relação a uma profissão.
Construção Aprovisionamento Fornecimento de materiais, incluindo todas as acções necessárias para
Construção Aprumar Colocar a prumo, colocar na vertical.
Construção Aqueduto Construção destinada a conduzir a água de um lado para outro.
Construção Aquífero Água subterrânea limitada por uma camada inferior de terreno impermeável, ou ainda por outra camada superior de terreno impermeável.
Pinturas Aquosa Diz-se de uma tinta feita à base de água.
Construção Arabesco Ornamentação através de relevo tipo arábico, onde elementos curvos se entrelaçam, nunca representando a figura humana.
Construção Aramado Peça reforçada com arame; delimitação com arames; designação dada a um tecto falso suportado com arames de zinco.
Construção Arame Peça de aço laminado de secção circular e diâmetro inferior a 5mm. É utilizado na amarração ou execução de malhas.
Construção Arcaboiço Em determinadas regiões do país designa uma estrutura de construção em madeira.
Construção Arcada Sequência de arcos.
Construção Arcaico Algo antiquado, muito velho.
Construção Arcaz Arca de grande dimensão.
Construção Archeta Tipo de arco abatido que serve para aliviar cargas sobre as vergas de cantaria utilizadas em alvenaria.
Construção Arco Parte de uma construção de forma curva apoiada em duas bases sólidas. Existem vários tipos de arcos:
Construção Arco abatido Aquele que é formado por vários arcos de círculos de diferentes centros, quanto mais rebaixado é, mais curvas e centros tem, o seu aspecto é o de um arco semi-elíptico, sendo os mais correntes os de 3, 5, 7 e 9 centros.
Construção Arco achatado Arco que degenera em linha recta. Arco adintelado
Construção Arco adintelado O que tem o seu intradorso plano e horizontal; é uma verga formada por várias aduelas.
Construção Arco afestoado É o arco angular com bastantes arcos muito pequenos.
Construção Arco agudo Arco ogival. Arco angular
Construção Arco angular É o que apresenta nos seus contornos vários arcos de círculo que, formam ângulos agudos nas suas intersecções.
Construção Arco árabe É menor que uma circunferência e maior que meia, conhecido como ferradura.
Construção Arco aviajado É o que não tem a sua base numa mesma horizontal, ficando uma parte mais alta que outra.
Construção Arco circular Arco de meio ponto.
Construção Arco conopial Diz-se do arco que tem as partes côncavas e convexas, com dois centros em cima e dois em baixo.
Construção Arco de arranques desiguais Arco aviajado.
Construção Arco de boratéu Aquele que vai desde uma abóbada a um boratéu; arcobotante.
Construção Arco de catenária O que tem a forma de catenária.
Construção Arco de descarga O que se constrói em cima de uma verga para tirar à verga o peso das paredes ou muros de suporte.
Construção Arco de encontro Aquele que é comum às abóbadas que se cruzam penetrando uma na outra.
Construção Arco de ferradura Arco árabe.
Construção Arco de fila Termo utilizado antigamente para o arco elíptico.
Construção Arco de meio ponto O que está formado por um semicírculo, ou seja, cuja abertura é metade do vão.
Construção Arco de meio redondo Termo utilizado antigamente para o arco de meio ponto.
Construção Arco de pés desiguais Arco aviajado. Arco de quadrante
Construção Arco de quadrante O que figura a metade de um arco semicircular tomado desde o fecho.
Construção Arco de três ou mais centros Arco abatido.
Construção Arco de volta perfeita Arco de meio ponto depois de três ou mais centros.
Construção Arco deprimido Arco achatado cujo arranque é curvo.
Construção Arco descendente Arco aviajado. Arco diminuído
Construção Arco diminuído O que abre num muro de paramentos verticais mas não paralelos.
Construção Arco elíptico O que forma uma elipse quando se curva.
Construção Arco em moldura Arco conopial. Arco em rampa Arco aviajado.
Construção Arco em rampa Arco aviajado. Arco em talude
Construção Arco em talude O praticado num muro de suporte em talude com a finalidade de o reforçar.
Construção Arco em ziguezague É formado por linhas em ziguezague; é um arco angular em que os pequenos arcos se encontram substituídos por ângulos recuados ou salientes.
Construção Arco enviesado Aquele cujos apoios estão colocados obliquamente em relação à sua planta.
Construção Arco estalactítico O que se constrói da mesma forma que as abóbadas estalactíticas.
Construção Arco formalete Aquele em que descansa uma abóbada esférica.
Construção Arco gótico Arco ogival. Arco inflectido
Construção Arco inflectido É um arco invertido que se constrói em caboucos com o objectivo de descarregar pontos de apoio sobrecarregados.
Construção Arco oblíquo Arco enviesado. Arco ogival
Construção Arco ogival O que é formado por duas partes de círculo iguais, traçadas desde centros equidistantes do meio do vão, formando um ângulo agudo no fecho.
Construção Arco peraltado O que, na sua altura, excede o semicírculo.
Construção Arco perpianho Arco atravessado numa nave e que está em direcção perpendicular ao seu eixo.
Construção Arco polilobado Arco formado por vários segmentos circulares.
Construção Arco quebrado Chama-se assim ao arco que vai de um ângulo ao oposto, nas abóbadas em cruz, formando as suas arestas.
Construção Arco rampante Arco aviajado.
Construção Arco rebaixado É aquele em que a abertura é menor que o vão.
Construção Arco recto É aquele em que a recta que une o arranque é perpendicular à flecha.
Construção Arco semelíptico O que se curva em metade de uma elipse.
Construção Arco triangular É formado pelos dois lados de um triângulo equilátero ou isósceles, cujo vértice constitui o ponto mais alto do arco.
Construção Arco trifoliado É o que está composto por três arcos em círculo que se cortam formando ângulos agudos e salientes.
Construção Arco ultrapassado É o que tem as suas frentes semelhantes mas de diâmetro distinto, ou seja, mais largo de lado do que de outro.
Construção Arcobante / arcobotante Arco de apoios em níveis diferentes, com o principal objectivo de estabilizar e criar apoios a outros arcos ou abóbadas.
Construção Arcose Grés altamente feldspático.
Construção Arcossólio Arco fechado e emparedado.
Construção Ardósia Placas de xisto aplicadas em construção em revestimentos, principalmente de telhados.
Construção Are Unidade de medida agrária referente a um decâmetro quadrado (10 m X 10 m).
Construção Área Designação de uma superfície.
Construção Área de pré-fabricação Espaço reservado no estaleiro para produção de construções em série, tais como fachadas, pré-lages, escadas. Para uma boa gestão do estaleiro é aconselhável que este espaço esteja afastado da parte evolutiva da construção, mantendo áreas de armazenagem transitória na proximidade da mesma.
Pinturas Areada Diz-se de uma tinta com areia.
Construção Areado Misturado ou coberto de areia.
Pinturas Areado Suporte de aspecto rugoso.
Construção Areal Espaço coberto de areia.
Construção Areão Designação de godo fino ou areia de grão cuja dimensão varia entre 5 mm e l5 mm de diâmetro.
Construção Areeiro Local de depósito natural de areias onde se executa a sua extracção para a construção.
Construção Areia Rocha fragmentada de diminutas dimensões ( 0,06 mm a 2 mm), muito utilizada em construção.
Construção Areia de areeiro A que se tira de uma cova feita na terra por os seus bancos serem arenosos.
Construção Areia de fossa O mesmo que areia de areeiro.
Construção Areia de mina A que se encontra em grandes bancos produzidos por antigas inundações ou minas.
Construção Areia do mar A que se retira das praias. Areia do rio
Construção Areia do rio As que são arrastadas pelos rios, regatos e arroios.
Construção Areia fina Areia cujas partículas têm diâmetros equivalentes compreendidos entre 0,06 e 0,2 mm.
Construção Areia grossa Areia cujas partículas têm diâmetros equivalentes compreendidos entre 0,6 e 2 mm.
Construção Areia média Areia cujas partículas têm diâmetros equivalentes compreendidos entre 0,2 e 0,6 mm.
Construção Areia movediça Areia cujo arranjo estrutural pode ser facilmente perturbado de forma a anular-se o seu atrito interno.
Construção Areia uniforme Areia cuja dimensão dos seus grãos se situa dentro de limites muito restritos.
Construção Areia-betume Mistura executada a quente de areia de determinada dimensão com betume asfáltico.
Construção Areia-seixo Tipo de solo de seixo de granulometria idêntica, onde existe areia.
Construção Arena Zona revestida de areia onde são armazenados os elementos pré-fabricados de betão em fase de endurecimento.
Construção Arenito Rocha sedimentar, formada por partículas de areia.
Construção Areola Solo constituído por areia média e fina, silte e argila, em proporções variáveis, mas com predominância de areia fina e silte.
Construção Areosístilo Edifício ou monumento adornado com colunas nas quais se combinam os módulos do aerostilo com os do sistilo.
Construção Areotectónica Termo que define a arquitectura militar, relativa à arte de fortificar.
Construção Aresta Canto, intersecção de dois planos formando ângulo externo.
Construção Argamassa Massa utilizada em obra para alvenarias e rebocos, constituídas por areias, cimentos e cal misturados com água.
Pinturas Argamassa Mistura feita com cal, areia e água, usada no assentamento de alvenaria, tijolos, ladrilhos e no revestimento de paredes.
Construção Argamassa de assentamento Camada de argamassa sobre a qual se colocam os ladrilhos ou azulejos ao revestir a superfície das paredes ou dos pavimentos.
Construção Argamassa de cimento Argamassa em que o aglomerante utilizado é o cimento.
Construção Argila Rocha constituída por partículas muito finas e vários minerais tal como os silicatos. É a matéria prima utilizada na execução de cerâmicos (tijolos, telhas, mosaicos), aplicados em alvenarias e revestimentos.
Construção Argila expandida Produto obtido da transformação das argilas, que permite obter resistência e leveza, tal como uma grande capacidade de isolamento térmico, normalmente é comercializada em forma de esferas porosas.
Construção Argileira Barreiro, local de extracção da argila para execução de materiais para construção tal como telhas e tijolos.
Construção Argola Aduela com a função de resistência aplicada em arcos e abóbadas de tijolo e cantaria.
Construção Arisco Acabamento de aspecto rústico, areado.
Construção Arjão Escora em toro de madeira.
Construção Armação Termo algumas vezes utilizado para definir a estrutura de madeira de um telhado.
Construção Armador Operário que trabalha em construção, executando as armaduras de aço para as peças de betão.
Construção Armadura Elemento executado em varões de aço, que são cortados montados e atados, para aplicação em peças de betão.
Construção Armazém Local de depósito de materiais e equipamentos.
Construção Armila Cordão ou moldura em forma de rosa que rodeia o fuste da coluna na sua reunião com o capitel.
Construção Arnês Equipamento individual de segurança que prende o trabalhador através de cintos, evitando o risco de quedas.
Construção Aro Peça de porta e janela que os envolve e na qual se fixam as ferragens e fechos.
Construção Arpelho Garra de ferro com “unhas”, para fixação com argamassa em alvenarias e cantarias.
Construção Arquibancada Bancada disposta em degraus de anfiteatros.
Construção Arquitecto Pessoa que executa projectos de construção (projectos de arquitectura).
Construção Arquitectura Arte de projectar edifícios.
Construção Arquitrave Parte inferior do entablamento entre o friso e o capitel de uma coluna.
Construção Arquivolta Sequência de arcos sobrepostos guarnecendo um portal.
Construção Arrabá Adorno em forma de marco rectangular usado nas portas e nas janelas de estilo árabes.
Construção Arrabalde Subúrbio; povoação anexa a outra de maior dimensão.
Construção Arranca-pregos Ferramenta apropriada ao arranque de pregos.
Construção Arranque Data de inicio de uma actividade; nascença de arco ou abóbada.
Construção Arrebolar Aguçar ferramentas no rebolo.
Construção Arredores Arrabaldes; subúrbios. Artes plásticas
Construção Artes plásticas As artes do desenho, da pintura, da escultura e da arquitectura.
Construção Artesão Artista que exerce um ofício.
Construção Artesiano Furo em que a água sobe á superfície do terreno devido á pressão.
Construção Ascensor Elevador. Asfalto
Construção Asfalto Elemento que se apresenta sob a forma de betume negro, aplicado na construção em revestimento de pisos, quando misturados com inertes, e impermeabilizações.
Construção Asna Estrutura de suporte de telhado, reticulada plana.
Pinturas Aspecto Aparência final de uma camada de tinta depois de aplicada e seca
Pinturas Aspecto Mate Com grau de brilho muito baixa, originando pouca reflexão de luz.
Pinturas Aspecto Mineral Aspecto mate intenso, semelhante ao das paredes caiadas.
Construção Aspersão Operação de borrifar superfícies de alvenaria ou betão, de modo a receber as argamassas de revestimento.
Construção Assentamento Termo que designa a aplicação e colocação em obra de portas, janelas, bancadas, loiças sanitárias, alvenarias.
Construção Assentamento por consolidação / afundimento Movimento de compressibilidade de um solo, devendo-se esse facto à expulsão de água e ar desse mesmo solo.
Construção Assimetria Falta de simetria.
Construção Assísmico Deposição especial da construção feita com determinados materiais capazes de resistir a terramotos até uma determinada intensidade.
Construção Assoalhar Revestir pisos com soalho.
Construção Assoreamento Depósito de areias transportadas pela corrente das águas.
Construção Assotado Casa construída em forma de sótão.
Construção Astrágalo Moldura de separação entre o fuste e o capitel de uma coluna.
Construção Atalaia Torre de um castelo destinada á vigilância.
Construção Atamancar Trabalhar grosseiramente.
Construção Ataque Trabalhos de trincheira, galerias.
Construção Atarraxar Apertar com parafuso. Aterrar
Construção Aterrar Reposição de terras de modo a se atingir um determinado nível de cotas do terreno.
Construção Aterro Subida do nível de um terreno, natural ou artificialmente.
Construção Ático Último piso de um edifício.
Construção Atrição Desgaste provocado por atrito, com abrasivos.
Construção Átrio Entrada de uma sala.
Construção Atríolo Átrio de pequenas dimensões.
Construção Auditório Sala normalmente de dimensões acima da média, onde se pode ouvir alguém discursar.
Construção Auto de medição Documento em que se indica a quantidade de obra realizada e seu valor, em determinada altura.
Construção Autobetoneira Betoneira instalada sobre um veículo motorizado, servindo para a produção e transporte de betão.
Construção Autoclismo Sistema de válvulas que se aplica a reservatórios de águas e que fecha automaticamente, segundo um sistema próprio, é um aparelho utilizado em instalações sanitárias, para lavagem de esgoto e loiças sanitárias.
Construção Auto-estrada Via de comunição de acessos desnivelados e condicionados, não existem cruzamentos e só podem circular veículos motorizados.
Construção Autotanque Carro que transporta um tanque de água, equipamento muito utilizado em obras de estradas.
Construção Avançamento Ressalto de uma parte da fachada ao elementos nela contidos, em relação ao plano vertical de alinhamento de uma edificação.
Construção Avenida Rua muito larga, normalmente arborizada.
Construção Aviajado Arco em que os seus pontos de nascença estão em níveis diferentes.
Construção Axial Algo que é paralelo ao coincidente com um eixo.
Construção Aximez Termo que refere uma simetria, em relação a determinado eixo, existente entre portas e janelas geminadas.
Construção Azinhaga Rua ou passagem estreita e comprida, entre paredes, edifícios ou elevações de terreno.
Construção Azulejo Ladrilho vidrado, utilizado especialmente no revestimento de paredes, de dimensões variadas.
Pinturas Baba de Caracol Manchas brilhantes que surgem à superfície de uma pintura (normalmente em paredes) e que são causadas pelo contacto prolongado de água com a pintura.
Construção Bacia Termo utilizado para definir uma pedra saliente numa fachada, formando uma varanda; loiça sanitária.
Construção Badame O mesmo que bedame.
Construção Baia Parede ou grade que limita o espaço utilizável numa varanda corrida a cada um dos inquilinos.
Construção Bailéu Andaime suspenso, utilizado exteriormente em edificações de grande altura.
Construção Bairro Subdivisão que normalmente se faz nas povoações, composta de vários grupos de casas.
Construção Baixada Ramal que desce da rede de distribuição, até aos utilizadores, normalmente refere-se a energia e fluídos.
Construção Baixo-relevo Representação em escultura em que o desenho aparece com as formas rebaixadas.
Pinturas Baixos Relevos São o resultado de descasques pontuais de tintas e devem ser reparados antes da aplicação do esquemas de pintura.
Construção Balanço teórico Designa a distância entre a extremidade de uma consola e o seu eixo de apoio.
Construção Balanço-livre Designa a distância entre a extremidade de uma consola e a sua face de apoio.
Construção Balastrar Colocar balastro nas vias férreas.
Construção Balastro Termo que designa a camada de base de uma via rodoviária, com a sua fundação. Também refere a camada de cascalho que se aplica nas vias ferroviárias, onde se assentam as travessas.
Construção Balaustrada Termo que define um parapeito que é suportado por balaústres, aplicado em varandas, escadas e terraços.
Construção Balaústre Coluna de pequenas dimensões, normalmente executadas em pedra, betão ou madeira, que possui uma forma decorativa.
Construção Balcão Em construção designa varanda saliente de uma fachada; bancada utilizada para atendimento em estabelecimentos.
Construção Balcão recolhido Aquele que se coloca ao nível da fachada ou mais aquém que esta.
Construção Baldaquim / baldaquino Coroamento escultural que guarnece porta.
Construção Balde Recipiente de metal plástico ou outro material de forma cilíndrica, com asa, utilizado em construção para transporte de água e materiais.
Construção Baldeação Processo que executado com pá ou balde, permite remover terras, lamas ou água de uma zona para outra próxima, não implicando transporte.
Construção Baldrame Fundação submetida a poucos esforços ou esforços provisórios, não existindo grande exigências de segurança, são normalmente alicerces para construções leves de madeira, normalmente são executados em alvenaria ou madeira.
Construção Baliza Implantação de uma obra no terreno através da cravação de estacas ou barrotes.
Construção Balmázio Tipo de prego que tem como característica o facto de ter cabeça de forma oval e larga.
Construção Baluarte Obra de fortificação de forma pentagonal que sobressai no encontro de duas colunas.
Construção Banda Em construção designa parte saliente da construção que acompanha uma arquitrave.
Construção Banda lombarda Pilastra saliente de uma parede com o objectivo de apoiar partes salientes superiores a ela.
Construção Bandeira Painel envidraçado que se prolonga superiormente a uma porta ou janela.
Construção Bandeirola Vara utilizada em topografia para definir alinhamentos, pintada ás riscas vermelhas e brancas.
Construção Banheira Equipamento sanitário destinado ao banho.
Construção Banqueta Termo que define os bancos de pedra nos interiores das janelas.
Construção Banzo Termo que define as abas de uma viga metálica, zona da viga resistente aos momentos flectores.
Construção Baptistério Edifício pequeno próximo de um templo ou igreja onde se administra o baptismo.
Construção Baquelite Plástico utilizado para isolamento de instalações eléctricas.
Construção Barbacã Orifício para escoamento de águas, executado em muros de suporte.
Construção Barbante / baraço Nó muito utilizado em obra para elevar tábuas; cordel.
Construção Barbilho / trigache Mármore muito abundante no Baixo Alentejo.
Construção Barbote Saliência em juntas de mosaicos ou ladrilhos, provocada por empeno das peças ou má colocação.
Construção Bardalo / Bradal Ferramenta muito aguçada e pega arredondada, que serve para facilitar a colocação de parafuso, abrindo um pequeno orifício.
Construção Barraca Construção temporária, de pequenas dimensões, utilizada para guardar material em obra.
Construção Barracão Construção provisória para armazém.
Construção Barragem Zona de corte de um curso de água de modo à sua armazenagem; açude, represa.
Construção Barranco Precipício escavação natural do terreno.
Construção Barreira Termo que define uma alteração no terreno, tal como uma trincheira.
Construção Barreiro Zona de extracção do barro.
Construção Barrena Define a broca utilizada nas pedreiras para perfurar os blocos de pedra de modo a ser aplicado as cargas de dinamite para o seu desmonte.
Construção Barreta Elemento que assegura a ligação entre os troços dos carris (dos guindastes).
Construção Barriga Termo para definir a curvatura verificada numa parede.
Construção Barroco Estilo arquitectónico que surgiu no fim do séc. XVI até séc. XVIII.
Construção Barrotar Colocar barrotes.
Construção Barrote Peça de madeira em que uma dimensões é 7cm ou 8cm e a outra varia de 5,5cm a 7cm ou 6cm a 8cm.
Construção Barrote de face e canto Barrote obtido com dois cortes perpendiculares entre si passando pelo centro.
Construção Barrote galgado Barrote de onde se retiram duas costaneiras, formando duas faces paralelas entre si.
Construção Barrote redondo Barrote proveniente de um toro de pequenas dimensões onde não são executados cortes, utilizado para escora.
Construção Barrote-chato Este barrote toma esta designação, quando resulta de um corte único do toro de madeira de pequeno diâmetro, passando pelo centro.
Construção Barrote-face Barrote redondo onde se retira uma costaneira de modo a ficar com uma face alinhada.
Construção Basalto Rocha eruptiva de cor escura, muito utilizada no betão asfáltico da camada de desgaste dos pavimentos rodoviários.
Construção Base Elemento estrutural de uma construção que transmite directamente as cargas ao solo.
Construção Basílica Igreja antiga; palácio ou casa real.
Construção Bastardo Tipo de aparelho de expressão tosca que se aplica nas obras de cantaria.
Construção Bastião Pavilhão coberto com terraço.
Construção Bate-estacas Máquina destinada a cravar estacas de madeira ou betão no terreno, através da acção de um peso que é largado em cima da estaca.
Construção Bate-estacas flutuante Máquina para cravar estacas em mares e rios.
Construção Batente Encaixe situado de modo a receber a porta ou a janela quando estas fecham, permitindo a colocação de um fecho; termo que define uma porta ou janela que trabalha segundo um eixo vertical, situado num dos seus lados.
Construção Beco Rua estreita e sem saída.
Construção Bedame / badame Ferramenta de corte em aço com um dos lados afiados de modo a abrir caixas, em carpintarias, para colocar por exemplos fechaduras.
Construção Beira Termo que designa a fiada inferior de um telhado, onde a água descarrega.
Construção Beirado / beiral Remate inferior do telhado para decoração, sendo de inicio destinada a afastar a queda de água do telhado das paredes.
Construção Bentonites Lamas à base de argilas de síntese, destinadas a opor-se à pressão das terras e utilizadas em fundações especiais tal como estacas e paredes moldadas.
Construção Berbequim Ferramenta, utilizada para abertura de furos, através de uma broca, pode ser manual ou eléctrica.
Construção Berma Plataformas laterais que ladeiam uma estrada.
Construção Betão Mistura executada manualmente, ou através de equipamento próprio, de brita ou seixos com aglomerante e areia, devidamente misturados com água.
Construção Betão de limpeza Betão fraco utilizado para regularizar superfícies escavadas de modo a receberem betão armado.
Construção Betoneira Máquina misturadora dos elementos constituintes do betão, existindo vários tipos de betoneiras e de várias capacidades.
Construção Betonilha Revestimento (reboco) horizontal, primário que irá servir de regularização de superfícies, de modo a receber outro acabamento. A betonilha é uma argamassa de cimento e areia.
