DropBox – Partilha de ficheiros

06/02/2012 | Biblioteca - Software

Uma das actividades que mais tempo consome aos orçamentistas são as consultas a subempreiteiros e o envio dos elementos de consulta, especialmente os desenhos devido ao seu tamanho.

Com o advento das plataformas electrónicas e massificação da internet de banda larga, recebemos a maioria dos projectos em formato digital, pelo que passámos a fazer as consultas também por Internet

Isto facilitou bastante o nosso trabalho porque em vez de se andar a imprimir desenhos, enviá-los por correio (embora haja quem ainda o faça), podemos enviá-los por email. No entanto, os emails têm limites muito pequenos para o tamanho dos ficheiros que podemos anexar (acima de 5MB é estar a arriscar que não os recebam) ou então têm de ir um a um, perdendo-se tempo precioso. E como nunca se faz apenas uma consulta, toca a repetir o processo

A solução têm sido alojar os ficheiros num serviço de partilha tipo MediaFire ou Yousendit e depois enviarmos os links. Estes sistemas têm no entanto, um problema tanto mais grave, quanto mais lenta for a ligação: requerem a nossa presença e em caso de falhas, recomeçamos.

Outro grave problema, é que se tivermos um conjunto de directorias temos de andar a fazer um upload de cada vez, já que na maioria não permite o upload de directorias. Estes sistemas ajudam muito, são simples de utilizar mas existe melhor.

O DropBox cria uma pasta de sincronização no nosso computador, que funciona como uma normalíssima pasta no Windows mas que faz ela própria o upload dos ficheiros, sem que eu tenha de estar a tomar conta. Desde que o computador fique ligado, aquilo há-se fazer o upload sem a minha presença. Antes de sair, copia-se e no dia seguinte está tudo pronto. São horas que se poupam

Conforme podem ver na imagem, os ícones verdes por cima do nome da pasta, significam que a pasta está totalmente sincronizada. Caso contrário apresentava uma cor azul.

Os ficheiros ou directoria que queremos partilhar, são colocados na pasta PUBLIC e com o botão direito do rato, copia-se o link público e envia-mo-lo por email ou partilhamos onde quisermos.

Na prática, funciona assim: Coloca-se lá os ficheiros, zipa-se (para ter um único ficheiro) e envia-se o link por email. Prático, rápido e eficiente.

Obviamente que estes serviços têm bastantes mais possibilidades que a simples partilha de ficheiros. Uma lista das possibilidades pode ser consultada aqui. Uma das mais interessantes é podermos ter o programa instalado em vários computadores, backup automáticos, versões anteriores do ficheiro e o acesso via net.

Já me esquecia, é gratuito até 2Gb 😉

500MB extra

Se quiserem ganhar mais 500MB, podem ir a http://www.dropbox.com/free onde apresentadas 4 formas de 128 MB por cada.

Convites

No link: https://www.dropbox.com/referrals podem convidar outras pessoas a aderirem ao DropBox. Por cada um que aceite e instale o dropbox, ganham 250MB de esapçao adicional. Caso sejam estudantes podem ganhar o dobro por cada convite

Estudantes

Quem tiver um email de estudante, pode ir ao seguinte endereço http://www.dropbox.com/edu e verificar o email. Após isso cada convite que tenham feito em vez de valer 250mb irá passar para 500mb.

Só precisam de colcoar o email da escola ou da universidade. Não interessa se é .edu, o dropbox verifica a partir da lista que tem das escolas. Se alguém tiver um endereço que me possa emprestar…….

Convite

Para quem queira abrir uma conta, já agora, utilize este convite porque ambos ganhamos 500MB de bónus e espaço nunca é de mais

DropBox – Partilha de ficheiros