Isolamento térmico exterior ETICS com lã mineral

O sistema de isolamento consiste na aplicação de painéis isolantes em lã mineral, placas ou lamelas, no exterior do edifício, colados com uma argamassa de colagem, posteriormente reforçado com rede de fibra de vidro incorporada na argamassa de barramento, e, em seguida, é aplicado o revestimento de protecção podendo ser finalizado com uma pintura decorativa.

Sistema Atlas Lã Mineral

Sistema de isolamento térmico pelo exterior – pode ser aplicado tanto em fachadas rebocadas ou em cru, elaboradas em tijolo, bloco ou betão.

Isolamento térmico com painéis de Lã Mineral – até uma espessura máxima de 250 mm, quer seja no caso de placas, quer seja no caso de lamelas.

Edifícios com elevada altura – o único sistema para edifícios com uma altura superior a 25 m.

Recomendado para todo o tipo de edifício – obras de isolamento térmico em construções tradicionais, em construções novas e em construções destinadas ao baixo consumo de energia.

Sistema não inflamável – recomendado como sistema de isolamento térmico de locais públicos, como por exemplo, escolas e/ou hospitais.

Certificados

  • Aprovação Técnica Europeia ETA-06/0173.
  • Declaração de Desempenho 002/CPR.
  • Certificado de Conformidade CE 1488-CPD-0036.
  • Certificado Zullassung Z-33,84-964 (Alemanha).
  • Certificado NSA110/0347 (Irlanda).

Características gerais

0 Sistema ATLAS ROKER é um sistema de isolamento térmico pelo exterior (EWIS/ ETICS).

O sistema de isolamento consiste na aplicação de painéis isolantes em lã mineral, placas ou lamelas, no exterior do edifício, colados com uma argamassa de colagem, posteriormente reforçado com rede de fibra de vidro incorporada na argamassa de barramento, e, em seguida, é aplicado o revestimento de proteção podendo ser finalizado com uma pintura decorativa.

Sem necessidade da realização de trabalhos adicionais, confere ao exterior do edifício a sua aparência final bem como todas as outras características já referidas e explicadas anteriormente.

De acordo com os regulamentos em vigor o sistema de isolamento térmico é considerado na sua totalidade e portanto deve ser aplicado seguindo as fases e materiais descritos na certificação técnica que o próprio sistema possui.

Não é aceitável o uso de produtos que não estão abrangidos pela certificação técnica. Qualquer garantia ficará suspensa caso se verifique o uso Indevido tanto dos produtos ATLAS bem como de outros produtos.

Propriedades

Sistema com Certificação Técnica Europeia (ETA) projetado para sistemas de isolamento térmico em toda a União Europeia.

Um sistema de isolamento térmico completo – todo o sistema foi testado em diversas fases de investigação, promovendo a compatibilidade dos seus produtos, garantindo assim o correto funcionamento do sistema durante os anos seguintes à instalação.

Alta permeabilidade ao vapor de água – não restringe o fluxo do vapor de água, promovendo a respirabilidade do suporte.

Garante o isolamento térmico – reduz a perda de energia e os custos com a climatização.

Correção das pontes térmicas – é, provavelmente, o método mais eficaz para evitar/corrigir pontes térmicas.

Resistência ao impacto – o Sistema ATLAS ROKER está classificado como sendo um sistema de Categoria I ou Categoria II dependendo do tipo de revestimento de protecção aplicado.

Sistema seguro – foi testado quanto à resistência à carga de vento, característica bastante importante em casos de edifícios altos ou localizados em zonas onde essas condições são mais favoráveis.

Aumenta a durabilidade da envolvente externa do edifício – protegendo-a da exposição directa às condições meteorológicas.

Edifício com elevada protecção ao fogo – aumenta a segurança dos ocupantes protegendo os elementos estruturais do fogo. É um sistema não inflamável caso seja aplicado um revestimento de protecção mineral

Requisitos para execução do sistema

Realizar o trabalho em tempo seco,com uma temperatura ambiente não inferior a 5°C e não superior a 30°C, humildade não superior a 80%. A fachada deve estar protegida contra a precipitação, vento forte e luz solar direita por isso recomenda-se o uso de sombreamento.

Constituição do sistema

  1. Suporte
  2. Verniz de aderência (opcional)
  3. Argamassa de colagem
  4. Painel isolante
  5. Fixação mecânica (opcional)
  6. Argamassa de barramento
  7. Rede de fibra de vidro
  8. Primário de aderência
  9. Revestimento de protecção
  10. Pintura de acabamento (opcional)

Execução do sistema

Inspeccionar o suporte promovendo qualquer reparação caso seja necessária. O suporte deve estar seco, limpo e livre de gorduras.

Aplicar a argamassa de colagem no painel isolante segundo o método *Cordão e Pontos* que consiste na aplicação de um cordão em todo o perímetro do painel com 3 cm de largura e ainda 6 a 8 pontos com 8 a 12 cm de diâmetro distribuídos unanimemente pelo painel.

Pressionar o painel isolante contra o suporte e nivelar. Repetir esta etapa até que todo o suporte fique revestido com o material isolante. Caso esteja previsto o uso de fixações mecânicas, as mesmas só devem ser instaladas depois de passadas 24 h da colagem dos painéis.

A quantidade mínima de fixações por m2 é de 4 a 5 fixações

O reforço das zonas frágeis, como é o caso dos cantos da (achada e das aberturas dos vãos. é eletuado com os perfis de PVC adequados a cada situação*

Em seguida, aplicar um barramento integral, com a argamassa de barramento, nos painéis isolantes e de seguida incorporar a rede de fibra de vidro. Esta etapa requer cuidados adicionais com o intuito de obter uma superfície perfeitamente plana.

Posteriormente, aplicar o primário de aderência de acordo com a escolha do revestimento de proteção Esta aplicação só poderá acontecer após passadas 72 h da execução do barramento armado.

Finalizar o sistema com a aplicação do revestimento de protecção, que dependendo da textura escolhida, textura areada ou textura raiada, a sua aplicação irá variar. Todo e qualquer revestimento de protecção poderá ser pintado, caso as especificações do projeto assim o determinem.

Conforme o revestimento de protecção utilizado, os tempos de espera para esta etapa de pintura podem variar entre os 5 e os 20 dias.

Tem um projecto ou uma obra em que o possamos ajudar?

Contactos

 geral@atlasportugal.com

+ 351 936 682 432 (Srº Luis Magalhães)

Morada

Rua São João de Deus 77 4750-159 Barcelos