Construção Betonilha de regularização Revestimento de um pavimento colocado directamente sobre o solo para o regularizar.
Construção Betumadeira Ferramenta destinada à aplicação de betumes.
Construção Betumar Acção de aplicar betume.
Construção Betume Pasta usada na regularização de superfícies a pintar.
Construção Betuminoso / asfáltico Produto que na sua composição contenha betume.
Construção Bidé Peça sanitária de higiene intima.
Construção Bifore Porta dupla ou de duas folhas.
Construção Bimbarra Alavanca de madeira de grandes dimensões, destinada essencialmente a movimentar peças de cantaria.
Pinturas Biocida Aditivo que se introduz numa tinta ou verniz para evitar a contaminação do mesmo por agentes biológicos.
Construção Biombo Tipo de divisória amovível e leve.
Construção Bisel Termo atribuída ao contorno do chanfro em almofadas de porta.
Construção Bizantino Estilo arquitectónico de Bizâncio, hoje em dia Constantinopla, séc. V.
Construção Blindagem Protecção utilizada em zona de risco, em máquinas ou ferramentas. Deverá ser interdita a utilização de máquinas sem a blindagem.
Construção Blindas Peças de madeira que sendo escoras, são utilizadas na entivação de valas.
Construção Blocagem Camada de blocos de pedra arrumados à mão que pode ser preenchida ou não com cascalho. Serve de fundação ás redes viárias.
Construção Bloco Termo que define uma peça de betão que pode ser maciço ou aligeirado, utilizado em alvenarias;
Construção Boca de aqueduto em talude Remate da abertura de um aqueduto, construído de forma que se ajuste à superfície do talude de aterro.
Construção Boca de aqueduto em valeta Dispositivo de recolha de águas de uma valeta para um aqueduto, construído de forma a respeitar a secção da valeta e a integrar-se nela.
Construção Boca-de-lobo Entalhe executado em peça de madeira de modo a fazer ligação entre peças de maneira segura, como por exemplo na ligação de um caibro com um frechal.
Construção Bocel Moldura de perfil abaulado, utilizada em base de coluna.
Construção Boleado Desbaste de uma aresta viva, de modo a ficar arredondada.
Pinturas Bolor Grupos de seres vivos vegetais, que proliferem em condições favoráveis, principalmente em climas quentes, húmidos, mal ventilados ou mal iluminados. Podem também serem chamados de fungos.
Construção Bomba de escada Espaço vazio ou vão que se situa entre os diversos lanços de escada.
Construção Boqueirão Arruamento que termina num rio; também define uma cova aberta no terreno que tem como objectivo servir como poço não estando no entanto murada.
Construção Borda Termo que define lancil de pedra ou de betão que delimita uma área.
Construção Botaréu Contraforte ou reforço saliente para sustentação de parapeitos.
Construção Braça Unidade de medida antiga que equivale a 2,20 m de comprimento.
Construção Braçadeira Aro metálico com um sistema de fecho, cujo objectivo é fixar tubos de água, esgotos e electricidade.
Construção Braçal Designa o trabalho que se executa com a força dos braços.
Construção Branda Pedra froucha e fácil de trabalhar.
Construção Brecha Fenda de grande dimensão.
Construção Breu Produto utilizado no tratamento de estacas, de modo a impedir o ataque de fungos e insectos que iriam destruir a madeira. É um produto tipo alcatrão obtido pela destilação de madeira.
Pinturas Brilho de uma película Capacidade de uma película de tinta, verniz ou produto similar, reflectir mais ou menos perfeitamente os raios luminosos que sobre ela incidem.
Construção Brita Inerte conseguido através da trituração da pedra, muito utilizado em dimensões variáveis, que serve de elemento constituinte do betão e matéria prima das camadas resistentes aplicadas nas rodovias.
Construção Britadeira primária Máquina britadora de pedras de grande dimensão.
Construção Broca Utensílio aplicado ás máquinas de perfuração, que tem como objectivo o abrir buracos através da rotação desses utensílios.
Construção Brocatelo Tipo de mármore que contém fragmentos coloridos, com manchas redondas amarelas.
Construção Broxa Tipo de pincel utilizado na aplicação de tintas.
Construção Brunido Tipo de acabamento dado a uma cantaria ou preparação para polimento, este acabamento é dada com uma pedra de brunir.
Construção Bucha Peça de plástico, madeira ou aço, de forma cilíndrica, que serve para aplicar no furo de uma broca de modo a aplicar um parafuso.
Construção Bueiro Canal ou furo executado para drenagem de águas.
Construção Buir Desbastar por fricção.
Construção Bujarda Ferramenta de canteiro com a parte do batente formada por dentes e cabo, formando um maço quadrado.
Construção Bujardão Bujarda de grande dimensão, que dá um acabamento bujardado mais fundo e saliente.
Construção Buldozer Tractor de corte e arrasto de terras, com lâmina frontal, adaptado às condições do terreno.
Construção Buril Designação da família de ferramentas de lavrar a pedra.
Construção Burilado Trabalho de tratamento e acabamento da pedra feito com buril.
Construção Cabana Casa rústica de pequenas dimensões.
Construção Cabeceira Empena livre de um edifício, que faz o remate de um bloco de edifícios; também designa o canto superior de uma ombreira no local onde assenta a verga.
Construção Cabeçote Topo de uma bancada de trabalho.
Construção Cabeira Remate dado num soalho de parquete quando o soalho não remata directamente contra a parede, mas sim contra outro soalho atravessado.
Construção Cabo-guia Elemento destinado a limitar a oscilação horizontal da plataforma suspensa; cabo utilizado, na movimentação de cargas com aparelhos elevatórios, destinado a direccionar a carga. É utilizado em geral com cargas compridas como varões, tubos, barrotes em que se procura que só haja esforços de compressão.
Construção Cabouco / cavouco Caixa aberta no terreno, onde se implanta as fundações de uma construção.
Construção Cábrea Mastro de ferro ou madeira, utilizado para elevação de cargas, é muito utilizado na montagem de asnas em edifícios industriais.
Construção Cabrestante Tambor com braços e trinco em redor do qual se enrola um cabo para elevação de cargas, por pau de carga.
Construção Cachimbo Pequeno tubo de metal ou PVC, que serve de escoamento de águas que se depositam no interior de paredes duplas.
Construção Cachorro / mísula Consola de madeira ou pedra que se encontra encastrada numa parede exterior, que tem como principal objectivo receber cargas excêntricas.
Construção Cadeia Peça de madeira que num esteirado suporta outras peças de modo que essas não se apoiem no apoio geral do esteirado.
Construção Cadernal Conjunto de duas ou mais roldanas montadas sobre o mesmo eixo.
Construção Caderno das medições Documento em que constam os materiais e ordenados necessários para um trabalho e que serve para fazer o seu orçamento.
Construção Caderno de encargos Documento de um projecto no qual se enumera as obrigações das partes e condições técnicas para a execução da obra.
Construção Cafua Cova funda.
Construção Caiação Aplicação de demão de cal.
Construção Caiar Tinto de acabamento de pintura, usando como tinta água de cal.
Construção Caibro Barrote de madeira forte, que se utiliza na estrutura de uma cobertura de modo a receber as ripas, fazendo a ligação do frechal á fileira.
Construção Caieira Local onde se fabrica e vende a cal.
Construção Caixa de pavimento Superfície preparada na plataforma para receber o pavimento.
Construção Caixa de visita O que se constrói para poder inspeccionar as alcantarilhas e os colectores e fazer a manutenção destes; câmara de inspecção.
Construção Caixão Molde de betonagem, utilizado para grandes maciços de betão, estes moldes aparecem normalmente em madeira.
Construção Caixilho Engradado que recebe os vidros, utilizado normalmente em janelas, postigos, normalmente são executados em alumínio, ferro ou madeira.
Construção Cal Material muito utilizado em construção, obtido pela exposição de rocha calcária a temperaturas da ordem dos 900° a 1100°, é utilizada entre outras situações na execução de algumas argamassas, estuques e acabamentos.
Construção Cal aérea A que faz presa somente ao ar.
Construção Cal apagada Hidróxido de cal que se forma submergindo a cal viva em água, servindo para executar argamassas.
Construção Cal comum Cal gorda.
Construção Cal em pasta É quando se adiciona água à cal viva, numa quantidade em excesso.
Construção Cal em pó É quando se adiciona água à cal viva, apenas numa quantidade suficiente para a sua hidratação.
Construção Cal gorda A que provém de calcários muito puros contando apenas até 5% de argila.
Construção Cal hidratada Cal apagada.
Construção Cal hidráulica A que contém mais de 10 a 20% de argila fazendo presa e endurecendo sob a acção de água em excesso, ou até debaixo de água.
Construção Cal magra A que provém de calcários contendo 5 a 10% de argila.
Construção Cal viva Termo que designa a cal em forma de torrões, quando sai dos fornos.
Construção Calafetar Tapar com estopa ou outro material adequado, as juntas de qualquer canalização.
Pinturas Calamina Ferrugem.
Construção Calçada Revestimento de pisos exteriores (ruas, passeios), composto por a colocação de um mosaico de pedra talhada sobre uma almofada de saibro ou areia. Pode ser decorativa, ilustrando temas utilizando para tal vários tipos de pedra, várias cores e origens (calçada portuguesa).
Construção Calçada à portuguesa Calçada constituída por pequenos elementos de dimensões aproximadamente iguais, dispostos de forma a evitar fiadas rectilíneas.
Construção Calcário Rocha muito abundante no centro e sul de Portugal, muito utilizada na construção, em diversas vertentes.
Construção Calceteiro Operário da construção, encarregue de assentar as pedras de uma calçada.
Pinturas Calcinação Deterioração da superfície de uma tinta em exteriores pela acção das intempéries, resultando numa superfície desbotada coberta de um pó esbranquiçado. A calcinação ocorre quando o ligante é degradado por condições ambientais adversas. Deve ser removida antes de repintar.
Construção Calcinar Reduzir a cal viva, através do fogo.
Construção Calço Muro de suporte de terras que tem como característica principal não atingir a crista do talude; designa também uma cunha.
Construção Caldear Soldadura antiga onde se ligava peças de ferro.
Construção Caleira / cale Designação de algeroz, ou seja um cal aberto para escoamento de águas; termo também utilizado para definir uma pedreira de calcário com forno para produção de cal.
Construção Calha Perfil metálico ou plástico utilizado como guia de portas e janelas.
Construção Calhau / burgau Seixo que varia entre 15 mm e 150mmde diâmetro. Quando o diâmetro está compreendido entre 15 mm e 30 mm, dá-se o nome de godo médio; quando os diâmetros estão compreendidos entre 30 mm e 150mm, tem o nome de godo grosso.
Construção Calhau britado Pedra britada; brita. Calhau rolado
Construção Calhau rolado Pedra arredondada, pela erosão provocada pela água dos rios ou mares.
Construção Calibre Pode designar um tambor furado que selecciona britas por rotação; termo que define uma barra com rasgos para medir diâmetros dos varões de aço.
Construção Caliça Fragmentos de poeira provenientes da cal; crosta de cal que se desprende do aluimento de uma parede.
Construção Camada Designa cada uma das camadas de materiais aplicados sobre uma superfície, de modo a revesti-la.
Construção Camada de desgaste Camada superior de um pavimento.
Construção Camada de fundação Camada ou conjunto de camadas sob a camada de desgaste, cuja função essencial é a distribuição das cargas dos veículos sobre o solo de fundação.
Construção Camada resistente Camada sólida de terreno sobre a qual se podem fazer fundações de uma construção; camada de brita ou pedra miúda que serve para consolidar o piso de uma estrada ou outro pavimento.
Construção Câmara Designação para quarto de dormir.
Construção Camarata Quarto de dormir com muitas camas para muitas pessoas.
Construção Camartelo Martelo de grande dimensão, destinado a partir por pancada directa, ou através da utilização de utensílio auxiliar. Existem três tipos: quadrado, pena e bico.
Construção Cambota / gambota Cofragem de abóbada; elemento de um arco de madeira.
Construção Camião Veiculo motorizado, pesado, destinado a transporte de cargas.
Construção Caminho Termo utilizado no planeamento para definir uma sequência de actividades.
Construção Caminho vicinal Caminho que só excepcionalmente permite a circulação de veículos automóveis.
Construção Campana Corpo saliente ou parede exterior da câmara de fumo de um fogão de sala.
Construção Campanário Torre onde estão colocados os sinos.
Construção Cana Tipo de planta de haste oca com nós, utilizada durante muitos séculos, na construção para a execução de tabiques e tectos.
Construção Canal Vala escavada no terreno, podendo ser também revestida a alvenaria ou betão, tem como função a passagem da água.
Construção Canalização Conduta formada por tubos; encanamento.
Construção Canalizador Operário especializado em obras e instalações de canalização.
Construção Cancela Porta situada numa vedação ou por exemplo em linhas de caminho de ferro. Executada normalmente em grades de madeira ou ferro.
Construção Canela Termo utilizado em elementos pré-fabricados de cobertura em forma de meia-cana.
Construção Cangalho Termo popularmente utilizado para definir o escantilhão que envolve a zona de construção, onde se traçam os eixos e se transfere para o terreno a espessura das paredes.
Construção Caniço Tecido de canas ou trançado de caniços que se utiliza para forrar tectos interiores em casas rústicas.
Construção Cano Tubo utilizado normalmente nas instalações de águas e esgotos.
Construção Canouro Tremonha fixa para colocar nos misturadores ou trituradores a matéria prima.
Construção Cantaria Pedra talhada para colocação em obra.
Construção Canteira Local (pedreira) onde se extrai pedra para cantaria.
Construção Canteiro Operário da construção civil especializado em trabalhar e colocar peças de cantaria em obra.
Construção Cantil Esquadro aberto sem reforço, de duas barras de metal, que formam um ângulo de 90°.
Construção Cantoneira Perfil de aço com duas abas; garra ou grampo de metal para fixação de cantarias.
Construção Canudo Abóbada de volta perfeita.
Construção Capacete Equipamento de protecção individual, tipo chapéu rijo, cujo objectivo é proteger a cabeça do trabalhador de eventuais quedas de detritos ou produtos.
Construção Capacidade de carga Carga máxima que um terreno pode suportar sem rotura. Depende das características do elemento que transmite a carga (sapata, estaca, rocha).
Construção Capataz Operário responsável pela orientação de operários em obra, normalmente não tem qualquer especialização.
Construção Capeamento Revestimento superior de um muro com material impermeável, em interiores esse revestimento executa-se essencialmente em madeira.
Construção Capeia Protecção executada a caleiras e condutas, com lajetas de betão ou pedra colocadas em seco.
Construção Capelo Remate superior de uma chaminé, de modo a aproveitar as correntes de ar para uma melhor tiragem das chaminés.
Construção Capialço Sobrearco ou corte oblíquo na parte superior das portas e janelas para dar mais luz às casas.
Pinturas Capilaridade Fenómeno que promove a infiltração de água nas paredes através do solo.
Construção Capitel Coroamento do fuste de uma coluna, nos quais se apoiam os arcos ou vigas da construção.
Construção Capitólio Fortaleza; edifício majestoso construído em local elevado.
Construção Caracol Tipo de disposição dos degraus de uma escada em espiral.
Construção Caramanchão Tipo de pavilhão utilizado normalmente nos jardins, para ser revestido com plantas trepadeiras, é normalmente executado com estrutura de varas e ripas de ferro ou madeira.
Pinturas Carbonatação do Betão Degradação do betão por contacto com meios ácidos, como as chuvas ácidas. Esta degradação pode expor o ferro do betão aos agentes atmosféricos causando a sua corrosão.
Construção Carga Força que actua sobre uma estrutura, directa ou indirectamente, este efeito é exterior á estrutura e deve-se á acção da gravidade.
Construção Cariátide Coluna de suporte, que tem como forma uma estátua feminina.
Construção Carpintaria Designa a obra feita em madeira, pode ser carpintaria de tosco (cofragem), quando é um auxiliar á construção, e carpintaria de limpos quando se trata de acabamentos, de modo a receber polimento, envernizamento e pintura.
Construção Carpinteiro Operário especializado em obra de carpintaria. Existem três tipos de carpinteiro: de tosco, de limpos e de máquinas (trabalham em oficinas com maquinaria).
Construção Carrara Mármore italiano, que tem como característica ser branco e translúcido.
Construção Carretel Termo utilizado para definir um tubo cilíndrico de metal, ou rolo de madeira, cujo objectivo é transportar blocos de pedra.
Construção Carril Perfil de aço, cujo objectivo é servir de linha guia de veículos com rodas de aço.
Construção Carro de mão Pequeno veículo manual de transporte de terras e outros materiais, constituído por uma roda, situada na frente, uma caixa metálica e dois varões de pega.
Construção Carro de perfuração Máquina que utilizando martelos de grandes dimensões, perfuradores corta rocha, fazendo um furo, que provocará a separação da rocha.
Construção Cartografia Arte de traçar cartas ou mapas geográficos.
Construção Casario Termo que define um conjunto de casas.
Construção Cascalho Pedra britada com diâmetro entre 30 mm e 150 mm.
Construção Cascalhoso Termo que define um terreno coberto de pedra ou cascalho.
Construção Cascão Folha de pedra de forma laminar.
Construção Caseína Proteína de origem vegetal, de onde se extrai uma cola utilizada para retardar a presa do gesso.
Construção Castão Maçaneta de porta em metal ou porcelana.
Construção Catarpilar Designação comercial de um Buldozer.
Construção Cativo Ferramenta ou material armazenado para determinado fim, que só pode ser utilizado e levantado para execução dessa operação específica.
Construção Caudal Volume de água que corre durante uma unidade de tempo por um rio, canal ou torrente com uma determinada secção.
Construção Cavado Concavidade formada por um corte, normalmente serve para entalhe.
Construção Cavaletes Termo que designa uma armação destinada a formar bancada para obra, executado em madeira ou metal; designa também como cavalete o conjunto de prumos e escoras que suportam as madres num telhado onde não existem asnas.
Construção Cave Zona habitável de um edifício, situada abaixo do nível do solo.
Construção Cávea Zona que se destina à assistência dentro de um anfiteatro.
Construção Caveto Parte de uma sanca ou cornija com secção em forma de quarto de circulo.
Construção Cavilha Prego utilizado em obra de dimensão superior 110 mm.
Construção Cedência Tensão de cedência é a tensão a partir da qual a deformação de um corpo não é recuperável.
Construção Cego Termo que define um vão emparedado que mantém o rebaixo em uma ou duas faces da parede.
Construção Cegonha Tipo de engenho tradicional, utilizado para tirar água de uma vala ou poço de profundidade reduzida.
Construção Celular Tipo de betão executado de forma a que no seu interior fiquem pequenas bolhas de ar, independentes entre si e com dimensões de 0,25 até 1 mm, este processo pretende atingir maior leveza no betão.
Construção Cerâmica Indústria da fabricação de produtos de barro cozidos (tijolo, telhas, mosaicos).
Construção Cerâmico Produto de barro cozido, sendo os mais usuais os tijolos e telhas de barro vermelho, tubos e manilhas de grés cerâmico, tijoleiras e mosaicos.
Construção Cerca Vedação ou tapume, construído de modo a vedar determinado local.
Construção Cercadura Moldura de um painel, e que funciona como remate.
Construção Cércea Designação do limite da altura de um edifício para uma rua; também define uma bitola ou molde para marcar os cortes nas peças de cantaria.
Construção Cerdas Pelos de animais com os quais se fabricam pincéis e escovas.
Construção Cerra-cabos Peça metálica, tipo anel em forma de U, que serve de protecção à face interior de um laço de uma corda ou cabo.
Construção Cesto Gaiola de transporte de materiais a avulso com grua.
Construção Chaminé Coluna de evacuação de fumos, que também serve de ventilação, em edifícios e instalações industriais.
Construção Chanfrar Corte de peças ou desbaste em chanfro.
Construção Chanfro Adelgaçado em forma de rampa em painel.
Construção Chapa Telha ondulada ou nervurada de metal ou fibrocimento.
Construção Chapa de testa Chapa aplicada na fechadura de embeber, que fica à vista.
Construção Chapar Projectar massa com colher contra as paredes.
Construção Chapim Remate dos degraus de uma escada; soco.
Construção Chapuz Peças de madeira pregadas de ambos os lados de um acrescento de prumos a topo.
Construção Charneira Dobradiça, peça articulada em relação a um eixo.
Construção Chave Bloco que tem o objectivo de fechar um arco ou fiada de blocos que fecham uma abóbada.
Construção Chaveirão Termo utilizado popularmente para designar as asnas rústicas em madeira.
Construção Chincharel Peça entalhada de madeira, em forma de ripa larga, que se utiliza entre as vigas de madeira de um sobrado, para pregar as cabeiras do solho ou do parquete.
Construção Chumaço Almofada.
Construção Chumbadouro Unha em chumbo fundido, utilizado para ligar peças de cantaria.
Construção Ciclo Sequência de operações de uma máquina, segundo uma determinada ordem.
Construção Ciclópico Tipo de betão onde se utilizam pedras de enrocamento, de grandes dimensões, colocadas à mão, normalmente em fundações.
Construção Cilindro Máquina utilizada na compactação de terrenos, composta por uma máquina com rodados ou rodado cilíndrico, liso ou com pontas (pés de carneiro).
Construção Cimácio Moldura de remate superior de uma cimalha.
Construção Cimalha Remate superior de uma fachada, constituído por diversas molduras.
Construção Cimbre Molde em madeira com a forma de arco, ou abóbada, que serve de armação de suporte, durante a execução e estabilização da peça.
Construção Cimentar Colagem feita com cimento.
Construção Cimento Aglomerante que em contacto com a água ganha presa. Existem vários tipos de cimentos, como por exemplo o cimento pozolânico, o de escorias, aluminoso, branco, cola, colorido, composto, de alto forno, de magnésio, expansivo, hidrófugo, natural, portland e o refractário. O cimento normalmente mais utilizado em obra é o cimento Portland.
Construção Cinta Elemento estrutural de amarração, normalmente são varões de aço que ligam varões principais de estrutura.
Construção Cintel Compasso de grandes dimensões, constituído por uma régua grande, com ponta e riscador.
Construção Cinzel Designação de ferramentas de corte por percussão, utilizadas por canteiros e pedreiros.
Construção Cipo Coluna com inscrições; coluna truncada, sem capitel que os antigos colocavam sobre os túmulos.
Construção Ciranda Armação de madeira e rede no fundo, servindo de caixa de selecção para limpar a areia, eliminando os calhaus e todo o tipo de impurezas. Esta armação é colocada no chão junto do depósito de areia em obra, e a areia é baldeada á pá para o seu interior.
Construção Circinal Designação da ligação com cintas em forma de espiral contínua, em estacas de amarração de forma cilíndrica.
Construção Cissalhamento Efeito de deslizamento verificado pelo efeito da força que actua obliquamente, tal como os pernos de uma asna em relação á sua linha.
Construção Clarabóia Abertura envidraçada situada num telhado, para iluminação deste, ou de uma caixa de escadas.
Construção Clássico Estilo arquitectónico, que recorda a tradição ou as formas gregas e romanas.
Construção Claustro Galeria que cerca o pátio principal interior de uma igreja ou convento.
Construção Clinómetro Instrumento destinado a medir a inclinação dos terrenos, através de uma espécie de nível de água.
Construção Clínquer Produto artificial resultante da calcinação das matérias primas usadas no fabrico de um cimento.
