Mapa de erros e omissões

Mapa de apresentação de erros e omissões com folha de medições e opção de escolha dos artigos a apresentar

O Pedro Neves utilizando como base a folha de medições com totais automáticos, criou um ficheiro com as colunas do mapa de trabalhos da obra de modo a poder calcular os trabalhos a mais e menos.

Pegando nesse ficheiro, lembrei-me de introduzir mais umas colunas do mapa de erros e omissões que utilizo, porque se para as medições em obra o mapa responde perfeitamente, no caso dos erros e omissões (que não são mais do que trabalhos a mais e a menos) nem sempre queremos apresentar certos artigos porque as diferença são mínimas ou porque não queremos chamar a atenção ao cliente para certas coisas, digamos assim.

Assim podemos marcar na coluna Y, as seguintes situações:

  • 0 – Normal – Apresenta-se o que der
  • 1 – Manter original – Qualquer que seja o resultado do artigo, mantemos os valores originais
  • 2 – trabalho a mais – Classificamos como trabalho a mais ou como erro (Só para sabermos o valor dos TMais)
  • 3 – Trabalho a menos – Classificamos como trabalho a menos ou como erro (Só para sabermos o valor dos TMenos)
  • 4 – Omissão – Quando um artigo têm quantidade de medição, mas não têm quantidade de orçamentos

Por agora estou a forçar a marcação individual das situações 0 a 3 mas no futuro pode-se automatizar. No entanto tenho medo destes automatismos, porque demasiada gente pensa pouco, confia nos automáticos, não olham para nada e depois culpam os mapas.

Finalmente e não menos importante, se utilizarmos os filtros, podemos imprimir apenas os mapas resumos, conforme pode ver na folha ao lado, evitando a habitual trabalheira e as habituais asneiras das linkagens.

Mapa de erros e omissões

Artigos relacionados