Google Drive – Partilha e armazenamento de ficheiros

14/12/2012 | Biblioteca - Software

O Google Drive é o serviço da Google para armazenamento em nuvem com funções de partilha, sincronização de ficheiros e pastas com o PC e dispositivos móveis. Veio substituir o Google Docs e mantêm as funcionalidades de criar e editar ficheiros online assim como a edição simultânea do mesmo documento.

Este sistema é o que uso para as partilhas dos ficheiros na área reservada do site.

Pesquisas

Sendo produzido pela Google, o minimo que se podia esperar seria um bom sistema de pesquisa, mas as capacidades de pesquisa no Gdrive são excelentes. Só por si, justificam a escolha deste serviço em relação a outros.

Por exemplo, ao pesquisar por “Aveiro”, aparecem nos resultados todos os ficheiros que tenham a palavra “Aveiro” no nome e no seu conteúdo. Neste caso, aparecem as tabela de preços da Sanindusa, porque “Aveiro” é uma série de loiças sanitárias da Sanindusa.

Pesquisas

O potencial é enorme, basta pesquisar pelo nome do material e encontramo-lo desde que ele esteja nalgum ficheiro. Quantas vezes nos aparecem nos orçamentos, referências a materiais que não sabemos quem é o fabricante e perdemos imenso tempo a procurá-lo?

Podemos ainda filtrar as pesquisas:

Pesquisas1

Partilha de pastas e ficheiros

No DropBox se partilharmos 500MB com alguém, esses 500MB são deduzidos no espaço da conta dessa pessoa. Como as contas gratuitas têm 2GB, rapidamente o espaço se esgota. Só as tabelas de preços têm 4GB

No Goggle Drive, o espaço que é partilhado, não conta nas contas das pessoas com quem se partilha, isto é, se elas tiverem uma conta de 5Gb e alguém partilhar com elas, 20GB, a conta delas mantêm os 5Gb livres. Existem 3 tipos de partilhas:

Histórico

De cada vez que editarmos um salvarmos um ficheiro, seja online seja no pc (com o sincronizador ligado) o Google Drive guarda no histórico todas as versões do ficheiro. Isto permite recuperar versões anteriores (isto é, permite recuperar asneiras).

Versões

Colaboração

Permite a edição simultânea do mesmo documento por vários pessoas vendo as alterações em tempo real.

Sincronização

Como todos os serviços deste género, têm um sincronizador que permite manter sincronizados os ficheiros entre a “nuvem” e o nosso computador. É o ponto mais fraco deste serviço, ao ponto de não o utilizar.
Bloqueia muito, perde ligação e fica perdido no tempo. Talvez isto se deva a uma ligação à net muito má, mas o sincronizador do Dropbox, nas mesmas condições, funciona perfeitamente.

Mas o que me levou a desistir de o utilizar, deveu-se ao facto das pesquisas no computador serem muito lentas e não pesquisar no conteúdo dos ficheiros, enquanto as pesquisas online são quase instantâneas e com melhor qualidade.

Ficheiros partilhados connosco

Os ficheiro que são partilhados connosco estão localizados aqui:
Pesquisas2

Caso pretendamos que esses ficheiros sejam sincronizados com o computador, temos de arrastar as pastas ou os ficheiros para a nossa zona
Pesquisas3

Em termos de pesquisa, não faz qualquer diferença entre estarem num local ou noutro.

Últimas alterações

Quando temos ficheiros partilhados connosco, é muito útil sabermos quais as alterações ou actualizações recentes. Para tal, clicamos primeiro em:

Pesquisas5

e depois em:

Pesquisas4

A negrito, estão os ficheiros que foram recentemente actualizados

Google Drive