Construção Clisímetro Instrumento aplicado em topografia, de bolso destinado essencialmente à determinação de declives.
Construção Coador Caixa em forma de tronco de pirâmide invertido, tendo na base menor uma rede, que serve para eliminar da cal todas as impurezas.
Construção Coar Efeito de purificar a cal apagada para a execução do estuque.
Construção Coberto Alpendre que em obra serve para proteger os postos de trabalho fixos, tal como equipamentos e materiais.
Construção Cobertor Peça horizontal de revestimento de um degrau, onde se apoia o pé, normalmente é uma peça de cantaria.
Construção Cobertura Telhado ou terraço de um edifício.
Pinturas Cobertura Propriedade que uma tinta tem de cobrir a camada anterior. Tintas com boa cobertura necessitarão de menor número de demãos. Também está relacionada à opacidade da tinta.
Construção Cobre-juntas Elemento metálico para unir tábuas.
Construção Cocharra Termo que define um púcaro de cabo comprido, que serve para retirar a cal dos bidões.
Construção Cochicho Tipo de fecho utilizado em caixilhos basculantes.
Construção Cocho Em obra define o tabuleiro para cal amassada para esboço.
Construção Coco Molde de metal, plástico ou fibra, em forma de cuba invertida, utilizado como molde na execução de lajes nervuradas de betão, de modo a aligeirará-la.
Construção Codal Cada uma das tábuas que atravessadas pelos montantes ou travessas mantêm os taipais na posição vertical.
Construção Coeficiente de esbeltez (A) Proporcionalidade entre a altura e a secção de uma coluna ou pilar.
Construção Coeficiente de retracção Valor expresso em percentagem, referente á deformação linear de uma peça.
Construção Coesão Aderência ou força que une, umas às outras, as moléculas dos corpos.
Construção Cofragem Molde de madeira, cartão, plástico ou chapas metálicas, utilizado para colocação de betão, de modo que este mantenha a forma determinada durante o processo de endurecimento.
Construção Coiceiras Longarinas de uma porta, onde se aplicam as dobradiças e fechadura.
Construção Colector Elemento de recolha de águas afluentes de outros sistemas, é um elemento de drenagem, tubo, vala, caixa ou poço.
Construção Colher de pedreiro Ferramenta de metal de forma mais ou menos triangular que, é usada pelos pedreiros para aplicar e espalhar a massa.
Construção Colherim / colheril Colher de pequena dimensão, utilizada normalmente para remates.
Construção Colina Pequena elevação de terreno.
Construção Colmaço Cobertura executada em colmo.
Construção Colmatar Reposição de terras numa depressão do terreno, utilizando uma escavação próxima.
Construção Coluna Pilar de secção circular ou poligonal, constituído por base, fuste e capitel.
Construção Coluna montante Canalização principal de um edifício da qual derivam as ligações individuais para cada andar.
Construção Colunata Série de colunas que sustêm ou adornam um edifício.
Construção Colunelo Coluna pequena. Compacidade
Construção Compacidade Algo que tem as partes componentes muito unidas.
Construção Compactador Máquina de estaleiro destinado à compactação de solos plásticos. Pode tratar-se de uma máquina de transporte manual ou de uma máquina auto-motora.
Construção Compasso Equipamento de desenho, utilizado para marcar circunferências, sendo também utilizado em cantaria e carpintaria para marcar medidas com rigor.
Pinturas Compatibilidade com Base de Aplicação Capacidade de uma tinta, verniz ou produto similar, para ser aplicado sem que se verifiquem quaisquer alterações inconvenientes, imediatas ou posteriores, entre eles e a base de aplicação.
Pinturas Compatibilidade de Produtos Capacidade de um produto para se misturar com outro sem causar precipitação, coagulação, espessamento, etc., da mistura resultante.
Construção Compensação Equilíbrio que se procura obter no traçado de estradas e obras de terra, entre o volume dos desníveis e das terraplanagens.
Construção Comporta Porta tipo guilhotina, utilizada em diques, para controlar a retenção de águas.
Construção Compressor Bomba aspirante de ar, que o introduz sobre pressão num depósito.
Construção Concreto Nome dado no brasil ao betão.
Pinturas Condensação Passagem da água do estado de vapor para o estado líquido devido a diminuição da temperatura.
Construção Condensador Aparelho constituído por condutores separados por um isolante e com a capacidade de armazenar uma carga eléctrica.
Construção Conduta Tubo, caleira, meios que tem como objectivo conduzir fluídos.
Construção Cone de Abrams Molde metálico troncocónico, com 30cm de altura, utilizado em ensaio de determinação da consistência do betão.
Construção Confinante Edifício ou terreno que está junto a outro.
Construção Conglomerado Refere-se a partículas de um material, cimentadas natural ou artificialmente, tal como acontece com o betão.
Construção Conopial Arco que possui partes côncavas e convexas, com dois centros em cima e dois em baixo.
Construção Consignação Operação ilegal, pela qual o dono da obra ou o seu representante outorga poderes a uma empresa para dar início aos trabalhos, fazendo-lhe a entrega dos meios necessários para a realização desses trabalhos, como projectos e terreno.
Pinturas Consistência Viscosidade aparente de uma tinta quando submetida a solicitações mecânicas exteriores.
Construção Consola Designação de vigas e lajes com um só apoio.
Construção Construção Edifício de obra de engenharia, em laboração ou construída.
Construção Construtor O que é responsável pela construção.
Pinturas Contaminação Biológico Presença de agentes biológicos numa tinta ou num filme de tinta, nomeadamente bactérias (na tinta líquida) ou fungos (num filme de tinta seca.)
Construção Contentor Caixa metálica destacável, para transporte de mercadorias, hoje em dia é utilizada para a colocação em obra de zonas de apoio à obra, gabinetes, dormitórios. Este termo também designa um veiculo com depósito e equipamento de esvaziamento, utilizado no transporte de aglomerantes a granel.
Construção Contracaixilho Caixilho duplo utilizado interiormente, de modo a criar com o caixilho exterior, uma caixa de ar para isolamento térmico.
Construção Contradique Dique de pequena dimensão que se constrói junto a outro, maior, para o reforçar.
Construção Contrafileira Reforço executado na fileira de um telhado, executados com tarugos ou escoras com espera.
Construção Contrapilastra Pilastra colocada frente a outra, dentro de uma galeria ou de um pórtico.
Construção Contraplacado Série de folhas de madeira, ímpar e coladas entre si, são fortemente prensadas.
Construção Contrapunção Alargamento que se efectua num furo de modo a embeber a cabeça de um parafuso.
Construção Contraventamento Peça obliqua destinada a evitar a deformação de uma obra, estrutura ou material. É geralmente obtido por triangulação e particularmente utilizado em andaimes, através da Cruz de Santo André.
Construção Controlo Actividade complementar à coordenação de uma actividade, compara os acontecimentos já efectuados com as previsões.
Construção Coordenadas Posição de um ponto no plano ou no espaço.
Construção Copa Compartimento de apoio a uma cozinha, onde normalmente se guardam loiças.
Pinturas Cor Tonalidade em que podem ser pintadas/coloridas as superfícies.
Pinturas Cor Branco Na verdade o branco não é uma cor, mas a ausência total dela. É a luz pura.
Pinturas Cor de um Objecto Aspecto do objecto dependente da composição espectral da luz incidente, da reflectância ou transmitância espectral do objecto e da resposta espectral do observador.
Pinturas Cor Preto Também como o branco, o preto não é uma cor, mas a ausência total de luz.
Pinturas Corantes Como o nome já diz, servem para dar cor ás tintas e vernizes. Podem ser líquidas ou em pó. (Ver Pigmentos).
Pinturas Cores Tons de que podem ser pintados os suportes.
Pinturas Cores em Tons Pastel Todas as cores com adição do Branco adquirem tons pastel, ou seja, torna e menos intensas.
Pinturas Cores Intermédias São as cores provenientes da mistura das cores primárias com as secundárias. Exemplos:
Pinturas Cores Primárias O espectro solar tem três cores chamadas Primárias (ou puras): o amarelo, o vermelho e o azul. São assim chamadas porque não é possível consegui-las com misturas de outras cores. Essas três cores misturadas entre si, com branco ou com preto, constituem a base de todas as outras cores.
Pinturas Cores Secundárias São as cores obtidas com a mistura das cores primárias. Amarelo + Azul = Verde, Azul + Vermelho = Violeta, Vermelho + Amarelo = Laranja.
Construção Cornija Moldura de remate superior de uma parede.
Construção Coroamento Elemento de remate, colocado na parte superior de uma parede ou de um edifício.
Construção Coronho Caixa antigamente usado para o transporte em obra de massas.
Construção Corpo Parte principal de um edifício.
Construção Corpo saliente Parte de uma edificação que sobressai da linha de fachada.
Construção Corrediça Termo que define o encaixe por onde deslizam portas e janelas de correr.
Construção Corredor Passagem entre os vários compartimentos de uma casa, fazendo a ligação entre eles.
Construção Correia transportadora É um equipamento de transporte, constituído por uma banda de borracha, horizontalmente colocada sobre roletes, accionados por motor próprio, serve para transporte em obra de inertes e betão.
Construção Corrimão Moldura normalmente de madeira, plástico ou metal, utilizada como remate de guardas de escada, varandas e serve de apoio para correr a mão.
Pinturas Corrosão Reacção existente entre o oxigénio do ar, a humidade e o metal. Quando essa reacção ocorre com o ferro, aparece a ferrugem.
Construção Corta-mão Esquadro de grandes dimensões que serve em obra para marcações.
Construção Corte Peça desenhada que representa a secção de um plano vertical na representação de um edifício, mostrando pormenores do seu interior, nomeadamente as cotas. As plantas também são cortes efectuados por um plano horizontal.
Construção Corteché Plaina de pequenas dimensões, de punhos laterais utilizada para aparelhar superfícies curvas de madeira.
Construção Cortiça Casca de sobreiro, quando em aglomerado é muito utilizada para revestimentos, sendo também utilizada para isolamentos térmicos e acústicos.
Construção Corticite Aglomerado de cortiça, utilizado em revestimentos de paredes e pisos.
Construção Cortina Muro de pequenas dimensões, de alvenaria, muito utilizado em guardas de escada e varandas.
Construção Coruchéu Remate em forma de pirâmide ou cone, utilizado em torres ou pavilhões.
Construção Costura Marca que se forma entre duas betonagens de um pilar ou parede. Termo que refere a união entre duas peças metálicas com soldadura.
Construção Cota Indicação de uma medida, que aparece nos desenhos técnicos a uma determinada escala.
Construção Cota de trabalho Diferença entre a cota do projecto e a do terreno, no mesmo ponto.
Construção Cotovelo Peça em grés, P.V.C. ou aço galvanizado, utilizada em tubagem de canalização, para ligação de duas peças em ângulo recto.
Construção Couceira Elementos verticais dos aros de gola de palas ou janelas sobre os quais gira a porta ou a janela e onde se pregam as dobradiças ou os gonzos.
Construção Couraça Nível mais baixo do solo superficial no qual a acumulação de material cimentador deu origem à formação de terreno duro entre o nível superior lixiviado do solo superficial e o subsolo.
Pinturas COV Composto Orgânico Volátil – Termo que designa uma grande parte dos solvente utilizados na indústria de tintas e vernizes que possuem temperatura de ebulição superior a 250°C à pressão atmosférica. A legislação actual contempla a redução de COV neste sector.
Construção Cozinha Compartimento de uma casa destinado à confecção de comida.
Construção Craveira Escala utilizada para medir diâmetros de varões, ou espessura de chapas.
Construção Cravo Designação utilizada em determinadas regiões para todo o tipo de pregos, no entanto cravo é um tipo de prego forjado de cabeça longa ou penetrante muito utilizado para restauro.
Construção Cré Material utilizado para o fabrico de massa de vidraceiro, é o gesso do pintor.
Construção Crespir Projecção de massa com colher contra parede, cobrindo toda a superfície, produzindo um revestimento áspero.
Construção Crespo Revestimento áspero.
Construção Cripta Piso subterrâneo de uma igreja, destinado ao culto.
Construção Crivar Passar os inertes por um crivo, de modo a seleccionar granulometrias e a eliminar impurezas.
Construção Crivo Aparelho que serve para calibrar inertes em obra, eliminando as impurezas. É constituído por redes ou chapas de aço, com furos calibrados.
Construção Croquis Esboço de um terreno, casa.
Construção Cruz de Santo André Cruz em forma de X formada por peças de madeira ou ferro e que serve para apoiar vigamentos.
Construção Cruzeta Elemento de madeira com forma de T, utilizado para nivelamentos e marcações de declives regulares, com base nos pontos externos.
Construção Cubagem Cálculo ou medição de um volume, considerando para tal as suas medidas lineares.
Construção Cubicar Calcular o volume de terras, materiais de construção.
Construção Cubículo Compartimento de pequenas dimensões.
Construção Cumeada (linha de) Linha saliente que separa as duas vertentes de uma montanha.
Construção Cumeeira / cimeira Representa a parte mais elevada de uma cobertura, linha de separação das águas de um telhado, telha que cobre a fileira.
Construção Cunhal Ligação perfeita entre as fachadas de edifícios formando um ângulo; termo que define a pedra talhada, que faz a ligação entre duas paredes da fachada.
Construção Cúpula Tipo de abóbada em forma de esfera que cobre edifícios monumentais.
Construção Cura A cura do betão é a fase de endurecimento do betão após a presa.
Construção Curvígrafo Pequeno aparelho utilizado em topografia, destinado sobretudo à piquetagem de curvas de estradas e caminhos, ou à verificação do seu traçado após a execução.
Construção Cutelo Em construção designa a posição em que é aplicada uma peça de secção rectangular, onde a maior dimensão fica na vertical, situação que se verifica por exemplo com o tijolo e as vigas.
Construção Dafnina Figura ornamental com forma de folhas de loureiro.
Construção Dalílio Figura ornamental com a forma de tocha.
Pinturas Danos Fotoquímicos Degradação de uma tinta ou verniz causada pela acção dos raios ultravioletas do sol que quebram as ligações químicas da película de tinta, destruindo-a.
Construção Dealbar Termo utilizado para caiar ou tornar branco; estucar.
Construção Debuxo Designação de esboço ou esquiço.
Construção Decapante Produto químico que tem como objectivo decapar superfícies revestidas.
Construção Decastilo Designação de uma fachada ou pórtico com dez colunas.
Construção Declive Inclinado para baixo.
Construção Decoar Passar materiais por crivo, peneira ou por filtro, de modo a libertar de impurezas.
Construção Defluxo Designa o escorrimento que se verifica nas pastas de cimento pelas juntas da cofragem; também se verifica com o gesso e as tintas.
Construção Degradação Estado de destruição, ruína de um edifício.
Construção Degrau Pequena plataforma que constitui uma escada, onde se coloca o pé, a passagem desses degraus, permite a passagem a níveis superiores ou inferiores da edificação.
Construção Delinear Desenhar, traçando as formas que se pretende.
Construção Demão Termo que define as camadas de cal ou de tinta que se aplicam nas superfícies.
Pinturas Demão Unidade utilizada para identificar o número de camadas de tinta numa pintura.
Construção Demolir Deitar abaixo algo já construído; destruir.
Pinturas Densidade Massa por unidade de volume.
Construção Dentilhão Parte saliente que se deixa numa parede; espigão.
Construção Depósito Local onde se guardam matérias; reservatório.
Construção Depressão Abatimento que se encontra na superfície de uma estrada devido ao tráfego contínuo.
Construção Derregar Abrir valas para facilitar o escoamento das águas da chuva; termo que se aplica ao método de hidratação da cal em pedra.
Construção Derreigar Eliminar pedras da terra de modo a utilizar para reposição e compactação em valas, para a colocação de tubos.
Construção Derruir / desabar Cair; desmoronar, quer por acção de forças naturais ou por envelhecimento e desgaste.
Construção Desagregar Separar uma coisa da outra.
Construção Desaguar Dar saída às águas. Desandador
Construção Desandador Ferramenta própria para desapertar parafusos, sem cabeça ou fenda.
Construção Desaprumado Obra que não está na vertical perfeita, não está a prumo.
Construção Desaterrar Escavar, remover terras.
Construção Desbastador Ferramenta do carpinteiro, destinada ao desbaste de peças de madeira.
Construção Desbastar Reduzir a espessura de uma peça através de desgaste.
Construção Desboroar Termo aplicado quando uma argamassa não fez presa nas condições devidas, provocando o esfarelamento.
Construção Descalçar Tirar os apoios que suportam uma construção; termo que se utiliza para a escavação perto de uma parede de modo a descobrir as fundações.
Construção Descambado Peça ou obra inclinada para um lado.
Construção Descimbrar Retirar os cimbres de um arco ou abóbadas estabilizados.
Construção Descintar Retirar as cintas que envolve as caixas de cofragem de pilares e vigas.
Construção Descofrar Retirar a cofragem, moldes de peças de betão, é uma operação que requer um cuidado especial, tendo em atenção a regulamentação.
Construção Descolmar Termo que define o processo de desmontar uma cobertura em colmo.
Pinturas Descoloração Degradação uniforme da cor original. Normalmente acontece por acção dos raios ultravioleta.
Construção Descontínua Tipo de fundação formada por elementos resistentes isolados.
Construção Desempedrar Levantar as pedras que formam o pavimento de uma rua ou caminho.
Construção Desempenadeira Ferramenta do pedreiro, utilizada para fazer desaparecer as marcas deixadas pela talocha ou colher de pedreiro, serve para regularizar a superfície.
Construção Desengrossadeira Máquina de carpintaria que produz peças de madeira com espessura regular.
Construção Desenho Reprodução de algo por linhas traçadas num plano.
Construção Desenho de projecto Desenho detalhado em todas as suas partes para que possa ser executado no terreno, fielmente, com todos os pormenores.
Construção Desentaipar Retirar taipais; descofrar paredes e maciços de betão.
Construção Desentulhar Retirar entulho. Desforrar
Construção Desforrar Retirar o forro que reveste uma parede ou tabique.
Construção Desladrilhar Retirar os ladrilhos que revestem o pavimento de uma casa.
Construção Deslajear Retirar as lajes de um pavimento.
Construção Desmatar Limpar um solo de mata ou ervas, trabalho preparatório da construção.
Construção Desnível Definição de algo que está num plano horizontal diferente.
Construção Desnodosa Peça de madeira sem nós.
Construção Desperdício Valor percentual considerado em construção, para definir uma margem de material não aproveitado; fios de tecido, utilizados para limpar máquinas.
Construção Despolir Tirar o polimento de uma peça.
Pinturas Destacamento da Película Separação da película de tinta ou verniz da superfície pintada. As principais causas são a perda de aderência do produto ou a falta de permeabilidade ao vapor de água.
Construção Destelhar Desfazer as telhas aos telhados dos edifícios.
Construção Destemperar Alterar a consistência e dureza do aço.
Construção Destorroar Desfazer os torrões, de modo a obter uma terra que permita, reposições em condições.
Construção Desvão Espaço não aproveitado, vazio.
Construção Detalhe Pormenor, utiliza-se executando ampliação no desenho de modo a representar de uma maneira mais correcta um pormenor para ser executado.
Construção Detonador Parte do dispositivo de desmonte de pedra, que provoca a explosão.
Construção Diaclase Quebra verificada em rocha, fissura que divide blocos de rocha.
Construção Diedro Ângulo formado por dois planos secantes entre si.
Construção Dígono Duas esquinas com dois cantos.
Pinturas Diluente Produto utilizado para baixar a viscosidade e o teor de sólidos de uma tinta ou verniz. Favorece a sua impregnação e aplicação.
Pinturas Diluição Tornar a tinta mais líquida, usando o diluente adequado a cada tipo. Os rótulos trazem essa informação. Ex. diluente para tinta de esmalte; água para tintas acrílicas, tintas plásticas, etc.
Construção Dimensão Refere-se á medida métrica de um objecto, nas suas três dimensões, comprimento, largura e altura.
Construção Dinamite Explosivo à base de nitroglicerina, que constitui o explosivo mais utilizado na extracção de pedra em pedreiras.
Construção Dintel Travessas laterais de apoio a prateleiras.
Construção Dintorno Contorno de um objecto. Dióstilo
Construção Dióstilo Fachada de edifício com duas colunas ladeando a entrada.
Construção Dique Represa, construção que tem como objectivo a retenção de águas, podendo ser executado em alvenaria, madeira, betão ou terra.
Construção Directriz Linha sobre a qual se desloca a geratriz de modo a formar uma superfície.
Construção Disna Construção que tem base redonda e cobertura cónica.
Pinturas Dispersor Equipamento utilizado na fabricação de tinta. Tem a finalidade de dispersar os pigmentos durante a pré-mistura.
Construção Distanciómetro Aparelho aplicado na topografia, destinado a medir distâncias.
Construção Divisória Parede interior de edifício que forma compartimentos.
Construção Dobradiça Peça de ferragem, articulada que aplicada a portas e janelas permite o seu funcionamento, regulando o seu movimento.
Construção Dobragem Termo aplicado ao trabalho executado sobre varões de aço para armaduras em peças de betão.
Construção Domo Zimbório; parte exterior de uma cúpula de um edifício.
Construção Dormente Designação dos elementos de madeira, ferro ou betão, que recebendo as cargas as distribuem por paredes.
Construção Dosagem Combinação das quantidades de elementos para fabricação de um betão ou argamassa, traço do betão ou argamassa.
Construção Draga Máquina de escavação de terras emersas, por arrasto.
Construção Drag-line Equipamento de extracção de terras, gravilhas e areias por meio de baldes movidos por cabos. É utilizado nas centrais de betão.
Construção Drenagem Retirar, através de canais ou valas, a água de uma zona onde se vai construir.
Construção Dreno Tubo de argila e cimento com a parte inferior maciça e impermeável e a parte superior raiada de pequenos orifícios; pequena abertura que se deixa nos muros de suporte para que por eles passem as águas pluviais.
Construção Dumper Veículo de movimentação de terras, automatizado, com uma caixa basculante.
Construção Duplex Habitação distribuída por dois pisos; tipo de tijolo formado por dois tijolos geminados com o objectivo de substituir a parede dupla.
Pinturas Durabilidade Refere-se à resistência da tinta à acção do sol, chuva e agentes químicos.
Pinturas Dureza Grau de resistência à pressão de um material sem que fique deformado ou riscado.
Construção Eclímetro Instrumento que serve para medir a inclinação ou desnível entre dois pontos.
Construção Eclusa Canal que tem origem em dique, com uma comporta.
Construção Edícula Casa de pequena dimensão.
Construção Edificação Operação de construir edifícios.
Construção Edifício Termo que define uma construção, a ser ocupada por o ser humano.
Pinturas Eflorescência Aparecimento de sais cristalizados à superfície da tinta. Esses sais são arrastados por água infiltrada, e migram de dentro para fora da parede.
Construção Elasticidade Capacidade dos corpos que depois de estarem sujeitos a determinada força, recuperam a sua forma inicial.
Pinturas Elasticidade Capacidade da tinta se expandir e contrair com o substrato, sem sofrer danos ou mudanças no seu aspecto. A expansão e contracção geralmente são causadas por variações de temperatura e humidade.
Construção Elevador Ascensor, meio de transporte na vertical, para pessoas e cargas dentro de um determinado edifício.
Construção Elipse Curva plana fechada, oval.
Construção Emalhetar Executar malhetes. Emassar Revestir com massa.
Pinturas Emassado Com aplicação de betume / massas de reparação.
Construção Emassar Revestir com massa. Embainhar Guarnecer com bainhas.
Construção Embainhar Guarnecer com bainhas. Embarrar Cobrir com barro.
Construção Embarrar Cobrir com barro. Embasamento
Construção Embasamento Designa a base saliente de uma pilastra, ou de um roda-pé de cantaria de uma fachada, que está saliente do plano desta.
Construção Embocadura Boca ou orifício por onde se escoa a água dos terraços; parte superior da lareira onde começa o canal da chaminé.
Construção Emboço Significa o mesmo que esboço, ou seja a primeira fase da operação de rebocar, em que a massa é colocada e apertada com a colher.
Construção Emboque Tubagem que une o orifício de escoamento de uma sanita com o colector da rede de saneamento.
Construção Embutido Material que se incorporam dentro de outros de modo a formarem peças decorativas.
Construção Empalmar Unir.
Construção Empalme Entalhe ou união de duas peças para que fiquem em prolongamento.
Construção Emparcelar Acto de dividir um terreno em parcelas, lotear.
Construção Emparedar / Acafelar Operação de executar paredes, ou envolver com paredes.
Construção Empedrar Trabalho de aplicação de calçadas, revestindo superfícies com pedra.
Construção Empena Paredes laterais de um edifício, sem aberturas (janelas ou portas), estas paredes estão preparadas a receber outro edifício encostado.
Construção Empilhadora Máquina accionada por um motor, com guias de elevação dianteiras, controladas hidráulicamente, sendo utilizada para carregar e descarregar materiais.
Construção Empolamento Aumento de volume das terras ao serem escavas, devido à entrada de ar, misturando-se com os grãos de terreno.
Pinturas Empolamento Aparecimento de bolhas ou bolsas de água no seio da pintura. Ocorrem quando a permeabilidade ao vapor de água do revestimento é baixo e existe água em excesso no interior da parede. É um fenómeno mais recorrente em tintas de membrana elástica.
Construção Empreitada Acordo existente entre o dono de obra e o executante de modo a ser executado determinado trabalho, mediante um pagamento, sendo estas operações alvo de legislação própria, que legaliza as situações do acordo.
Construção Empréstimo Termo utilizado na construção para definir a operação de depósito de terras de uma escavação com vista à sua reposição, definindo o termo, as terras e o local onde ficam depositadas a aguardar a reposição.
Pinturas Emulsão Suspensão de partículas de um líquido no seio de outro líquido, sem haver dissolução.
Construção Encabar Termo que define a montagem de um cabo em ferramenta.
Construção Encaibrar Formação das águas de um telhado, aplicando caibros, de modo a se aplicarem as ripas para o revestimento com telha.
Construção Encanar Formar meia-cana; ligar a cano ou canal.
Construção Encarregado Operário que tem como função dirigir os operários de uma obra.
Construção Encasque Operação de enchimento de uma superfície, regularizando-a, de modo a não receber camadas muito espessas de emboço e reboco.
Construção Encava Fixar com cavilha.
Construção Enchó Ferramenta normalmente utilizada por carpinteiro, para desbaste de peças de madeira.
Construção Encontro Apoios directos dos arcos de uma ponte no solo; ligação existente das pernas ao pendural de uma asna.
Construção Enfileiramento Colocação da fileira num telhado.
Construção Engenheiro Técnico superior de diferentes ramos.
Construção Engessar Revestimento executado com gesso.
Construção Engonço Peça articulada, dobradiça.
Construção Enlousamento Conjunto de lousas que cobrem um edifício; cobertura de um edifício revestida com ardósias.
Construção Enrocamento Revestimento que serve de fundação, utilizando pedras de grande dimensão, servindo de base ao massame.
Construção Ensaibrar Revestimento de piso com camada de saibro compactado.
Construção Ensaio de penetração dinâmica (SPT) Ensaio de penetração correntemente designado por “standard penetration test” ou S.P.T.. A partir dos valores obtidos neste ensaio pode caracterizar-se um solo incoerente quanto à sua compacidade relativa e um solo coerente quanto à sua consistência e resistência.
Construção Ensoleiramento geral Elemento estrutural de betão que constituí uma base ou fundação contínua, destinada a evitar assentamentos, é uma laje de grande superfície e espessura reduzida.
Construção Entablamento Acabamento de uma fachada de edifício, constituído por arquitrave, friso e cornija.
Construção Entaipar Designa aplicação de taipa; emparedar.
Construção Entaleirado Travamento com taleiras em obra de carpintaria de modo à sua consolidação.
Construção Entalhe Recorte de uma peça de madeira para ligação com outra.
Construção Entivação Revestimento executado em madeira em poços, galerias, ou escavações de certa profundidade, destinado a impedir desmoronamentos.
Construção Entivar Tornar firme, utilizando entivação, terrenos escavados em valas e trincheiras.
Construção Entreforro Termo que define o espaço que separa o forro de um telhado e o tecto do último piso; esconso.
Construção Entulho Porção de fragmentos que resultam de construções ou paredes demolidas.
Construção Envasamento Alicerce; base larga e continuada sobre a qual descansa um edifício.
Construção Envaziado Entalhe de forma rectangular, executado ou longo de uma peça, para ligar a outra.
Construção Enxada Ferramenta utilizada na escavação de terras.
Construção Enxaimel Tipo de divisória antigamente usada, constituída por tábuas e fasquias ou canas abertas, generosamente rebocadas de um lado e outro, designava-se antigamente por frontal galego.
Construção Enxalço Ressalto numa parede de alvenaria ou betão, do lado interior e no vão de uma porta ou janela.
Construção Erigir Construir.
Construção Ermida Capela de pequenas dimensões, situada num local ermo.
Construção Esboço Fase de desenha de estudo de qualquer obra; camada a aplicar antes da colocação do estuque numa fase de acabamento, é constituída por uma massa com areia.
Construção Escada Conjunto de degraus, que obedecendo a determinados critérios de cálculo e normas de aplicação, permitem vencer o desnível entre dois ou mais pisos.
Construção Escaiola Termo que define um acabamento que é dado a paredes ou pilares, revestidos a estuque, que imita bem qualquer tipo de mármore polido. É executado com pasta de gesso ou cimento branco especial e corantes minerais, fazendo-se em seguida o acabamento com ferros quentes e pó de jaspe.
Construção Escala Relação entre distâncias ou dimensões, representadas numa planta ou mapa e a suas dimensões na realidade. Quando esta relação é apresentada em valores numéricos designa-se por escala numérica, quando a relação é apresentada por um segmento de recta no qual é feita uma comparação com a realidade, chama-se escala gráfica; existe também a régua de escalas, que é uma régua graduada com diversas escalas para leitura de desenho.
Construção Escaleno Triângulo com os lados desiguais.
Construção Escalimetro Régua de escalas, de forma e dimensões diversas, geralmente com secção triangular de faces graduadas com escalas diferentes, utilizada para leitura de desenho.
Construção Escamas Tipo de telhas planas de diversos materiais, tal como o zinco, ardósia, chumbo e latão, aplicadas em coberturas.
Construção Escantilhão Termo que define cangalho, armação constituída por estacas cravadas no terreno e réguas, sobre as quais se marcam as dimensões dos elementos de obra a transferir para o terreno; tipo de régua de matriz para regular medidas por comparação.
Construção Escápula Prego de ponta roscada e cabeça dobrada em L, utilizado para suportar quadros e objectos em paredes.
Construção Escarear Alargar com o escareador furos para embeber a cabeça dos parafusos ou pregos.
Construção Escarificador Equipamento constituído por um suporte e um ou vários dentes de aço que serve para remover o terreno duro. É geralmente acoplado à retaguarda duma máquina bulldozer.
Construção Escarpa Designação de um talude de uma vala de grande profundidade.
Construção Escavação Movimento de remoção de terras com vista a implantar uma obra.
Construção Escavadora Máquina destinada a escavar o terreno, podendo também executar o transporte de terras.
Construção Escavadora de colher Escavadora em que a peça de ataque é um balde dentado de abrir pelo fundo, montado num braço que trabalha na lança da escavadora. Ataca o terreno de baixo para cima, a partir do nível que a escavadora ocupa.
Construção Esclusa Obra de engenharia composta de uma ou várias válvulas ou portas, que se abrem de modo a deixar passar ou reter os níveis de água, regulando esses mesmos níveis, utiliza-se para permitir o tráfico de barcos entre bacias ou mares com níveis diferentes.
Construção Escoante Termo utilizado para definir as pequenas inclinações que se aplicam no assentamento de degraus em escadas exteriores, passeios e terraços visitáveis para permitir um escoamento das águas não permitido a sua acumulação sobre essas superfícies.
Construção Escoda Ferramenta de canteiro com dois gumes rectos, para abertura de rasgos de pequena dimensão, facilitando o escoamento das águas.
Construção Escombros Ruínas de um edifício.
Construção Esconso Compartimento ou andar com os tectos inclinados, designa os espaços aproveitados sob os lanços de escada ou telhados.
Construção Escopro Ferramenta cortante, utilizada pelo pedreiro e canteiro, actuando por efeitos de golpes dados por martelo ou maçeta.
Construção Escora Peça cuja finalidade é amparar e suportar cargas, de forma linear sujeita a esforços de compressão.
Construção Escoramento Designação da aplicação de escoras, reforço ou sustentação.
Construção Esforço Conjunto de forças actuando sobre um corpo.
Pinturas Esfregaço Demão de tinta muito diluída, normalmente como 1ª demão, entre 40 a 50%.
Construção Esgoto Designação do conjunto de condutas, onde se dá a evacuação de líquidos ou lamas para saneamento de zonas de habitação, industriais ou públicas.
Pinturas Esmalte O esmalte é um verniz colorido por óxidos metálicos. Tinta de acabamento liso para madeiras e metais, de aspecto normalmente brilhante.
Construção Espátula Ferramenta constituída por uma lâmina de aço flexível, com cabo de madeira, utilizada para aplicação de pastas, colas e para regularização destas aplicações.
Pinturas Espectrofotômetro É um aparelho que lê e descodifica a cor de uma amostra. Este aparelho mede a absorção/reflexão de uma radiação.
Construção Espelhim Janela ou clarabóia geralmente cercadas de cantaria e fechadas com placas de gesso transparente.
Construção Espelho Plano vertical de um degrau, é uma peça de revestimento de um degrau, normalmente em cantaria.
Construção Espeque Escora ou calço, utilizado para impedir o escorregamento de um sólido por uma superfície.
Construção Espera Muro de suporte de terras que não atinge a cota mais alta do desnível, sendo o restante desnível vencido com talude.
Pinturas Espessante Activo utilizado para deixar a tinta com a viscosidade adequada.
Pinturas Espessura Húmida Medida da camada resultante, imediatamente após aplicação, de uma demão de tinta, verniz ou produto similar.
Pinturas Espessura Seca Camada resultante da aplicação de uma demão de tinta, verniz ou produto similar depois de devidamente seca.
Construção Espia Cabo que serve para amarrar.
Construção Espigão Termo utilizado para definir a cumeeira de um telhado.
Construção Esponja Objecto de massa sintética, porosa e elástica, utilizado em acabamentos de rebocos e estuques.
Construção Esporão Patamar; contraforte.
Construção Esquadrejar Colocar o esquadro numa superfície de modo a verificar a esquadria.
Construção Esquadria Colocação que forma ângulo recto.
Construção Esquadro Objecto para traçar ângulos rectos, existem vários tipos consoante os ângulos que apresentam.
Construção Esqueleto Estrutura de um edifício.
Construção Esquema Representação gráfica de várias redes de distribuição.
Construção Esquiço Esboço de um projecto, estudo primário.
Construção Esquife Canhão de abóbada em forma cilíndrica.
Construção Estabilidade Termo que define a segurança e firmeza de uma construção.
Pinturas Estabilidade Capacidade que o produto possui de se manter uniforme na sua aparência e desempenho.
Construção Estabilização de um solo Tratamento dado a um solo, de modo a melhorar a sua resistência.
Construção Estaca Designação atribuída a alguns dos elementos utilizados nas fundações indirectas, podem ser de madeira, ou betão, moldado ou cravado no terreno.
Construção Estação Local onde se situa um aparelho de topografia, a partir do qual se fazem levantamentos da obra.
Construção Estacaria Termo que define um conjunto de estacas, nomeadamente quando aplicado em obras provisórias, ensecadeiras ou entivações de grande responsabilidade.
Construção Estádia Aparelho utilizado em topografia, que possui óculo astronómico.
Construção Estafe Termo que define um revestimento tipo tecto-falso, em placas de gesso e fibras vegetais, reforçadas com réguas de madeira.
Construção Estaleiro Designação do local onde se armazena, máquinas, ferramentas e materiais, onde se fazem trabalhos preparatórios, onde se encontram serviços de pessoal e de apoio à obra.
Construção Estância Armazém destinado aos materiais de construção; taipal de madeira onde pedreiros e estucadores preparam as massas para aplicar.
Construção Estanque Algo que é impenetrável à água.
Construção Esteios Termo que define escoras de sustentação.
Construção Esteira Armação de madeira de um telhado; conjunto de vigas de um tecto.
Construção Estere Unidade de medida de toros de madeira.
Construção Estimativa Cálculo inicial de custos de uma obra.
Construção Estirador Mesa de desenho, preparada para executar ou estudar desenhos de grande porte.
Construção Estore Cortina de réguas, madeira, plástico, alumínio ou lâminas de aço, que recolhe por enrolamento, servindo para isolar da luminosidade ou criar privacidade, sendo aplicado principalmente em janelas.
Construção Estrada Via de comunicação, com o objectivo de ligar determinados locais. O seu processo construtivo implica determinados cuidados. É normalmente revestida por camadas de betão asfáltico.
Construção Estrado Estrutura plana construída de modo situar-se acima do nível do chão; esteira.
Construção Estrema Limite de uma propriedade.
Construção Estribo Peça de varão de aço utilizada pala ligar transversalmente armaduras de uma peça de betão, dando resistência ao esforço transverso e para manter as peças, quando da betonagem da peça. Termo utilizado normalmente para vigas e cintas.
Construção Estrutura Esqueleto ou parte resistente de uma construção sobre a qual se aplicam os revestimentos.
Construção Estrutura dum terreno Aspecto macroscópico geral dum terreno. Pode ser colunar, xistosa e esferoidal.
Construção Estucador Operário especializado em trabalho com estuque.
Construção Estucha Peça de madeira ou ferro que serve para vedar furos.
Construção Estuque Massa branca ou policromática em cuja composição pode entrar cal, areia fina, pó de mármore e obrigatoriamente gesso e cola. É utilizado como revestimento em interiores, principalmente tectos e ornamentos executados em relevo.
Pinturas Estuque Argamassa feita com gesso.
Construção Êxedra Construção descoberta de planta semicircular, com assentos fixos na parte interior da curva.
Construção Eximido Edifício ou coluna descoberto de todos os lados.
Construção Expropriação Venda ou entrega obrigatória do todo ou parte de uma propriedade para obras de utilidade pública.
Construção Extradorso Superfície externa de uma abóbada ou arcada; linha externa de um troço curvo de uma via de comunicação.
Construção Extra-urbano Obra que se encontra externa em relação a um centro urbano.
Construção Extrusão Definição de um processo de fabrico que consiste em forçar a passagem por um orifício, do barro, metal ou plástico de modo a obter uma forma alongada. Como exemplo de produtos de extrusão podemos referir os tijolos, perfis de ferro e alumínio e os plásticos.
Construção Fabela Designação utilizada popularmente para definir um elemento falso utilizado por vezes na fachada de um edifício, tal como falsas janelas, portas.
Construção Face Parte anterior, frontispício, frente.
Construção Facear Orientar uma habitação em relação aos pontos cardeais; criar faces.
Construção Fachada Faces exteriores de um edifício:
Pinturas Fachada Parede exterior de um edifício.
Construção Fachada lateral A que não sendo principal dá para um dos lados do edifício.
Construção Fachada posterior Fachada de tardoz; aquela que é oposta à principal.
Construção Fachada principal A que tem a entrada principal e uma decoração mais cuidada.
Construção Fadiga Diminuição da resistência de um corpo, por efeito da solicitação a que está sujeito e cuja intensidade é função periódica do tempo.
Construção Faixa de rodagem Parte da estrada especialmente preparada para o transito de veículos.
Construção Falange Peça de um conjunto articulado, tal como se verifica nos braços de escavadoras e utensílios de carga de camiões.
Construção Falca Toro de madeira, esquadriado em aresta viva.
Construção Falésia Terras ou rochas altas e íngremes, que se situam à beira mar e que são resultado de erosão marinha.
Construção Falha Plano de separação que se forma entre blocos de rocha, devendo-se este factor a movimentos tectónicos.
Pinturas Farinação Destruição da película de tinta que origina a formação de pó. “Ficar em farinha”.
Construção Farpado Arame torcido, com pontas saídas, utilizado para vedações.
Construção Fasquia Tira de madeira de forma trapezoidal e de pequenas dimensões, utilizada normalmente para fixar argamassas sobre tabiques de madeira e tectos com esteirado de vigas de madeira.
Construção Fasquiado Revestido com fasquias.
Construção Fazer a olho Termo que define a obra feita sem plantas nem medições.
Construção Fecho Aduela central que encerra e equilibra um arco ou abóbada, normalmente é decorada.
Construção Fenda Abertura estreita, verifica-se em rochas devido ao alargamento nas diacláses.
Construção Fendedeira Ferramenta de ferro utilizada no desmonte de pedra em pedreiras.
Construção Fenestrado Termo que define um edifício ou fachada de edifício com vãos de porta ou janela.
Pinturas Feng Shui É uma ciência natural, nascida na China há mais de 5 mil anos. O intuito é estudar as pessoas, os ambientes e assuas infinitas relações. O Feng Shui é um modelo do universo e das diversas forças que existem.
Construção Ferragem Conjunto de peças de ferro, alumínio ou outros metais, utilizados em portas e janelas como elementos estruturais.
Construção Ferramental Local de depósito das ferramentas, estando ao alcance de quem trabalha com elas.
Construção Ferramenteiro Fiel de armazém de ferramentas.
Construção Ferrar Cravar, fixar com cravos de ferro.
Construção Ferraria Fábrica de ferragens; conjunto de ferragens utilizado numa obra.
Construção Ferreiro Termo que define o armador de ferro, operário que trabalha com a execução e montagens de armaduras para betão armado.
Construção Ferrolho / ferrelha Trinco para portas e janela.
Pinturas Ferrugem Óxido de ferro, que aparece em substratos ferrosos e que vai destruindo este.
Construção Festão Friso decorativo com temas de flora, folhagem e frutos, utilizado na antiguidade.
Construção Fiada Termo que define uma fileira horizontal de tijolo, pedras aparelhadas de dimensões idênticas, aplicadas em paredes ou muros.
Construção Fibra de vidro Material utilizado em construção como isolante, é obtido pela centrifugação do vidro fundido ou pela sua passagem através de filas de platina.
Construção Fibrocimento Material obtido pela mistura de cimento Portland com fibra de amianto, é utilizado como material de construção,
Construção Ficha Profundidade até à qual se cravam as estacas no terreno.
Construção Fiel Fio com ponteiro numa das pontas, para verificar a perpendicularidade de uma parede ou estaca.
Construção Fileira Peça de madeira assente horizontalmente para assegurar a ligação das pernas das asnas e situada nos vértices destas para receberem o varedo.
Construção Filer Agregado fino, cujas partículas tem diâmetros equivalentes superiores a 0,07mm.
Pinturas Filme de Tinta Película formada após a secagem da tinta.
Construção Fingidor Designação de pintor da construção civil, que faz efeitos fingidos, imitando mármores, bronzes.
Construção Fisiografia Ciência que estuda as modificações e evolução dos relevos do terreno.
Construção Fissura Fenda, abertura. Flâmula
Construção Flâmula Bandeirola de sinalização estreita e comprida, terminada em bico ou farpada.
Construção Flanco Parte lateral de um edifício, espaço entre o baluarte e a cortina nas fortificações.
Construção Flecha Altura do fecho do arco ou abóbada sobre a linha de base.
Construção Flexímetro Instrumento que serve para calcular a curvatura de uma peça carregada.
Construção Floreira Caixa própria para o cultivo de plantas.
Construção Focinho Avanço do cobertor de um degrau, em relação ao plano do espelho.
Construção Fogão Caixa executada em ferro ou em alvenaria, com fornalha e chaminé.
Construção Fontanário Fonte com uma ou mais bicas ou torneiras e de construção artística.
Construção Forçura Elemento de sustentação, escora.
Construção Forma Cofragem, molde inteiro onde se vaza o gesso, pastas cerâmicas e betão.
Construção Formão Ferramenta de carpinteiro, achatada numa extremidade, tornando-se cortante de modo a executar entalhes em madeira.
Construção Formigueiro Colocação de tijolos para cozedura, sem forno, dispondo-os em cruz.
Construção Forneco Peça de madeira que tem como objectivo ligar o rincão ao frechal.
Construção Fornice Arco de porta numa parede mestra, que se encontra recuado em relação ao paramento exterior.
Construção Forquilha Ferramenta de cabo comprido de madeira com pontas em forma de forcado, serve de pá para baldeação de pedra britada.
Construção Forro Revestimento exterior ou interior de paredes, revestimento interiores de tectos. Esta designação pode servir para definir o próprio tecto.
Construção Fossa Cavidade subterrânea para descarga de esgotos.
Construção Fóssula Fossa de pequenas dimensões.
Construção Frade Marco de pedra, utilizado à entrada das casas, ruas ou becos, de modo a impedir o trânsito de veículos.
Construção Fradédio Tipo de frade utilizado para proteger as arestas dos edifícios, contra o contacto das rodas dos edifícios.
Construção Fraga Rocha escarpada, pedra de grandes dimensões.
Construção Freático Nível do lençol de águas subterrâneas, situado a pequena profundidade.
Construção Frechal Viga de madeira onde se assentam os barrotes, varas ou caibros dos telhados em estrutura de madeira.
Construção Frente Fachada principal do edifício.
Construção Fresa Equipamento com engrenagem motora, constituída por cortador rotativo, destinada a desbastar ou cortar metais e outros materiais.
Construção Fresco Técnica de pintura, que resumidamente se define como uma pintura com cores diluentes em água sobre uma argamassa ou estuque.
Construção Fresta Abertura estreita e alta de dimensões inferiores a uma janela, situada numa parede, destinada a deixar entrar luz e ar.
Construção Frestão Janela de características esguias e alta, com forma ogival.
Construção Friso Faixa plana situada entre a cornija e a arquitrave, com a característica decorativa.
Construção Frontal Ornato situado por cima das portas e janela; fachada principal de um edifício.
Construção Frontão Peça que decora a parte superior das portas e janelas, ou que coroa a entrada principal de um edifício.
Construção Frontaria / frontispício Fachada principal de um edifício.
Construção Fuga Termo que define a conduta de fumos de uma chaminé.
Construção Fumífego Designação de aparelho utilizado nas chaminés para não permitir a difusão de fumos nas habitações.
Construção Fundação Alicerce da construção, parte da construção destinada a distribuir as cargas da edificação no terreno.
Construção Fundação directa São as fundações em que as cargas são directamente transmitidas ao solo, através de elementos como vigas de fundação, ensoleiramentos, sapatas. Utilizam-se em solos com boa coesão e capacidade de carga.
Construção Fundação indirecta São as próprias dos solos em que não há boa coesão e tem dificuldades em suportar a carga prevista, pelo que se vai procurar camadas mais profundas através de estacas ou pegões.
Construção Fundamentar Criar fundações ou alicerces.
Construção Fundamento Construção que está enterrada no solo servindo de base ao edifício.
Construção Fundura Termo que define a distância do cimo ao fundo.
Pinturas Fungicida Produto químico adicionado a tintas e selantes, que impede o crescimento de fungos sobre a superfície pintada.
Pinturas Fungo Planta talófita que aparece nas paredes devido à humidade.
Construção Funil de tubo de queda Extremo superior do tubo de queda para as águas pluviais, em forma de funil.
Construção Furo Abertura artificial; abertura no terreno executada para a recolha de água.
Construção Fuste Define o corpo de uma coluna, situado entre o capitel e a base.
Construção Gabarito Número máximos de pisos numa edificação, permitidos pela legislação.
Construção Gabiões Cestos de rede metálica cheios de terra ou pedra, para aplicar em muros de suporte e em construções hidráulicas.
Construção Gaiola Caixa de rede utilizada para o transporte de telhas e tijolos, com normas de segurança.
Construção Gaiúta Casa de pequenas dimensões situada normalmente na puxada da habitação principal, normalmente é utilizada para arrumos ou mictório.
Construção Gaivagem Vala estreita para drenagem de águas ou esgotos.
Construção Gaivel Termo que define uma parede que possui como característica o facto de ir diminuindo a sua espessura a partir da base até ao cimo.
Construção Galeota Tipo de prego utilizado em construção, com cerca de 76 mm de comprimento e de secção redonda ou quadrada.
Construção Galeria Termo que define um corredor comprido e largo; tribuna para o público; varanda; corredor subterrâneo.
Construção Galga Barrote com duas faces aparelhadas e paralelas.
Pinturas Galvanizado Peça metálica que recebeu uma camada de zinco ou outro metal, que a tornou mais resistente à corrosão.
Construção Gamela Tipo de vasilha, normalmente de madeira ou barro, utilizada para o operário Ter sempre perto de si as massas para aplicação.
Construção Gancho Ferramenta utilizada por o armador de ferro para torcer e atar o arame queimado nas ataduras das armaduras.
Construção Garabanho Superfície não uniforme de características rústicas.
Construção Garagem Construção destinada ao abrigo de veículos motorizados.
Construção Gare Estação marítima, terrestre ou aérea de transportes públicos de passageiros ou mercadorias.
Construção Gárgula/quelho Peça de escoamento de águas, de uma cascata ou de uma fonte, também se situa em paredes para escoamento de águas pluviais, tem a forma de uma pedra com um canal encovado.
Construção Garlopa Plaina de grande dimensão, de madeira ou metálica, cujo objectivo é o desbaste de peças de grande dimensão em madeira.
Construção Gastalho Grampo para apertar aduelas.
Construção Gateira Fresta situada sobre o telhado para dar entrada de luz e ar.
Construção Gato Grampo de metal, utilizado para consolidar blocos de cantaria, ou peças partidas.
Construção Gaveto Esquina; construção situada nas esquinas das ruas.
Construção Gelosia Estore, persiana. Geminado
Construção Geminado Habitações idênticas agrupadas aos pares, cuja disposição interior é
Construção Geodesia Ciência matemática que se ocupa da forma e da grandeza da terra e tem por objectivo levantar cartas geográficas.
Construção Geodésico Levantamento que abrange grandes áreas do terreno.
Construção Geologia Ciência que estuda as sucessivas transformações do globo terrestre e da evolução do seu mundo orgânico. É indispensável na avaliação do comportamento das rochas e solos, tendo em vista a construção.
Construção Geomorfologia Estudo nas três dimensões das formas do relevo do globo terrestre.
Construção Geostática Ciência que estuda as propriedades mecânicas da terra. Mecânica dos solos.
Construção Gerador Maquina que transforma a energia mecânica em energia eléctrica, muito utilizado em construção como fonte de energia para diversas máquinas e equipamentos.
Construção Gessar Estucar, revestir com gesso.
Construção Gesso / gipso Matéria prima que se obtém da cozedura da gipsita, tendo várias aplicações na construção.
Construção Gigo Cesto estreito e alto, utiliza-se para transporte de tijolos e pedras de pequenas dimensões, é utilizado em pequenas obras.
Construção Giro Sentido de giro de uma porta, lado esquerdo ou direito para onde se abre.
Pinturas Gizamento O mesmo que farinação.
Construção Gleda Terreno de cultivo, torrão.
Construção Gobo Termo que define a pedra de calçada.
Construção Godo Seixo rolado de pequenas dimensões.
Construção Goiva Espécie de formão, utilizado em marcenaria de corte em forma côncava.
Construção Gola Face da cantaria virada para o interior de um edifício; canto interior de uma parede onde se abre um vão.
Construção Goniógrafo Instrumento para marcar graficamente um ângulo.
Construção Goniómetros Instrumentos para medir ângulos.
Construção Gorjeta Escopro delgado para trabalhar a pedra.
Construção Goteira Telha de beiral, em meia-cana, por onde escorre a água pluvial.
Construção Gótico Estilo arquitectónico que ocorreu entre os séc. XII e séc. XIV, que desenvolveu alguns temas já utilizados no estilo Românico.
Construção Gousset Elemento de ligação de um nó em estruturas metálicas ou de madeira. É geralmente utilizado em asnas.
Construção Gradaria Vedação.
Construção Grade Molde utilizado para as telhas ou tijolos; conjunto de barras ou ripas ligadas de modo a vedar determinado vão.
Construção Gradil Grades que circundam determinada área ou construção.
Construção Gradim Tipo de cinzel em aço, dentado, destinado a melhorar uma superfície de pedra, já trabalhada com ponteiro.
Construção Grado Unidade de medida de ângulos, 100 grados equivalem a 90°.
Construção Grafómetro Instrumento que consiste num semicírculo graduado para medição de ângulos sobre o terreno.
Construção Grama Tipo de planta, erva, relva muito utilizada para revestimento de jardins e campos de jogos.
Construção Gramado Terreno coberto com grama.
Construção Grampo Ferramenta de aço utilizada para apertar duas peças entre si.
Construção Granar Reduzir a grão.
Construção Granel Carregamento de produto sem embalagem.
Construção Granitar Reduzir a granito; revestir com granito.
Construção Granito Inertes utilizados no fabrico do betão de dimensão variável entre 5 mm e 10 mm. Tem origem em rocha magmática.
Construção Granulometria Método de cálculo das dimensões das partículas de inertes.
Construção Gratéia Termo utilizado para definir a ferramenta utilizada para regularizar o fundo das valas de secção trapezoidal.
Construção Grau Em construção interessa saber que grau é uma unidade de medida de ângulos.
Construção Gravilha Agregado granulado com dimensão transversal compreendida entre 5mm e 15mm.
Construção Grés Tipo de cerâmica produzida com argila cozida a altas temperaturas, muito utilizada em construção para execução de tubos, condutas, etc.; arenito.
Construção Gresífero Solo muito rico em grés.
Construção Gresiforme Termo que define algo semelhante ao grés.
Construção Grinalda Moldura ornamental constituída por folhagens e flores.
Construção Grosa Lima grossa utilizada para um desbaste mais acentuado de peças de madeira.
Construção Grua Equipamento de elevação de cargas, tipo guindaste que pode utilizar três tipos de movimentos, translação, rotação e afastamento.
Construção Grua torre Grua gigante para levantar grandes pesos.
Construção Grudar Termo utilizado para definir uma colagem de madeiras com grude.
Construção Grude Tipo de cola de origem animal, utilizada em trabalhos de marcenaria.
Construção Grumoso Tipo de revestimento de relevo irregular.
Construção Gualdra Puxador de porta ou gaveta com forma de argola.
Construção Guarda Grade de protecção, vedação, resguardo.
Construção Guarda-cabeças Tábuas ao cutelo colocadas ao nível do piso sob o guarda costas para proteger contra a queda de objectos do andaime.
Construção Guarda-cadeiras Régua que se aplica nas paredes dos compartimentos para proteger contra o choque das cadeiras.
Construção Guarda-costas Tábuas colocadas em andaimes de modo a proteger de eventuais quedas.
Construção Guarda-fogo Termo que define o prolongamento das empenas dos edifícios de modo a proteger da propagação das chamas pelo telhado.
Construção Guarda-pó Tipo de forro aplicado sob o ripado de um telhado, tentando evitar a entrada de pó pelas telhas.
Construção Guarda-quedas Equipamento de protecção individual, composto de um cinto e suspensórios, aplicados a um indivíduo e ligados a um sistema, de modo a evitar quedas, quando se trabalha em locais com elevados riscos de quedas.
Construção Guarda-vento Porta rotativa ou de batente com molas, que protege contra a entrada do vento pela porta de entrada de um edifício.
Construção Guarita Pequena casamata de abrigo na sentinelas
Construção Guarnecimento Acabamentos com estuques; aplicação de guarnição.
Construção Guarnição Elementos de enfeite ou adorno; moldura que serve de remate da aduela de uma porta.
Construção Gueiro Termo que define a peça vertical, onde se encontram as duas pernas e se apoia a fileira.
Construção Guia Elemento contínuo de betão, calçada ou outro material, que se constrói ao longo da faixa de rodagem e de nível com a sua superfície.
Construção Guieira Termo que define rincão, linha de intersecção de duas águas de um telhado.
Construção Guilherme Tipo de plaina de características especiais, para fazer rebaixos em peças de madeira.
Construção Guilho Ponteiro de aço de grandes dimensões, utilizado na demolição de maciços rochosos.
Construção Guilhotina Máquina de corte de ferro, placas de mármore, azulejos e mosaicos, que funciona com lâminas de corte que são accionadas verticalmente; tipo de janela que abre verticalmente, onde as folhas correm em calhas abertas no aro.
Construção Guincho Máquina de elevação de cargas, constituída por um tambor, onde se enrolam cabos e funciona com motor ou através de força braçal.
Construção Guindaste Máquina de elevação de cargas, tal como as gruas.
Construção Gurgau / burgau Termo que define a brita ou seixo rolado, utilizado em betão e em estradas.
Construção Habitação Residência, local onde se habita.
Construção Hall Termo inglês que significa átrio.
Construção Hangar Termo que define um armazém aberto, e que é um prolongamento de um outro fechado, serve para guardar máquinas.
Construção Hectare Medida agrária de superfície que equivale a 1 hm2, ou seja 10 000 m2.
Construção Hemiciclo Definição de um espaço semicircular.
Construção Hemisférico Volume que traduz a capacidade de meia esfera.
Construção Hermes Busto sem braços sobre um pedestal.
Construção Heterogéneo Algum que apresenta características diferentes, em toda a sua existência.
Construção Hexastilho Termo que define um pórtico de seis colunas.
Construção Hialografia Tipo de gravação executada sobre o vidro.
Construção Hidráulica A parte da construção que executa obras sobre a água, ou ligadas à água.
Pinturas Hidrofugar Aplicar um produto que repele a água.
Pinturas Hidrorepelente Produto que repela a água e não a deixa entrar no substrato.
Construção Hidrorrepulsivo Característica de material que não absorve a água.
Construção Higrómetro Instrumento destinado a medir a humidade em superfícies e materiais, tal como a madeira, estuque e rebocos.
Construção Hipertírio Termo que define uma pedra ou viga, que forma verga numa porta ou janela.
Construção Hipocausto Cada uma das habitações romanas dotadas de aquecimento por meio de tubos condutores de ar quente.
Construção Hipogeu Construção no sub-solo, subterrânea.
Construção Hipopódio Plataforma que se encontra em redor das piscinas onde para se pisar descalço.
Construção Hipóstilo Construção que é suportada por colunas.
Construção Hipotenusa Num triângulo, representa o lado que se situa em frente ao maior dos ângulos.
Construção Histograma Tipo de gráfico, utilizado nas técnicas de planeamento utilizadas em construção.
Pinturas Homogeneizar Misturar bem de forma a obter as mesmas características em todo o produto. Normalmente é necessário homogeneizar bem para misturar a camada transparente que se verifica nas tintas após algum tempo de repouso.
Construção Homologação Aprovação dada por uma entidade oficial, para aplicação em obra de materiais, equipamentos ou técnicas de execução.
Construção Hulha Carvão de pedra.
Pinturas Humidade Impregnação de água ou de vapores aquosos.
Construção Húmus Camada superior do terreno quando está formada em grande parte pela decomposição de matérias orgânicas.
Construção I Tipo de perfil metálico em forma de I.
Construção Ignifugação Tratamento dado aos materiais de modo a aumentar a sua resistência ao fogo, melhorando a classe de classificação. Pode ser temporária ou permanente, devendo constar da certificação.
Construção Imbricar Termo utilizado para o telhamento de um telhado, cobrir um telhado de telhas.
Construção Imóvel Designação dada a um edifício, um bem fixo.
Pinturas Impermeabilizante Produto que não se deixa atravessar por fluidos, normalmente a água. Aplicado principalmente em terraços ou fachadas quando se pretende um isolamento contra a penetração da água.
Construção Impermeabilizar Proteger superfícies com produtos impermeáveis.
Construção Impérvio Termo que se pode utilizar para definir refractário.
Construção Implantação Aplicação feita na planta de um terreno, de um ou mais edifícios a construir.
Construção Imposta Termo que define a cornija sobre a verga de uma porta; pilar que serve de apoio a um arco.
Pinturas Impregnação Efeito de enchimento, embeber.
Construção Inclinado Algo que não se encontra aprumado.
Construção Incrustação Termo que define o embutir um material noutro, formando uma peça única.
Construção Incude Bigorna.
Construção Índice californiano Quociente da força necessária para, em dadas condições, fazer penetrar, um cilindro de determinada secção num terreno, pela força necessária para efectuar idêntica penetração num material tipo. Exprime-se em percentagem.
Construção Indirecto Tipo de custo que não é relacionado directamente com as quantidades de trabalho executadas em obra.
Pinturas Inerte Diz-se da substância que não é facilmente modificada por acção química.
Construção Inexequível Termo que define um projecto que devido a razões técnicas ou financeiras não se pode passar á prática.
Construção Infiltração Acção de líquidos que penetram nos poros das paredes dos edifícios.
Construção Injecção de cimento Método muito utilizado para a consolidação de maciços rochosos e terrenos, através da injecção de caldas de cimento.
Construção INP Perfil normal para viga, em forma de I.
Construção Instabilidade Estado defeituoso da estrutura de um edifício ou obra de engenharia.
Construção Interfixa Peça de madeira ou ferro que, na estrutura de um telhado, liga na horizontal, duas pernas de uma asna sem pendural à linha.
Construção Intradorso Superfície interior de um arco ou abóbada.
Construção Irrigador Aparelho utilizado para diversos fins, entre os quais regar elementos de betão recém betonados quando o clima apresenta temperaturas elevadas.
Construção Isódomo Termo utilizado para definir uma parede, que possui os alicerces de pedra iguais.
Construção Isoipsa Designação das curvas de nível representadas em plantas topográficas.
Construção Isolamento Trabalhos de aplicação de conjunto de materiais utilizados para isolar ou proteger.
Construção Isométrico Algo que apresenta as mesmas dimensões.
Construção Isotérmico Produto que preserva do calor e do frio.
Construção Janela Vão aberto em paredes de modo a permitir a entrada de luz ou ar. Consoante o tipo de moldura, pode Ter outras designações.
Construção Jarda Unidade de medida de comprimento do sistema inglês, que equivale a cerca de 0,914 m.
Construção Jardim Espaço de lazer, onde se cultivam plantas.
Construção Jazida Depósito natural de matérias primas tal como, combustíveis, asfaltos e inertes.
Construção Joeira Equipamento para selecção e limpeza de areias ou inertes de grão fino, é constituído por uma armação de madeira ou metal onde se encontra uma rede.
Construção Joelho Tubo em ângulo recto que permite a mudança de direcção de condutas de líquidos, utilizados em instalações de canalizações e esgotos.
Construção Jorra Elemento de escórias do carvão de hulha, utilizado como inertes na produção de blocos de betão para alvenaria, sendo também utilizado como filtro das águas finais das fossas sépticas.
Construção Junta Espaço entre pedras ou tijolos contíguos na mesma fila e que será preenchido com uma argamassa; espaços que se deixam na construção para permitir dilatações e contracções dos materiais de modo a evitar fendilhões (juntas de dilatação).
Pinturas Junta Intervalo ou espaço entre dois materiais de construção que se encontram (por exemplo, dois azulejos).
Construção Junta de espera Pedra ou tijolo saliente ou em degrau que se deixa na parede sobre o muro da fortaleza.
Construção Junta de paramento Parte vazia ou oca que fica entre os tijolos de um paramento.
Construção Kg Unidade principal das medidas de peso, quilograma.
Construção Kgf Quilograma-força.
Construção Kgfm Quilograma-força-metro.
Construção Kl Unidade pertencente às medidas de capacidade, quilolitro.
Construção Km Unidade pertencente às medidas de comprimento, quilómetro.
Construção Km/h Quilómetro/hora. 0
Construção Lã de aço Malha constituída por fios de aço muito finos, utilizada na limpeza de metais.
Construção Lã de basalto Filamento de basalto muito finos, conseguidos a altas temperaturas, utilizados na produção de mantas aplicadas em isolamentos térmicos.
Construção Lã de vidro Filamentos de vidro muito finos, utilizados na produção de mantas para isolamentos térmicos, tal como na produção de chapas e tubos aplicados em construção.
Construção Lacete Zona de empedramento nas estradas de macadame em zonas de atravessamento de águas.
Construção Lacrimal / pingadouro Mocheta executada no canto inferior de uma saliência de uma fachada de um edifício, de modo a evitar o escorrido das águas da chuva.
Construção Ladrilhador / azulejador Operário da construção, especializado na aplicação de revestimentos de paredes e pisos, com azulejos e ladrilhos respectivamente.
Construção Ladrilho Peça constituída por pequenas placas de cerâmica ou de pasta de cimento prensada, de forma rectangular ou quadrada, de pequena espessura, utilizada com revestimento em paredes e pavimentos.
Construção Laje / lage Pedra de grandes dimensões de superfície plana; peça laminar de betão armado maciço ou aligeirado que faz parte da estrutura de uma construção, serve de divisória e base aos vários níveis (pisos) da construção.
Construção Lajedo Piso revestido por lajes de pedra quer seja natural ou artificial.
Construção Lajeta Espessura de betão moldado horizontalmente.
Construção Lama de sondagem Suspensão, geralmente de argila em água, utilizada na abertura de furos de sondagem, com a finalidade de trazer à superfície os detritos da perfuração e de manter as paredes e o fundo do furo.
Construção Lambaz Termo que define um tijolo ou uma lajeta de cerâmica de barro vermelho, cujo processo construtivo é artesanal e possui dimensões superiores às normais em construção.
Construção Lamberquim Termo utilizado para definir a peça decorativa se utilizava em telhados de quatro águas, nas extremidades da fileira e rincões, normalmente era produzida em metal, barro vermelho ou madeira.
Construção Lambril / lambrim Revestimento em paredes executados normalmente em madeira, azulejo ou mármores, aplicado até a uma altura de 1,80m.
Construção Lancil Peça de cantaria delgada e longa, utilizada normalmente para remate de passeios ou zonas calcetadas.
Construção Lanço Termo que define a zona de escada que está compreendida entre dois patamares; também se aplica esta designação a um troço de estrada ou muro.
Construção Lanterna Termo que define a clarabóia que remata um telhado ou cúpula e que tem como objectivo proporcionar a entrada de luz.
Construção Lanternim Janela aberta num tecto ou parte superior de uma parede.
Construção Lar Casa de habitação
Construção Lareira Termo que define um fogão de alvenaria ou ferro fundido, onde se faz fogo para o aquecimento; chaminé.
Construção Laró / laroz Elemento da estrutura de um telhado, que faz a ligação de duas águas, que se encontram num nível interior, é a peça oposta ao rincão.
Construção Lascada Tipo de acabamento dado à face de uma peça de cantaria.
Construção Lastrar Definição da aplicação de uma camada regularizadora, aplicada directamente sobre o solo, de modo a este receber outro tratamento regular.
Construção Latão Liga de cobre e zinco de cor dourada claro, é utilizado sob a forma de chapas, peças fundidas e ferragens.
Construção Latericio Produto de tijolo ou da sua cor.
Pinturas Lavabilidade A capacidade de uma tinta resistir à limpeza com agentes químicos de uso doméstico.
Construção Lavatório Equipamento de higiene doméstica, utilizado para a lavagem do rosto e das mãos.
Construção Lavrabilidade Termo que define a facilidade apresentada pelas pedras ao deixarem dividir-se e trabalhar-se.
Construção Lavrar Trabalhar pedras.
Construção Légua Medida que equivale a 5Km.
Construção Leitada Águada de cal. No betão após a vibração produz-se um líquido mais ou menos espesso, de água e cimento, designada por analogia por leitada de cimento.
Construção Leito Superfície horizontal sobre a qual se aplica uma fiada ou camada de pedra aparelhada.
Construção Lemniscata Curva geométrica, semelhante a um laço, em forma de oito.
Construção Lençol de água Quantidade limitada de água subterrânea.
Construção Levadio Termo utilizado para definir em especial o telhado de telha de canudo (árabe), sendo um telhamento feito com telhas soltas sem forro interior.
Construção Levantamento Operações topográficas necessárias para medir um terreno com todas as suas características e representá-lo à escala através do desenho.
Construção Libra Medida do sistema inglês que define a massa de um corpo, sendo equivalente a 0,4536kg.
Construção Ligante Material de origem natural ou artificial que tem a propriedade de aderir a outros, é utilizado para unir metais e produzir argamassas.
Pinturas Ligante Componente da tinta responsável pela formação de película. Normalmente designa-se como resina.
Construção Lima Ferramenta de aço rijo com as faces cobertas de entalhes, utilizada no desbaste e acabamentos de peças de metal ou madeira.
Construção Limbo Disco metálico de divisões graduadas dos aparelhos topográficos.
Construção Limiar Termo que define a soleira da porta.
Construção Limpadeira Ferramenta tipo colher, muito estreita e de cabo comprido, utilizada para limpar os furos da broca em pedra.
Construção Limpa-pés Grade metálica, colocada na soleira de entrada para limpeza das solas dos sapatos.
Construção Linha de cumeada Termo que define uma abóbada tabicada; crista da montanha que separa um vale de outro.
Construção Linha de espigão Linha superior de separação de duas águas mestras opostas.
Construção Linhote Tirante aplicado entre duas paredes, de modo eliminar as tensões horizontais de derrube.
Construção Linóleo Manta fina e flexível aplicada em revestimentos de paredes e pisos, constituída por um tecido de juta, encorpado com uma pasta de óleo de linhaça, pó de cortiça e óxidos metálicos.
Construção Lintel Viga de pequena dimensão, de ferro, madeira ou betão armado, destinada a vencer vãos de portas ou janelas, com pequenas cargas.
Construção Lioz Pedra calcária de grão fino e homogéneo muito usada em cantaria fina e estatuária. É de cor branca um pouco parda.
Construção Litro Unidade principal das medidas de capacidade que equivale a 1dm3.
Construção Livro de obra Livro onde os directores de obra devem registar as visitas, as ocorrências e as ordens emanadas ao longo das obras.
Construção Lixa Papel ou tecido, revestido numa das faces com elementos abrasivos, utilizado para regularizar superfícies de madeira, metais ou pedra. Existem vários tipos de lixas, consoantes a sua aspereza, podendo chegar ao polimento.
Pinturas Lixas São usadas principalmente em madeira para tirar imperfeições e farpas, tornando-a mais lisas. As mais comuns são encontradas em folhas com numeração (ou grão), que indica o poder de abrasão. As de menor numeração são mais grossas e geralmente usadas no inicio do trabalho, tanto para desgastar quanto para retirar camadas velhas de tinta ou verniz. As de numeração maior, são mais finas e indicadas para realização de pátines ou acabamentos final. Existem ainda categorias diferenciadas quanto ao uso: lixas para madeira, lixa para ferro e lixa d’água (usada com água e outros solventes líquidos, que vão lavando as impurezas retiradas pela lixa).
Construção Lodo Solo aluvionar argiloso ou siltoso, contendo matéria orgânica e em estado próximo do fluído. Os lodos são solos recentes de cor escura.
Construção Logradoiro / logradouro Espaço reservado entre blocos de construção; espaço livre destinado à circulação.
Construção Loja Termo que define o piso térreo de um edifício, normalmente destinado a actividades comerciais.
Construção Longarina Designação de viga que se situa ao longo de uma estrutura resistente de edifício, ponte, etc.
Construção Longrinas Vigas cuja função é ligar entre si as cabeças das estacas de fundação.
Construção Lote Área de terreno, destinada à construção, resultado de um loteamento de terrenos, com acesso a logradouro ou via pública.
Construção Lousa Termo que define ardósia, pequenas placas de pedra utilizadas na construção com soletos na cobertura dos edifícios.
Construção Lumaquela Tipo de mármore que contém na sua massa conchas aglomeradas por cimento natural.
Construção Luneta Abertura circular, óculo ou fresta oval que se abre nas habitações para permitir a entrada de ar e luz.
Construção Luneta topográfica Luneta para medir distâncias.
Construção Luva Dispositivo de protecção individual, utilizado na construção; união de tubo com rosca interior, para ligação de dois tubos de dimensão rígida.
Construção Maça/o Ferramenta de cabo de madeira, com elemento em forma de cilindro ou tronco de cone, numa das extremidades, utilizado pelo carpinteiro para percutir ferramentas cortantes, é utilizado também pelo calceteiro para bater a calçada.
Construção Macaco Máquina dotada de mecanismos que tendo por base determinados princípios físicos conseguem um efeito multiplicador da força aplicada, é utilizado para levantar grandes pesos com esforço reduzido.
Construção Macadame Tipo de pavimento utilizado em estradas de tráfego pouco intenso.
Construção Maçar Acto de bater calçada com um maço.
Construção Maceta Maça ou maço de pequenas dimensões utilizada pelo carpinteiro como ferramenta de percussão.
Construção Macete Tipo de maceta utilizada pelos ladrilhadores para bater os azulejos, quando do assentamento, é diferente da maceta pois apresenta uma cabeça de madeira, de modo a não marcar os azulejos.
Construção Maciço Em construção esta designação utiliza-se para definir os tijolos de barro vermelho, cujo fabrico é feito sem furos; termo utilizado para definir blocos de alvenaria ou peças de betão, concebidos para suportar cargas.
Construção Maço Ferramenta constituída por um cabo de madeira e uma cabeça de madeira ou de material sintético, com forma cilíndrica, é utilizada para efectuar golpes em outras ferramentas, tal como o escopro.
Construção Madama Termo que define um montículo de terra virgem, com uma estaca, que se deixa numa escavação, de modo a assinalar a cota original do terreno, permitindo assim um mais fácil cálculo do volume de terras escavado.
Construção Madeiramento Estrutura de madeira de suporte de um telhado, piso ou tecto.
Construção Madre / terças Vigota de madeira que faz parte da estrutura de um telhado, peça essa que repousa nas pernas das asnas de modo a receber o varedo, reduzindo o vão deste entre a fileira e o frechal.
Construção Magro Termo que em construção define um betão com um traço fraco em cimento. Esta designação aparece em complemento de outras definições que definem o betão consoante a quantidade de cimento: magro, normal e rico.
Construção Mainel Termo que define o corrimão de uma escada; elemento vertical que divide o vão de uma janela.
Construção Mangueira de nível Aparelho utilizado pelo pedreiro e outros operários da construção, artesanal mas eficiente e de fácil utilização, consiste em utilizar uma mangueira de pouco diâmetro e transparente, cheia de um líquido, normalmente água, de modo a transportar cotas de uma zona para outra da obra, utilizando o nivelamento da água.
Construção Manilha Termo que define um tubo de barro vermelho ou grés cerâmico, com uma gola numa das extremidades, de modo a fazer a ligação com outros tubos, é utilizado em canalizações de esgotos e águas residuais. Existem outros tubos e peças de ligação com objectivo de reduzir diâmetros, executar curvas e ramificar condutas.
Construção Mansarda Designação de um telhado de águas quebradas de duas inclinações, que permite um bom aproveitamento do sotão.
Construção Maqueta Modelo reduzido, em relevo de um edifício ou construção.
Construção Marcenaria Trabalho de marceneiro; local onde se executam trabalhos de marcenaria (execução de móveis).
Construção Marceneiro Operário que trabalha em marcenaria.
Construção Marga Tipo de calcário argiloso utilizado na fabricação do cimento.
Construção Mármore Tipo de calcário metamorfizado e recristalizado, muito duro e bastante compacto, muito utilizado em construção em revestimentos de qualidade.
Construção Mármorito Rocha metamórfica, derivada de calcários ou outras rochas sedimentares constituídas por carbonato de cálcio ou de magnésio.
Construção Marquise Tipo de alpendre, saliente de um edifício, vedado e coberto, para abrigo.
Construção Marreta Ferramenta de cabo longo em tipo de martelo sem orelhas, de grande dimensão, com cabeça de secção quadrada, utilizada em pedreiras.
Construção Martelo Ferramenta com cabo de madeira em aço, tendo a cabeça secções de vários tipos, consoante a aplicação, de orelhas, de pena, de bola. É destinado a percutir outras ferramentas, ou a cravar pregos.
Construção Mascarão Ornato normalmente de pedra, em forma de cara, que se utiliza com decoração em frontões e chafarizes.
Construção Massa Mistura homogénea de determinados materiais com um líquido.
Pinturas Massa Volúmica Quociente da sua massa pelo seu volume, determinado em condições especificadas.
Construção Mastaba Termo que define o nicho aberto numa parede de modo a receber uma estatueta.
Construção Mastique asfáltico Mistura executada com inertes finos que contém entre 15% a 25% de betume asfáltico.
Pinturas Mate Aspecto da pintura sem brilho.
Construção Mazarize Termo utilizado em certas regiões para definir um tipo de tijolo especial, de fabrico artesanal, utilizado na construção de abóbadas.
Construção Mediatriz Linha perpendicular que passa pelo meio de um segmento de recta.
Construção Medição Acto de medir e determinar quantidades de material, mão de obra e máquinas a aplicar em determinada obra.
Construção Meia-cana Tipo de friso, em relevo com a forma aproximada de meia elipse.
Construção Meia-esquadria Algo que forma um ângulo de 45°.
Construção Meia-galeota Definição de tipo de prego, com cerca de 2,5 polegadas de comprimento.
Pinturas Meio Brilho Aspecto da pintura entre o brilhante e o mate.
Construção Meio-fio Tira de massa para alvenaria sobre a qual se traça, com o bico da colher de pedreiro, o alinhamento e a espessura de uma parede, de modo a lançar-se o seu levantamento.
Pinturas Membrana Elástica Tinta com a característica de ser elástica (flexível) e impermeabilizante, normalmente aplicada em substratos exteriores e em repinturas.
Construção Memória descritiva Documento que contém todas as explicações detalhadas, apresentando justificações e soluções para a execução de uma determinada construção.
Construção Mestras Cada uma das faixas de argamassa que se fazem na parede para depois igualar a sua superfície, quando da execução da operação emboço.
Pinturas Microporosidade Característica de uma tinta ou verniz que lhe confere permeabilidade ao vapor de água e permite que a parede “respire”.
Construção Milha Medida pertencente ao sistema inglês, que equivale a 1609m.
Construção Mira Régua graduada, utilizada nos levantamentos topográficos, sendo colocada verticalmente no terreno a alguma distância do aparelho.
Construção Mistura Nome dado à execução das argamassas e betões.
Construção Mísula Tipo de peça resistente, com forma de base triangular, saliente de parede vertical, com a função de servir de apoio a uma cornija ou um arco.
Construção Molde Modelo oco, de madeira, cartão, plástico ou metal, utilizado para dar forma às materiais fluidas que nele se colocam, sendo normalmente os betões.
Construção Molhe Quebra mar, muralha de porto artificial.
Construção Molinete Aparelho utilizado para determinar a velocidade de uma corrente de água.
Construção Monolito Elemento construtivo, executado de uma só pedra.
Pinturas Monomassa Argamassa que funciona simultaneamente como enchimento e acabamento de paredes.
Construção Monta cargas Máquina composta por um sistema de roldanas ou engrenagem com o efeito de multiplicar a força aplicada, sendo utilizado para elevar com pouco esforço, cargas de grande peso.
Construção Monteia Pormenores de construção a fornecer à obra em complemento do projecto técnico.
Construção Mosaico Em construção define o ladrilho utilizado em revestimento de pavimentos, pode ser executado em barro vermelho, grés cerâmico, pedra, cimento ou plástico.
Construção Motocompactador Máquina de obra de construção pesada, de rodas pneumáticas diversas ou de cilindro, que serve para comprimir as camadas de terra.
Construção Motoniveladora Máquina utilizada para nivelar ou dar inclinações aos terrenos, misturar e espalhar materiais.
Construção Motoscraper Máquina de terraplanagem e de transporte de grande capacidade que realiza trabalhos na nivelação de fraca espessura mas de forma contínua.
Construção Mouriscado Acompanhamento das telhas de canudo (árabes) com argamassa de cal e areia, formando capa sobre os canais.
Construção Muralha Muro de defesa de grandes dimensões.
Construção Murar Demarcar e proteger com muro.
Construção Murete Muro ou parede de pequena dimensão
Construção Muro de fundação Muro em alvenaria ou betão na parte inferior de um edifício e sobre o qual ele repousa.
Construção Muro-cais Muro de suporte, construído nas margens de mar ou rio para facilitar cargas e descargas.
Construção Murraça Pedra britada de pequena dimensão com diâmetros a variar entre 15mm e 30mm.
Construção Nacela Moldura côncava na base de uma coluna.
Construção Napoleónico Estilo arquitectónico nascido na época de Napoleão.
Construção Nariz Trinco. Nartex
Construção Nartex Termo que define um pequeno vestíbulo à entrada das igrejas.
Construção Nateiro Cova de barreiro, onde se refina o barro para olaria e cerâmica fina.
Construção Nave Termo que define cada um dos espaços situados entre muros, arcadas ou filas de colunas, se estendem ao longo das igrejas ou qualquer outro edifício de grandes dimensões.
Construção Nembo Termo que designa a zona maciça de alvenaria entre dois vãos de porta ou janela.
Construção Nervura Designação de elementos estruturais salientes da espessura de lajes para o aligeiramento destas.
Construção Nicho Cavidade em parede para colocar peça decorativa.
Construção Níveis esféricos São níveis constituídos por um recipiente de vidro, fechado superiormente por uma calote esférica e tudo revestido por uma armadura metálica. São utilizados em instrumentos de baixa precisão, de modo a permitirem rapidamente uma primeira verticalização.
Construção Nível de água Aparelho que consiste em dois vasos comunicantes cheios de água e acoplados a um tripé.
Construção Nível de ar Tubo esférico ou toral com água, álcool ou outro líquido, em que se forma uma bolha de ar, é muito utilizado em aparelhos topográficos, bem como em trabalhos de construção civil.
Construção Nível freático É a profundidade a que se encontra a superfície do lençol de água subterrânea.
Construção Nível/lível Instrumento para averiguar se dois pontos estão à mesma cota. Existem dois tipos principais de níveis:
Construção Niveladora Máquina munida de lâmina, móvel horizontal e verticalmente, que se destina a pequenas escavações, abertura de valetas, regularização de plataformas e taludes, espalhamento e regularização de camadas de pavimento.
Construção Nivelamento Calcular a diferença de altura entre dois pontos.
Construção Termo que define o ponto de encontro de vários elementos de uma estrutura.
Construção Obelisco Tipo de pilar alto em que os quatro lados são iguais, embora um pouco convergentes e terminando numa ponta piramidal.
Construção Obra Edificação em processo de construção.
Construção Obra de arte Determinados tipos de construção, que requerem uma maior especialização, tal como pontes, viadutos, túneis.
Construção Óculo Janela de forma circular ou elíptica, com o objectivo de dar passagem ao ar e à luz.
Construção Ogiva Termo que define as nervuras salientes que formam arcos, que se cruzam em diagonal, ligando dois suportes ou colunas.
Pinturas Óleo de Linhaça Óleo vegetal, extraído da semente do linho, usado na fabricação de tintas. O óleo de linhaça é que proporciona o brilho, a durabilidade e poder de secagem das tintas. Quando misturado ás tintas prontas, confere maior transparência á mesma.
Construção Olga Termo que define a depressão que se faz num montículo de areia de modo a iniciar a mistura com aglomerante, de modo a obter uma massa em pequena quantidade.
Construção Ombreiras Guarnições que se situam na vertical de portas e janelas servindo de apoio às vergas.
Construção Ondulado Termo que em construção define as placas utilizadas em revestimento de coberturas, que podem ser de ferro zincado, de fibrocimento e de poliester reforçado com fibras de vidro.
Pinturas Opacidade Aptidão de uma tinta ou produto similar para encobrir, após secagem, a cor ou diferenças de cor da base de aplicação.
Construção Orçamentista Técnico cujo trabalho principal é a avaliação prévia de custos, elaborando orçamentos para obras.
Construção Orçamento Termo que define o cálculo de custos previsíveis de trabalhos e encargos gerais, para a execução de uma obra, segundo determinadas condições pré-estabelecidas.
Construção Orelha Parte espalmada e fendida da cabeça de um martelo de carpinteiro, de modo a permitir o arranque de pregos.
Construção Orla Rebordo, contorno de uma peça; guarnição que envolve e remata a estrutura de uma porta alveolar com faces de contraplacado.
Construção Ortogonal Que forma ângulos rectos.
Construção Ortostilo Renque de colunas que não formam pórtico.
Construção Outão Fachada lateral de um edifício, empena.
Construção Outar Joeirar os inertes de modo a calibrar e libertar de impurezas.
Construção Outorga Termo que define a aprovação da proposta, ou seja a primeira fase de adjudicação de um trabalho.
Construção Ouviela Vala para escoamento de águas.
Pinturas Oxidação Reacção química ao oxigénio. Por exemplo, o enferrujamento de ferro ou aço.
Construção Ferramenta utilizada para corte e transporte de terra, tem forma de colher, normalmente possui cabo comprido em madeira.
Construção Pá carregadora Tipo de tractor que se desloca sobre lagartas ou pneumáticos, com uma grande colher dianteira para carregar terra.
Construção Pá mecânica O mesmo que escavadora; máquina de terraplanagem provida de uma pá no extremo do braço articulado, executa vários tipos de escavações, nomeadamente a abertura de valas.
Construção Padieira Verga em madeira utilizada em construções rústicas.
Construção Padiola Equipamento de transporte, para ser utilizado em obra, para o qual são necessários dois homens, é constituído por um tabuleiro e quatro varas que servem de pegas.
Construção Painel Separação de espaços interiores de edifícios através de taipais de madeira ou molduras de madeira ou metal com grandes vidros; revestimento decorativo com azulejos.
Construção Paisagismo Arquitectura paisagistica, refere-se aos arranjos exteriores.
Construção Pala Em construção refere-se a um elemento saliente de uma fachada, cujo objectivo é proteger dos raios solares provocando sombra.
Construção Palanquim Sacada de pequenas dimensões executada em ferro forjado.
Construção Palificar Aplicação de estacas de madeira de modo a tornar firme determinada
Construção Palioto Ornato decorativo de altar.
Construção Palmo Antiga unidade de medida de comprimento que equivale a cerca de 21cm.
Construção Panca Designação dada a uma alavanca de madeira.
Construção Pano Conjunto de várias fiadas de tijolo ou blocos que forma uma parede de alvenaria. No caso de parede dupla diz-se parede de dois panos de alvenaria.
Construção Pano de peito Muro de apoio de uma janela.
Construção Pantógrafo Instrumento que se aplica em desenho, para a sua reprodução, aumentando ou diminuindo o desenho.
Construção Pantómetro Aparelho utilizado em topografia para medir ângulos horizontais.
Construção Parábola Curva plana cujos pontos situados sobre ela, distam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma recta fixa (directriz).
Construção Parafuso Tipo de prego com sulcos em hélice, com cabeça fendida ou poligonal, que se destina a suportar e fixar peças, é aplicado por meio de rotação, sendo necessário para tal, um outro equipamento de auxilio.
Construção Paralelepípedo Termo que define um sólido tipo prisma cujas bases são paralelogramos; este termo também é utilizado para definir a pedra utilizada em camadas de desgaste de estradas, pedras essas com essa forma.
Construção Paralelogramo Quadrilátero de lados opostos paralelos.
Construção Pára-luz Equipamento utilizado com o objectivo de tapar a entrada de luz numa construção, podem ser palas de betão ou metal ou um dispositivo de lâminas orientáveis.
Construção Paramento Face interior ou exterior de uma parede.
Construção Parapeito Parede que, numa janela de peito, se eleva até cerca de 90cm, formando um resguardo.
Construção Pára-quedas Equipamento de segurança, utilizado essencialmente em andaimes ou vãos sem protecção, este dispositivo tem como objectivo evitar quedas; o aparelho que se liga ao cinto dos operários, para evitar as quedas também tem esse nome.
Construção Parastática Termo que define a pilastra decorativa dos cunhais dos edifícios antigos.
Construção Pardieiro Termo utilizado para designar um edifício antigo em mau estado.
Construção Parede Elemento utilizado em construção para delimitar espaços, por vezes tem uma função estrutural, é normalmente uma obra de alvenaria, madeira, betão ou vidro.
Construção Parede meeira Tipo de parede que é comum a duas habitações contíguas.
Construção Parede-mestra Termo que define a parede principal de um edifício.
Construção Pargas Termo que define as pilhas de terra retiradas da escavação e depositadas na berma da mesma, para posterior reposição. Há que Ter em atenção as distâncias de depósito para não se verificar perigo de desmoronamento.
Construção Parietal Algo que é próprio para se aplicar em paredes.
Construção Parquete Revestimento de pavimento, em soalho, réguas ou lamelas de madeira finas.
Construção Passadeira Em construção define a telha de barro vermelho, cozida em forno especial de modo a obter maior resistência, permitindo assim a visita aos telhados com segurança.
Construção Passadiço Passagem externa que liga dois edifícios, podendo também ser uma galeria interna que liga duas zonas elevadas de um edifício.
Construção Passeio Parte lateral das ruas destinadas à circulação de peões.
Construção Passo Termo que define a distância na horizontal entre dois focinhos de degraus de uma escada.
Construção Pasta Mistura plástica de um aglomerante em pó, com água, utilizada para remates, preenchimento de juntas ou aplicação em camada final de um estuque.
Construção Pastilha Elementos utilizados no revestimento de paredes, são pequenos ladrilhos cerâmicos.
Construção Patamar / patamal / patim Espaço plano entre dois lanços de escada.
Construção Pátio Espaço descoberto anexo a um edifício, normalmente vedado por um muro.
Pinturas Patologias Defeitos que ocorrem nas pinturas ou em outras fases das construções, novas ou velhas, por acção de agentes atmosféricos, erros de aplicação/construção ou inadequação dos materiais aplicados.
Construção Pau-de-fileira Peça horizontal que constitui o cume de uma estrutura de coberturas, ligando as asnas entre si, é executado normalmente em madeira ou perfis de aço.
Construção Pavilhão Parte de um edifício, que serve de anexo ao corpo principal; construção provisória desmontável.
Construção Pavimentação Aplicação de pavimento.
Construção Pavimentadora Máquina destinada à colocação de material agregado e betume, cimento ou outro aglomerante, sobre a superfície do terreno para a construção de estradas, pistas.
Construção Pavimento Termo que define a estrutura da superfície de ruas e estradas; chão. Existem várias designações para os pavimentos:
Construção Pavimento flexível Pavimento não rígido, constituído por macadame, betão betuminoso.
Construção Pavimento rígido Pavimento pouco deformável, constituído geralmente por betão de cimento.
Construção Unidade de medida do sistema inglês, equivalente a cerca de 30,5cm.
Construção Pé direito Diferença entre a cota do piso e a cota do tecto de uma casa.
Construção Peanha Termo que designa um pequeno pedestal sobre o qual assenta um estatueta.
Construção Pé-de-cabra Barra de ferro com um dos extremos planos e o outro em ângulo, com duas orelhas, é utilizado como arranca pregos.
Construção Pé-de-galo Peça tipo barra de ferro, que serve para reforçar a ligação entre a linha, o pendural e as escoras de uma asna tradicional.
Construção Pedra Matéria prima com maior intervenção na construção, entrando na produção dos aglomerantes, fabrico de betão, alvenarias e revestimentos.
Construção Pedra de fecho Última pedra com que se fecha um arco ou abóbada.
Construção Pedreira Local de extracção de pedra para construção.
Construção Pedreiro Profissional da construção que executa alvenarias em tijolo, blocos ou pedra, além de executar rebocos, revestimentos e outros trabalhos de construção.
Construção Pegão Tipo de fundação indirecta, constituído por um grande pilar enterrado, servindo de estaca.
Construção Peitoril Termo que define uma pedra moldurada, situada em base de vão de janela; o mesmo que parapeito.
Construção Pendural Peça de ligação entre o topo das pernas e a linha de uma asna tradicional, peça que pode ser executada em madeira, betão ou aço.
Construção Peneiro Crivo de pequena dimensão, circular com caixilho de madeira ou metal, utilizado para separar matérias em grão de idênticas dimensões, utiliza­se em laboratório, em conjunto com outros, para executar as análises granulométricas dos inertes.
Construção Penetração betuminosa Camada de pavimento constituída por agregado de granulometria conveniente, sobre o qual, depois de cilindrado, é feita uma rega superficial betuminosa imediatamente seguida de espalhamento de areia ou gravilha e de novo cilindramento. O aglutinante penetra em toda a espessura da camada.
Construção Penetrómetro Aparelho que é utilizado para medir a consistência dos solos, através de penetração.
Construção Penha Termo que define uma rua cujo pavimento foi talhado na rocha; rocha de grande dimensão, isolada.
Construção Perfil Peça desenhada que mostra o corte perpendicular de um objecto; termo que define peças de metal, plásticas ou cerâmicas, produzidas por moldagem.
Construção Períbolo Espaço compreendido entre um edifício e o muro que o rodeia.
Construção Perídromo Espaço que rodeia um edifício e que se encontra coberto.
Construção Perímetro Medida do contorno de uma figura ou objecto; linha que limita uma área.
Construção Períptero Termo que define um edifício com colunas isoladas em toda a sua periferia.
Construção Peristilo Conjunto de colunas isoladas que decoram a fachada de um edifício.
Pinturas Permeabilidade ao Vapor de Água Capacidade de uma tinta em deixar sair a água contida nas paredes sob a forma de vapor.
Construção Perna Peça que se encontra numa asna, descendo da fileira até à linha, servindo de suporte às madres.
Construção Perpianho Parede executada em pedra aparelhada de todos os lados.
Construção Persiana Elemento utilizado em janelas para quebrar a luz do sol, normalmente são pequenas ripas de plástico, madeira ou metal, que se ligam.
Construção Pérsica Estátua que se encontra a servir de coluna.
Construção Perspectiva Representação de objectos, vistos de uma certa distância e ângulo.
Construção Pestana Intersecção de uma pala com uma cobertura ou parede.
Construção Petipé Termo que define uma régua graduada de pequena dimensão, com escalas reduzidas.
Construção Pia Bacia de pedra para vazar liquidos.
Construção Piaçaba Em construção define uma escova utilizada na lavagem de madeiras e cantarias.
Construção Pião Termo que define a ponta de metal do fio de prumo; definição do mastro central de uma escada de caracol.
Construção Pião central Coluna ao redor da qual se colocam as guardas de uma escada em caracol.
Construção Picão Martelo de duas pontas aguçadas, de aço rijo, utilizado para talhar pedra.
Construção Picar Pontear as paredes para melhor aderência dos revestimentos.
Construção Picareta Ferramenta de cabo de madeira, comprido, tendo na extremidade uma cabeça de metal, aguçada num dos lados e espalmada no outro, é normalmente utilizada para escavar em terrenos rijos.
Construção Piçarra Termo que define a areia com grande quantidade de seixo.
Construção Pichelaria Termo que define os trabalhos de canalizações.
Construção Picheleiro Termo utilizado no norte do país, que define canalizador.
Construção Picnóstilo Edifício com colunas situadas muito próximas umas das outras.
Construção Picola ou picoto Ferramenta, tipo picão de pequena dimensão, utilizada para aparelhar pedra, dando um acabamento de “pico fino”.
Pinturas Pigmentos Partículas sólidas, totalmente insolúveis no veículo, utilizadas para conferir cor, cobertura e poder de enchimento na formulação de tintas e complementos.
Pinturas Pigmentos Inorgânicos Classe de pigmentos que apresentam uma predominância de elementos metálicos na sua composição.
Pinturas Pigmentos Orgânicos Classe de pigmentos que apresentam uma predominância de carbono na sua composição.
Construção Pilão Peça de ferro, maciça de forma cilíndrica, utilizada em construção como elemento de percussão, é utilizado no bate estacas para cravar estacas no terreno.
Construção Pilar Elemento que faz parte da estrutura de uma construção, colocado na vertical, executado normalmente em betão armado.
Construção Pilastra Elemento normalmente de cantaria aparelhada, vertical e saliente de uma fachada, coincide quase sempre com um pilar de estrutura.
Construção Pináculo Remate de uma pilastra, de cantaria e forma aciculada.
Construção Pinázio Fasquia de madeira, que serve de fixação da junta entre dois vidros de um caixilho.
Pinturas Pincel Objecto constituído de um conjunto de pêlos ou de fibras, fixado na extremidade de um cabo e que se usa para aplicar tintas, verniz, cola, etc.
Construção Pincho Tipo de ponteiro de ponta aguçada; alavanca tipo pé-de-cabra de pequena dimensão.
Construção Pingadouro Sulco que se executa na parte inferior das cornijas, para melhor escoamento da água da chuva.
Construção Piqueta Termo que define uma estaca de madeira utilizada para balizar as obras.
Construção Piquetagem Termo que define balizar; colocação de estacas de modo a marcar a obra no terreno.
Construção Piscina Tanque para banho.
Construção Piso Pavimento revestido; cada um dos pavimentos sobrepostos de um edifício, excepto o primeiro que tem o nome de rés-do-chão.
Construção Pistolo Ferramenta utilizada pelos canteiros, em forma de escopro sem gume cortante.
Construção Placa Termo utilizado em determinadas regiões para definir laje.
Construção Plaina Ferramenta utilizada em carpintaria para alisar peças de madeira.
Construção Planeamento Estudo da relação espaço-tempo, para realização de determinada obra
Construção Planimetria Termo que define um levantamento topográfico, elaborar a planta de um espaço com a projecção horizontal de pontos significativos da área levantada.
Construção Planímetro Aparelho utilizado para medir áreas, sobre planta a uma determinada escala.
Construção Planta Desenho a uma determinada escala que representa a secção horizontal de um edifício, ou de um terreno.
Construção Plataforma Superfície plana horizontal, que se encontra elevada em relação à envolvente.
Construção Platibanda Termo que define o murete de alvenaria que se encontra no prolongamento das paredes mestras, acima dos beirados.
Construção Plinto Soco ou pedestal de estátua ou coluna.
Construção Poceiro Designação do operário especializado na abertura de poços e seu encamisamento.
Construção Poço Obra de escavação, executada com o objectivo de captar águas subterrâneas, normalmente apresenta uma forma circular, podendo ser revestido de alvenaria.
Pinturas Poder de Cobertura Capacidade de ocultar completamente a superfície a ser pintada, com o menor número de demãos.
Construção Polé Peça metálica, triangular utilizada no suporte de prateleiras.
Construção Polegada Medida do sistema inglês, equivalente a 25,4mm.
Construção Poleia Peça selada na parede para suportar um determinado peso.
Construção Polir Dar brilho. Polistilo
Construção Polistilo Edificação que possui muitas colunas.
Construção Pombalino Termo que define um tipo de construção, característica do tempo do Marquês de Pombal, e que se encontra em quantidade na baixa de Lisboa.
Construção Pontalete Peça de madeira utilizada como escora nas asnas.
Construção Pontão Termo que define a plataforma flutuante dos cais de embarque.
Construção Ponte Tipo de obra de construção, cujo objectivo é a ligação das duas margens de um rio ou duas encostas de um vale.
Construção Ponteiro Ferramenta utilizada pelo canteiro, no desbaste de pedra, tem a forma de uma varão de aço aguçado numa das extremidades.
Pinturas Ponto de Inflamação Valor a partir do qual, o produto ainda em liquido, pode inflamar.
Construção Pormenor Termo que define a representação gráfica, em escala aumentada, de determinada particularidade de um projecto.
Pinturas Poroso Substrato que possui poros.
Construção Porta Revestimento de um vão de porta( abertura em parede), através de folhas de madeira ou metal, que giram sobre ferragens, para abrir e fechar.
Construção Portada / portal Porta de grande dimensão com ornatos em relevo.
Construção Porta-mira Operário ajudante do topógrafo, que transporta e localiza a mira de modo a se executar um levantamento topográfico.
Construção Portão Porta de grande dimensão, aplicada normalmente em muro, com dimensões que permitam a passagem de veículos.
Construção Portaria Zona de entrada de um edifício, onde se situa um porteiro ou recepcionista.
Construção Pórtico Estrutura constituídas por barras horizontais e verticais, normalmente define um átrio amplo, com o tecto sustentado por colunas.
Construção Portland Variedade de cimento artificial mais usado na construção civil.
Construção Porto Obra marítima na costa ou nas margens de um rio, destinado a acostagem das embarcações.
Construção Poste Haste de madeira, metal ou betão, utilizada para suporte de cabos eléctricos ou de telecomunicações.
Construção Postigo Portinhola aberta numa porta, situando-se à altura da face.
Construção Prancha Termo que define uma tábua de madeira de grande dimensão, com 3 polegadas de espessura e 9 a 12 polegadas de largura.
Construção Pranchada Rampa provisória para vencer desníveis, utilizada em obra, composta por duas ou mais pranchas ligadas por travessas.
Construção Pranchão Prancha com dimensões superiores às normalmente utilizadas.
Construção Prancheta Placa de madeira esquadriada, que serve de base de trabalho para o desenhador.
Construção Prédio Termo que define casa ou edifício.
Construção Prefabricado Termo que define os elementos fabricados fora da obra.
Construção Prego Elemento utilizado para ligar objectos, através de cravação, haste de metal com uma cabeça numa das pontas, sendo aguçada na outra.
Construção Presa Tipo de fenómeno termoquímico do qual se dá o endurecimento de uma mistura de água com aglomerantes, no betão, alvenarias e massas de revestimento.
Construção Presbitério Termo que define uma capela-mor; igreja paroquial.
Pinturas Primário Denominação utilizada para definir o produto aplicado antes da tinta de acabamento, que tem por finalidade, uniformizar a absorção e dar protecção contra vários tipos de agentes.
Construção Programa Plano de trabalhos para uma empresa.
Construção Projecção Termo que define saliência; operação que transforma uma configuração em outras mediante rectas, de acordo com determinadas regras.
Construção Projectista Técnico especializado na execução de projectos técnico-artísticos.
Construção Projecto Em construção, define o plano geral para edificar, incluindo informação específica para a concretização.
Construção Pronau Termo que define o vestíbulo de um templo.
Construção Prospecção geotécnica Conjunto de operações realizadas no local da futura obra, visando a determinação da natureza e características do terreno, sua disposição e acidentes com interesse para essa obra.
Construção Prostilo Fachada de um templo, ornamentado com colunas.
Construção Prumada Conjunto de elementos de um edifício com um alinhamento vertical comum.
Construção Prumo Elemento utilizado na construção para alinhar num plano vertical, é constituído por um pião suspenso num fio.
Pinturas Pulverização Aplicação de uma camada fina de produto com o auxílio de um equipamento com pressão (por exemplo, pistola de pintura).
Construção Punceta Ferramenta de serralharia, escopro forte para cortar ferro frio a golpes de martelo.
Construção Puteal Termo que define o muro de resguardo de um poço.
Construção Quadratura Operação de cálculo de uma área em metros quadrados.
Construção Quadrela Termo que define um muro de vedação; lanço de um edifício em construção.
Construção Quadrilóbulo Ornato constituído por quatro porções ligadas de arcos ogivais.
Construção Quarteirão Termo que define blocos de edifícios limitados por quatro ruas.
Construção Quarto Designação utilizada para definir assoalhada, compartimento de uma habitação, na se incluem nesta definição a cozinha, banhos, vestíbulos e corredor.
Construção Quebra-mar Estrutura de protecção de portos ou praias, contra a ondulação e correntes marítimas, podem ser de origem natural ou artificial.
Construção Quelha Caleira de grés ou betão, com a finalidade de escoar as águas.
Construção Quinadeira Máquina para dobrar chapas em ângulo recto.
Construção Racha Abertura; fissura; fenda.
Construção Radiano Unidade de medida angular plana do Sistema Internacional.
Construção Ralo Chapa metálica com furos, aplicada na entrada de esgotos de modo a evitar a entrada de corpos de maior dimensão, eliminando assim o risco de entupimento.
Construção Ramal Ramificação numa rede de distribuição ou escoamento de energia ou fluídos.
Construção Ramal de descarga Canalização de esgoto, destinada a transportar os liquidos provenientes dos aparelhos sanitários, para o tubo de queda ou colector.
Construção Ramal de ligação Ramal de sarjeta que se liga ao colector; troço de canalização privativo compreendido entre a rede pública e o limite da propriedade.
Construção Rampa Plano inclinado considerado no sentido da subida.
Construção Rasante Linha de uma estrada ou linha férrea considerada na sua inclinação em relação ao plano horizontal.
Construção Rasgada Termo que define uma janela grande que dá muita luz.
Construção Reacção de apoio Sistema de forças de reacção do meio exterior à acção transmitida por um corpo.
Construção Rebaixo Encaixe aberto numa peça de madeira, para introduzir outra, em especial nas portas e janelas.
Construção Rebar Encher espaço com pedra irregular de pequena dimensão.
Construção Rebarbadora Equipamento mecânico de disco abrasivo, utilizado para eliminar rebarbas.
Construção Rebater Em construção define a operação executada pelo calceteiro ao bater a calçada em várias passagens.
Construção Rebite Troço de metal, com uma cabeça numa das pontas, utilizado para fixar peças metálicas.
Construção Reboco Revestimento dado sobre as paredes e tectos de edifícios, através da aplicação de massas de cal, cimento ou gesso.
Pinturas Reboco Argamassa de cal ou cimento e areia, que se aplica em paredes, afim de prepará-la para o revestimento.
Construção Rebote Plaina de carpinteiro de grandes dimensões.
Construção Recobrimento A mínima espessura de betão que envolve uma armadura de betão armado.
Construção Recoita Termo que define a cal apagada, própria para utilização em estuques.
Construção Reconhecimento Examinar a solidez de um terreno onde se vai construir.
Construção Reconstrução Termo que define a operação de construir de novo algo irrecuperável.
Construção Recrava Sede que se forma na gola da cantaria de um vão, de modo a ali se aplicar o aro de uma porta ou caixilho.
Construção Rectroescavadora Escavadora de colher invertida que ataca o terreno de cima para baixo. Permite escavar as cotas inferiores à do plano em que a escavadora assenta.
Construção Rede Malhas de aço electro-soldadas, termo que define um entrelaçado de arames.
Construção Rede geral de esgotos ou rede pública de esgotos Sistema de canalização e peças acessórias, em regra assentes na via pública, destinado a recolher os esgotos de águas residuais dos aglomerados populacionais e a conduzi-los para local apropriado.
Construção Redente Termo que define socalcos, degraus formados em caboucos, em terrenos inclinados de modo a nivelar os apoios.
Construção Refractário Elemento construtivo que suporta a acção directa de chamas a alta temperatura, tal como acontece com o amianto e alguns produtos cerâmicos leves.
Construção Refugo Materiais que não atingem a escala mínima na classificação de qualidade.
Construção Rega de colagem Camada de aglutinante betuminoso espalhado com a função de assegurar a adesão de duas camadas consecutivas de um pavimento.
Construção Regola Termo que define o corte efectuado de modo a se fazer a marcação de uma estrada.
Construção Régua Peça de madeira, metal ou plástico, de forma longa e arestas rectilíneas, que tem como objectivo traçar linhas rectas. Existem graduadas e em forma de T.
Construção Reixa Protecção aplicada em janela em forma de grade de ferro, fixa, de modo a impedir a intrusão.
Construção Rejeito Deslocamento relativo dos blocos separados por uma falha.
Construção Relevo Algo que é saliente do plano onde nasce; formas em volume.
Construção Remate Acabamento; adorno que conclui uma obra de arquitectura.
Construção Remodelar Em construção aplica-se o termo a uma adaptação do edifício a novas exigências.
Pinturas Removedor Preparado, geralmente líquido, para tirar manchas do soalho, de roupas, etc., ou remover verniz, esmalte, tinta de uma superfície.
Pinturas Rendimento Medida que exprime a quantidade de tinta utilizada numa determinada área, (Lts/m2).
Construção Repavimentar Termo que define a remodelação de um piso de ruas e estradas.
Construção Repelência Características de alguns produtos aplicáveis em paredes exteriores contra infiltrações.
Pinturas Repelentes de Água Acabamentos incolores para exteriores especialmente formulados para fazer com que a água forme gotículas sobre a superfície, reduzindo a sua penetração no substrato.
Pinturas Repintura Intervalo de tempo compreendido entre a aplicação de uma película de tinta, verniz ou produto similar e o momento em que esta já se encontra em condições de receber satisfatoriamente uma nova película.
Construção Represa Barragem; açude.
Construção Requeimado Termo que define, em construção, o arame de atar utilizado nas armaduras para betão armado, o nome deriva do seu processo de fabrico.
Construção Reserva Em construção designa o espaço deixado aberto nas paredes, vigas, lajes e pilares de modo se poder aplicar equipamentos de instalações técnicas, tal como tubos e caixas, evita um trabalho de abertura de roços.
Construção Resguardo Equipamento de protecção aplicado em construção, tal como guardas de varandas e escadas, grades, redes e platibandas.
Pinturas Resina Material natural ou sintético utilizado como ligante numa tinta ou selante.
Construção Resistência Força que um corpo desenvolve de modo a opor-se a outras, que lhe são aplicadas e exteriores.
Construção Respiga Ligação, através de uma espécie de lingueta, criada no topo de uma peça de madeira para penetrar numa caixa, criada noutra peça.
Construção Restaurar Em construção, define a reabilitação de uma obra, em mau estado de conservação ou mal concebida; recuperar.
Construção Retábulo Obra de madeira ou pedra, que se situa por trás ou por cima do altar mor.
Construção Retardador Aditivo que tem como objectivo retardar a presa, quando é necessário prolongar o tempo de trabalhabilidade, é aplicado nas massas de gesso ou de cimento.
Construção Reticulado Em forma de rede.
Pinturas Retoque Aplicação de uma pequena camada de tinta com a intenção de emendar um defeito. Mas muita atenção: Nenhuma tinta permite retoques ou emendas perfeitas depois de seca, pois ao aplicar uma nova camada haverá sobreposição de tinta. Apesar de tudo, pode-se tentar o retoque mas exige muito cuidado e muita habilidade de um profissional. As cores escuras são mais difíceis de retocar, enquanto que com as claras e foscas conseguem-se melhores resultados.
Pinturas Retoque Aplicação de uma pequena camada de tinta com a intenção de emendar um defeito. Mas muita atenção: Nenhuma tinta permite retoques ou emendas perfeitas depois de seca, pois ao aplicar uma nova camada haverá sobreposição de tinta. Apesar de tudo, pode-se tentar o retoque mas exige muito cuidado e muita habilidade de um profissional. As cores escuras são mais difíceis de retocar, enquanto com as claras e foscas conseguem-se melhores resultados.
Construção Retracção Contracção que se verifica devido à variação de temperatura ou humidade.
Construção Retrete Compartimento sanitário, privado, par dejecções.
Construção Revestimento Camada protectora ou melhorativa do aspecto de uma superfície. Em obra são consideradas as seguintes operações com revestimento: reboco, impermeabilizantes, anticorrosivos, estuques, pintura, aplicação de telhas em cobertura e as películas decorativas.
Construção Revestimento superficial Camada de desgaste de um pavimento, obtida por um espalhamento de um aglutinante imediatamente coberto por um agregado de dimensões apropriadas (areia ou gravilha) e destinada a impermeabilizar o pavimento e a segurar os elementos do agregado.
Construção Revestir Aplicar revestimento.
Construção Revisão de preços Processo de examinar novamente os preços do orçamento de um projecto, devido a alterações dos preços de materiais, mão-de-obra e máquinas.
Construção Ricochete Termo que define o momento na cravação de estacas onde estas não penetram mais no terreno, tendo encontrado terreno firme ou rocha.
Construção Rincão Termo que define a linha de intercepção de duas águas de um telhado que se encontram num ângulo exterior.
Construção Riolito Rocha vulcânica de composição mineralógica idêntica à do granito.
Construção Ripa Peça linear de pequena dimensão, normalmente de madeira, que serve principalmente para fixar as telhas numa cobertura.
Construção Ripado Esteirado de ripas sobre o qual se assentam as telhas.
Construção Ripio Termo que define os fragmentos de pedra utilizados em alvenaria.
Construção Roçar Termo que designa a abertura de roços em paredes e tectos de modo a aplicar as tubagens e caixas das instalações técnicas.
Construção Roço Abertura aberto em alvenaria ou betão para aplicação de tubos.
Construção Rodapé Tipo de friso de ligação entre as paredes e os pisos.
Construção Rodo Ferramenta de cabo comprido, normalmente de madeira, tipo enxada larga e pouco alta, destinada a limpar ou secar através de arrastamento os pisos.
Construção Rodura Limpar por arrastamento com rodo
Construção Roldana Tipo de máquina simples, constituída por uma roda, com gola onde passam cordas ou correntes, de modo a elevar objectos.
Pinturas Rolo Ant ota – Rolo normalmente utilizado para aplicar tintas plásticas.
Pinturas Rolo de Pêlo Curto Rolo normalmente utilizado para aplicar esmaltes e vernizes
Pinturas Rolo Decorativo Rolo normalmente utilizado para aplicar massas de Carapas.
Pinturas Rolo Rugo Rolo normalmente utilizado para aplicar tinta texturada e membrana elástica.
Construção Romã Tipo de broca própria para fazer furos em rocha rija.
Construção Rotunda Praça circular, normalmente de circulação de veículos.
Construção Rua Caminho entre duas filas de casas dentro de uma povoação, estreita.
Construção Ruína Destroços de um edifício.
Construção Ruir Desmoronar. Runa
Construção Runa Ruína; vala profunda.
Construção Rústico Expressão arquitectónica, com base em solares e montes rurais.
Construção Sabuloso Termo que define um solo de consistência arenosa, incoerente.
Construção Sacada Termo que define um varandim ou janela sem parapeito, rasgada até ao nível do solo com grade.
Construção Sacho Enxada estreita e de pequena dimensão.
Construção Sachola Sacho largo. Saia do aterro
Construção Saia do aterro Largura do aterro na sua base.
Construção Saibreira Termo que designa o local onde se extrai o saibro.
Construção Saibro Inerte muito utilizado em construção. Areia argilosa que se aplica em argamassas de cal ou bastardas, cimento e saibro.
Construção Saimel Primeira pedra de um arco ou abóbada que apoia sobre o pé-direito e sobre a qual se assenta a aduela.
Construção Sala Compartimento de um edifício, vedado e de grandes dimensões.
Construção Salão Sala de grandes dimensões.
Construção Salitre Termo que designa um dos sais muito prejudiciais às alvenarias e revestimentos, quando se infiltra através de águas de infiltração.
Pinturas Salitre O aparecimento de eflorescências de salitre nas paredes é provocada pela cristalização à superfície de sais solúveis que são transportados pela humidade ascensional ou pela humidade de construção quando esta se desloca para o exterior das paredes. Este problema causa frequentemente a completa degradação dos suportes e dos revestimentos que neles tenham sido aplicados.
Construção Salpico Pasta de cimento e areia fina, muito fluída, utilizada para aplicar em superfícies de modo a melhorar a aderência dos rebocos.
Construção Saltão Máquina de compactação de superfícies, tais como aterros e calçadas, que actua saltando por efeito de um motor de explosão.
Construção Sanca Remate aplicado entre a parede e o tecto, executado em gesso, estuque ou esferovite.
Construção Sanitário Meios e loiças para higiene e escoamento de águas e sólidos residuais.
Construção Sanja Vala para escoamento de águas.
Construção Sanqueado Com sanca.
Construção Sapata Tipo de fundação directa de uma construção, constituída por um maciço de alvenaria ou betão armado.
Construção Sarapanel Termo que define um arco abatido.
Construção Sarilho Aparelho primitivo, utilizado na elevação de cargas.
Construção Sarjeta / sumidouro Caixa sifonada, instalada nos passeios, para escoamento de águas pluviais que correm nas valetas.
Construção Sarrafado Operação de raspar com sarrafo (régua) a massa projectada com a colher, é uma operação que compõe o acto de rebocar.
Construção Sarrafo Peça de madeira tipo régua, obtida de um barrote.
Construção Scraper Máquina de terraplanagem, utilizada na construção para escavação e arrastamento de terras.
Construção Sebe Divisória de terrenos, tipo cerca feita de arbustos.
Construção Sebo Gordura animal, utilizada na construção como impermeabilizante da cal para caiação de paredes e terraço, utilizada principalmente no sul do país.
Pinturas Secagem ao Tacto Tempo ao fim do qual a tinta já não fica marcada com o toque ligeiro. O mesmo que “secagem superficial”,
Pinturas Secagem para Repintura Tempo ao fim do qual é recomendado aplicar 2ª demão de tinta.
Construção Secção Corte.
Construção Seio Termo que define a curva de concordância entre as inclinações das águas de um telhado e do beirado.
Construção Seixal Local de recolha de inertes (seixo) aplicados na construção.
Construção Seixo Inerte tipo calhau rolado, é ideal para aplicação em betão armado, necessitando de pouca vibração.
Pinturas Selante Primário que isola totalmente as características do substrato, impedindo que estas entrem em contacto com a tinta de acabamento e a prejudiquem.
Construção Selenite Tipo de gesso.
Construção Semicúpula Abóbada esferoidal de volta inteira.
Construção Semi-penetração betuminosa Camada de pavimento que difere da penetração betuminosa por o aglutinante não atingir toda a espessura da camada.
Construção Seno Razão trigonométrica que relaciona o cateto oposto e a hipotenusa de um triângulo rectângulo.
Construção Sentina Latrina.
Construção Septo Termo que define as lâminas de barro que dividem os alvéolos dos tijolos.
Construção Serra Ferramenta de corte, de lâmina ou disco, dentado podendo ser mecânicas ou não.
Construção Serração Local onde se executam cortes e preparação de madeiras.
Construção Serralharia Trabalho e, ou local onde se executam obras com metal, tal como fechaduras, grades, escadas e estruturas.
Construção Serralheiro Operário que executa obras de, ou em serralharia.
Construção Serrote Ferramenta de corte, constituída por uma lâmina de aço dentada e um cabo de madeira ou armação de ferro.
Construção Servente Operário que ajuda o pedreiro a colocar os materiais bem como em todas as tarefas de apoio.
Construção Serventia Acesso à estrada, de quaisquer terrenos marginais.
Construção Sesgo Inclinado; torcido.
Construção Seteira Em construção define uma abertura em parede longa e estreita para a passagem de luz.
Construção Setia Designação do prego de ferro com 57mm de comprimento.
Construção Setial Estrado alto. Siderocimento
Construção Siderocimento Termo que define o cimento de escórias de altos fornos.
Construção Sifão Tubo ou caixa com curvas e contracurvas que retêm água no seu interior quando em despejo, para impedir a exalação do cheiro dos esgotos.
Construção Sifão de pavimento Sifão encastrado no pavimento para escoamento de fluídos.
Construção Sifónico Termo que define a caixa de passagem de esgotos que funciona como sifão; aparelhos ou loiças que já trazem incorporados um sifão.
Construção Silha Mesa ou banco rústico de laje de pedra.
Construção Silhão Termo que define uma construção no meio de um fosso, ou em volta de uma praça fortificada.
Construção Silhar Laje (pedra) quadrada de face aparelhada, normalmente utilizada para revestimento em socos.
Construção Silo Tulha utilizada nas grandes obras para depósito de aglomerantes ou de inertes.
Construção Silte Material em pequenas partículas, próximo da greda, utilizado em capas finais de revestimentos intermediários.
Construção Simetria Correspondência tanto em grandeza e forma como em posição relativa, de partes que se situam em lados opostos de uma linha de eixo.
Construção Sineira Abertura situada nas torres, onde se situam os sinos.
Construção Sismo Terramoto, sendo um elemento de risco a considerar no cálculo das estruturas.
Construção Sistilo Edifício ou monumento em que os intercolúnios são de quatro módulos.
Construção Soalho Tipo de pavimento, constituído por tábuas de madeira assentes sobre vigamento.
Construção Soalho à inglesa Pavimento tipo soalho, constituído por réguas de madeira com macho e fêmea de largura não superior a 0,12m.
Construção Sobeira Termo que define uma cimalha formada por telhas com o canal para baixo e saliente da parede, sobre o qual se forma o beirado.
Construção Sobrado Termo que designa um piso de madeira sobre o rés do chão.
Construção Sobrearco Arco de volta muito abatido, que funciona como padieira, em sobreverga de porta ou janela a aliviar a carga na pedra de guarnição.
Construção Sobrecarga Termo que define um tipo de carga que não actua permanentemente.
Construção Sobreclaustro/a Claustro situado em piso superior. Sobreverga
Construção Sobreverga Remate ornamental da parte superior de uma verga.
Construção Socalcar Criar degraus numa encosta, socalcos.
Construção Soco Revestimento junto ao solo, exteriormente, de um edifício.
Construção Sofito Termo que designa as águas furtadas, aproveitamento do esconso de um telhado para habitação ou serviços.
Construção Solar Termo que designa mansão, moradia de família abastada.
Construção Solário Terraço ou varanda visitável onde se tomam banhos de sol.
Construção Soleira Peça de cantaria sobre a qual se assentam as ombreiras de uma porta; piso na porta de entrada de um edifício.
Construção Solhar Termo que designa a aplicação de soalho.
Pinturas Sólidos em Peso Produto resultante da evaporação das matérias voláteis de uma toma de tinta, verniz ou produto similar, realizada em condições experimentais bem definidas, fixada por um método conveniente.
Construção Solo Camadas existentes à superfície da terra composta por matérias orgânicas e minerais, tendo como principais componentes a argila, os calcários, o húmos e as areias.
Construção Solo – cimento Mistura de um solo com cimento, visando a sua estabilização.
Pinturas Solvente É utilizado nas tintas para reduzir a viscosidade ou consistência com o objectivo de se obter uma maior facilidade na aplicação. Entre os solventes mais comuns estão a água, aguarrás, álcool, acetona, diluente e outros.
Construção Sonda Conjunto de aparelhos que se destinam à execução de levantamentos geológicos dos solos, de modo a prever os comportamentos face á cargas previsíveis nos projectos de construção.
Construção Sondagem Estudo feito num terreno através de perfurações, verificando a sua natureza geológica, nível freático entre outra situações.
Construção Sonómetro Aparelho utilizado para medir a intensidade de ruídos para efeitos de isolamento nos edifícios.
Construção Sotão Zona abaixo do telhado, aproveitada normalmente para arrumos.
Pinturas Stencil Técnica decorativa de pintura baseada na repetição de padrões feitos em moldes vazados.
Construção Sub-base Camada de fundação, menos resistente do que a base, situada entre esta e o solo de fundação.
Pinturas Subcapa Produto normalmente aplicado em madeiras, entre o primário e a tinta de acabamento.
Construção Subsolo Termo que define uma cave ou parte da construção que se situa abaixo do nível do solo.
Pinturas Substrato Suporte ou superfície onde se aplicam as tintas.
Construção Substrução Termo que define as fundações de um edifício.
Construção Substrutura Parte da estrutura de um edifício que se encontra abaixo do nível do solo.
Construção Suite Tipo de alojamento, normalmente em hotel, que engloba um quarto, casa de banho e sala de espera.
Construção Sulcar Termo que designa a abertura de sulcos.
Construção Sulco Ranhura ou rasgo aberto numa superfície.
Construção Sumidouro / Absorvedouro Caixa sifonóide com grelha de ferro por onde é feito o escoamento das águas da chuva ou de lavagens.
Construção Suor Termo que em construção designa a água de condensação que escorre do interior das telhas, quando se verificam determinadas condições.
Construção T Perfil metálico em forma de T.
Construção Tabela Quadro com registos de valores, acontecimentos, normas.
Construção Tabique Tipo de parede leve e amovível, de pequena espessura, leve, utilizada para separar compartimentos.
Construção Tablado Estrado ou estrutura de madeira, robusta aplicada em pisos de palcos e piso de pontes de madeira.
Construção Tábua Peça de madeira de secção rectangular e com grande comprimento, cuja espessura é cerca de 55mm.
Construção Tabuado Painel executado com tábuas.
Construção Tabuinha Tábua de pequena dimensão, com espessura de cerca de 18mm.
Construção Tacaniça Remate de topo de um telhado de duas águas, formando normalmente um triângulo. Funciona como um pequena água de um telhado.
Construção Tacha Prego de pequena dimensão, cuja cabeça é chata e larga.
Construção Taco Peça de madeira de pequena dimensão, com forma de paralelepípedo, utilizada para colocar em paredes e tectos, embutida, de modo a servir de base de fixação a abjectos; termo que define também o mosaico de madeira utilizado para revestimento de pisos, sendo colocado por colagem.
Pinturas Tacto Intervalo de tempo compreendido entre a aplicação de uma tinta, verniz ou produto similar, e o momento em que um ligeiro toque, exercido com um dedo na película, não deixa marca visível.
Construção Tafulho Tipo de rolha ou bucha utilizada para tapar furos.
Construção Taipa Termo que define uma parede de alvenaria vazada e batida, de barro, palha e pequenas pedras em camadas. Este processo já não é muito corrente.
Construção Taipal Talas largas de tábuas, aplicadas em moldes para enchimento com a massa da taipa.
Construção Taipão Taipal de grande dimensão, reforçado.
Construção Talão Termo que define uma aduela de porta ou de arco.
Construção Talocha Ferramenta de forma rectangular, de madeira plástico ou metálica, utilizada pelo pedreiro e estucador, para aperto das massas de reboco e estuque e sua regularização.
Construção Talude Superfície de terreno inclinado, resultado de uma escavação ou aterro estabilizado. Pode também ser de origem natural.
Construção Tambor Vaso metálico de grande dimensão, utilizado essencialmente para o transporte de líquidos e pastas, utilizadas em construção.
Construção Tangente Linha que possui apenas um ponto de contacto com uma curva; razão trigonométrica quociente entre o lado oposto e o adjacente de um ângulo agudo num triângulo rectângulo.
Construção Tapada Terreno ou zona vedada com muro e arborizada.
Construção Tapera Termo que designa um terreno ou casa abandonados, em ruínas.
Construção Tapume Vedação de protecção de obras, utilizada em zonas urbanas, constituída por tábuas.
Construção Taqueómetro Aparelho de topografia, utilizado no levantamento de plantas de terreno.
Construção Tara Parte do peso total que se desconta para determinar o peso da carga.
Construção Tardoz Face posterior de um edifício, de pouca importância.
Construção Tarefeiro Termo que designa um profissional da construção que realiza determinadas tarefas com um custo pré-estabelecido, normalmente é um sub-empreiteiro de especialidade.
Construção Tarolo Porção de terreno ou outro material que é obtido por perfuração com sonda de rotação.
Construção Tarraxa Ferramenta utilizada para executar roscas em varões, tubos ou parafusos.
Construção Tarugo Ligação transversal num conjunto de vigas ou lajes sem armadura de distribuição, de modo a evitar a deformação destas, normalizando as tensões.
Construção Tipo de régua para estirador com uma travessa numa das extremidades, utilizada em desenho de construção para traçar paralelas.
Construção Tecto Termo que define a zona superior do interior dos edifícios.
Construção Tecto falso Tecto de um edifício quando está afastado da estrutura do elemento resistente.
Construção Tectónico Termo que define algo relativo a arquitectura, ou à crosta terrestre.
Construção Telamão Estátua em forma de homem, utilizada como suporte de entablamentos, cornijas e balcões.
Construção Telha Peça utilizada em revestimento de coberturas inclinadas (telhados), de barro vermelho, cimento prensado ou de vidro.
Construção Telhado Cobertura de edificação, inclinada, revestida com telhas.
Construção Telhal Forno próprio onde se cozem as telhas de barro vermelho.
Construção Telhar Cobrir com telhas. 1 88
Construção Telheiro Tipo de construção, totalmente ou parcialmente aberta, coberta com telhado.
Pinturas Tempos de Secagem Profundidade Intervalo de tempo compreendido entre a aplicação de uma tinta, verniz ou produto similar, e a sua secagem completa.
Pinturas Tempos de Secagem Repintura Intervalo de tempo compreendido entre a aplicação de uma película de tinta, verniz ou produto similar, e o momento em que esta já se encontra em condições de receber satisfatoriamente uma nova película.
Pinturas Tempos de Secagem Superficial O tempo que vai entre a aplicação da tinta, verniz ou produto similar, e a sua secagem superficial. A tinta está seca à superfície mas não na totalidade.
Construção Teodolito Aparelho utilizado em topografia, geodésico, com o qual se executam levantamentos geodésicos, determinação de alturas e se faz o levantamento de plantas.
Pinturas Teor Sólidos Refere-se à matéria que fica no substrato após secagem e evaporação da parte liquida da tinta.
Construção Terciarão Termo que define o arco que nasce nos ângulos de uma abóbada gótica.
Construção Terraço Termo que designa uma cobertura plana de um edifício, acessível e normalmente utilizável.
Construção Terrado Termo que define um terraço, característico pelo facto de se encontrar ao nível do terreno.
Construção Terraplanagem Termo que define a operação de modelação do terreno, através de escavação ou aterro, formando plataformas.
Construção Terreiro Terrado de grande dimensão.
Construção Tesoura Ferramenta constituída por duas lâminas de um fio único, unidas em cruz, por meio de um eixo, permitindo-se assim o movimento, em construção aplicam-se tesouras de grande porte para cortar varões de aço e chapas.
Construção Tessela Mosaico de pedra polida, quadrado, utilizado no revestimento de pavimentos.
Construção Testilho Designação atribuída ao pano de alvenaria que se situa por cima de vãos de porta ou janelas, apoiando-se nos lintéis.
Pinturas Textura Superfície com pequenos relevos.
Construção Tijoleira Tijolo de espessura de 3cm a 4cm, utilizado em revestimento.
Construção Tijolo Produto muito utilizado em construção, desde civilizações antigas.
Construção Tímpano Parte triangular de uma empena de prédio com telhado, acima do nível deste.
Construção Tina Em construção designa o bidão onde se derrega a cal para execução de estuque.
Construção Tinta Tipo de revestimento de superfícies, de consistência fluída constituída por óleos secativos ou resinas sintéticas, corantes, com a propriedade de aderir a uma superfície, podendo Ter uma acção decorativa e protectora.
Pinturas Tinta É uma composição química pigmentada, que após a aplicação se converte num revestimento decorativo e protector dando às superfícies onde é aplicada um acabamento, resistência, protecção e durabilidade.
Construção Tira-linhas Instrumento utilizado em desenho de modo a traçar linhas com tinta.
Construção Tirante Peça estrutural, destinada a responder a tensões de tracção.
Construção Tirefor Aparelho composto por um cabo e um sistema que por deslocação alternada, tracciona o mesmo cabo.
Construção Toalha aquífera Massa de água subterrânea com certa continuidade.
Construção Toalha artesiana Toalha aquífera de água artesiana. Toalha freática Toalha aquífera de água freática.
Construção Toalha freática Toalha aquífera de água freática. Topografia
Construção Topografia Arte que estuda e representa em desenho as formas de um terreno, representando as situações naturais e artificiais que este apresenta.
Construção Topógrafo Técnico que exerce topografia.
Construção Toponímia Nome dos lugares que se inscrevem numa planta topográfica.
Construção Toque Processo de verificação do estado de um tijolo ou telha, verificando através do toque com os nós dos dedos ou o cabo do martelo se estes apresentam fendas.
Construção Torça Termo que define uma verga de pedra, tosca.
Construção Torneira Dispositivo metálico para abrir, regular e fechar a saída de água.
Construção Torre Construção alta e estreita, tal como os campanários das igrejas; armação metálica das gruas-torres, sobre a qual se movimentam as lanças.
Construção Torreão Corpo de edifício mais alto que largo; torre.
Construção Tosco Termo que define um acabamento grosseiro dado a uma peça.
Construção Tout-venan Brita miúda resultante da limpeza da pedreira.
Construção Traçado Esboço, projecto. Tracção
Construção Tracção Acção de duas forças para o exterior de um corpo, com tendência para o alongar.
Construção Tractor Veículo motorizado, para a rebocar reboques.
Construção Tramo Termo que define o troço situado entre dois apoios contíguos, de uma estrutura.
Construção Transferidor Aparelho utilizado em desenho para a medição de ângulos.
Construção Transverso Tipo de esforço. Trapeira
Construção Trapeira Tipo de janela implantada na água de um telhado.
Construção Trava Viga de pequena dimensão utilizada na formação de cadeias no vigamento dos sobrados.
Construção Travado Desencontro das juntas verticais das pedras naturais ou artificiais, utilizadas nas paredes de alvenaria, de modo a dar consistência e estabilidade.
Construção Trave Viga utilizada para resistir a esforços de flexão.
Construção Travejamento O mesmo que vigamento, conjunto de traves.
Construção Travinca Trave de pequena dimensão.
Construção Tremó Zona de parede interior situada entre duas janelas.
Construção Tremonha Pequena zorra com roletes , movida por cabo de aço, que eleva e despeja os inertes utilizados no fabrico de betão, no tambor da betoneira.
Construção Trepadeira Tipo de grua que acompanha o crescimento do edifício em altura, apoiando-se na estrutura do edifício.
Construção Trépano Máquina para sondagens; parte da sonda que fica em contacto com a rocha.
Construção Trigonometria Parte da matemática que estuda a resolução de triângulos e as funções trigonométricas.
Construção Trincha Pincel achatado de para aplicação de tintas em grandes superfícies.
Pinturas Trincha Espécie de pincel largo.
Construção Trincheira O mesmo que talude.
Construção Trinchete Trincha de pequena dimensão.
Construção Tripé Apoio de três pés utilizado para aparelhos de topografia e outros equipamentos.
Construção Trolha Termo que no norte de Portugal, define pedreiro; colher de pedreiro.
Construção Tubo de queda Tubo posto na vertical para escoar as águas pluviais ou as águas residuais domésticas.
Construção Turquês Tipo de alicate de corte utilizado pelos armadores de ferro e carpinteiros.
Construção Úlcera Defeito da madeira produzido pela acumulação de seiva.
Construção Umbral Ombreira. Unhão
Construção Unhão Termo que define a emenda de cabos, obtendo a forma de uma maçaroca.
Construção União Termo que define os acessórios de ligação das canalizações de águas e esgotos.
Construção Unidade Quantidade que se toma, de modo a servir de termo de comparação, entre grandezas da mesma espécie.
Construção Urbanismo Termo que define o estudo interdisciplinar da cidade e questões urbanas, incluindo o conjunto de medidas técnicas, económicas e sociais, necessárias ao desenvolvimento.
Construção Urbanizar Cumprir o plano e regras de urbanização. Tornar urbano.
Construção Urdimento Termo que define um tecto de palco com soalho descontínuo, alternando tabuado com aberturas.
Construção Vagão Veiculo de caminho de ferro, utilizado para transporte de materiais.
Construção Vagoneta Vagão de pequenas dimensões.
Construção Vala Termo que define uma escavação longa e mais ou menos larga e profunda, destinada a receber as fundações de um edifício, tubagens ou escoamento de águas.
Construção Valado Termo que define uma elevação de terras, executada de modo a desviar as águas da chuva, ou delimitando áreas, de modo a se poderem executar os trabalhos.
Construção Valeta Vala de pequena dimensão, cuja secção normalmente tem uma forma trapezoidal, destinada principalmente a escoar água da chuva.
Construção Válvula Dispositivo de segurança, aplicado normalmente em tubos de modo a fechar evitando retornos de corrente.
Construção Vão Termo que define um espaço vazio, uma abertura numa parede; define também a distância entre os dois apoios de uma viga ou laje.
Construção Varanda Termo que define um prolongamento do piso e tecto de um edifício, para o exterior, apresentando grades ou guardas de protecção.
Construção Varandim Varanda de pequena dimensão.
Construção Varão Termo que define um perfil arredondado de aço, maciço e longo utilizado entre outra situações na execução de armaduras para peças estruturais de betão armado.
Construção Varedo/caibral Esteira de barrotes ou vigotas sobre a qual se assentam as ripas dos telhados.
Construção Varejamento Empenamento; coluna arqueada devido a excesso de carga.
Construção Varejo Termo que designa a encurvatura de uma peça linear por efeito de um esforço flexão ou compressão.
Construção Varola Vara utilizada em obra em escoramentos de cofragens, de secção com aproximadamente 10cm de diâmetro.
Construção Vazadouro Local onde se vazam os entulhos, resíduos e sobras de terreno escavado em obra.
Construção Vedação Limitação do espaço de uma obra através de redes ou tapumes.
Pinturas Veículo São constituídos por diferentes tipos de resinas (naturais, sintéticas, emulsões, etc.) que produzem tintas com propriedades físicas e químicas diversas. Formam a película protectora na qual se converte a tinta depois de seca, sendo os responsáveis pelo tempo de secagem, aderência, retenção de cor e brilho, resistência as intempéries, etc.
Construção Veneziana Termo que define persiana.
Construção Verga / virga Termo que define uma viga flexível. Peça horizontal do guarnecimento de um vão, apoiada nas ombreiras de uma porta ou janela.
Pinturas Verniz Produto de acabamento normalmente aplicado como decoração e protecção em suportes de madeira, ( portas, janelas, móveis, chão, etc.), transparente e com ou sem cor que pode ser brilhante, meio brilho ou mate.
Construção Vertente Termo que define a água de um telhado; declive de um terreno.
Construção Via Caminho, estrada.
Construção Viaduto Construção destinada a transpor outra via, executada em alvenaria, ferro, betão armado ou madeira.
Construção Vibrador Equipamento utilizado em construção que produz vibração, é colocado dentro dos moldes com betão de modo a acelerar a arrumação dos inertes.
Construção Vidraça Termo que define um caixilho com vidros.
Construção Vidraço Termo utilizado para definir um tipo de pedra calcária branca, rija, brilhante e um pouco translúcida, utilizada em cantarias e na execução de calçadas.
Construção Viga Peça estrutural, linear, sujeita principalmente a esforços de flexão. Existem algumas designações para vigas conforme a sua função:
Construção Viga mestra Trave grande que suporta as outras; viga principal.
Construção Viga principal Viga que, colocada horizontalmente, serve nos edifícios para suportar outras ou para participar na resistência global das construções; viga mestra.
Construção Vigamento Conjunto ou disposição das vigas de uma construção.
Construção Vigia Janela de pequena dimensão.
Construção Vigota Pequena viga de madeira, betão armado ou pré-esforçado, sendo estas últimas muito comuns na execução de lajes aligeiradas.
Construção Virga Termo que designa verga.
Construção Virola Reforço periférico de uma chapa metálica, obtido pela dobragem e aperto dos bordos desta.
Pinturas Viscosidade Resistência interna ao escoamento, características de um fluido.
Construção Vistoria Examinar o estado de uma obra.
Construção Vitrificação Termo que designa o efeito da cozedura, quando não é controlada, de telhas e tijolos de barro vermelho, não permitindo a sua utilização, devido à alteração das suas características.
Construção Vivenda Moradia.
Pinturas Volátil Que sofre evaporação.
Construção Xilografia Arte de gravar em madeira.
Construção Xisto Designação dada às rochas metamórficas cujos minerais, lamelares ou aciculares, são visíveis a olho nu. Ardósia, lousa.
Construção Z Perfil metálico em forma de Z.
Construção Zénite O ponto em que a vertical de um lugar vai encontrar a esfera celeste acima do horizonte.
Construção Zimbório Termo que define o remate superior, tipo taça invertida, que aparece na cúpula de um edifício monumental.
Construção Zinco Metal de cor branca acinzentada, muito utilizado em construção, em chapas, caleiras e tubos de drenagem dos telhados.
Construção Zorra Termo que define uma vagoneta que não possui caixa, tendo só taipal para transporte de cargas.

Artigos relacionados:

  1. Tradução de termos técnicos
  2. Tradução de termos técnicos de estruturas
  3. Legislação das empreitadas públicas

Email Email
Print Friendly