Mapa de comparação de propostas
A comparação de propostas, seja de subempreiteiros seja de fornecedores, é sempre complicada porque para além de estarmos a tentar descobrir onde estamos a ser enganados temos ainda de analisar as propostas para além do seu valor, isto é, perceber o que falta, os asteriscos visíveis e os escondidos.
Uma das maiores ratoeiras é o valor das propostas não ser comparável porque os subempreiteiros não respondem a todos os artigos, tornando as propostas dificeis de comparar e propostas aparentemente mais baratas, apenas o são, porque se “esqueceram” de responderam a tudo ou excluíram alguns dos trabalhos. Dai a comparação simples pelo valor ser extremamente perigosa.
Este mapa de comparação de subempreitadas é um mapa que compara as diversas propostas e calcula 4 totais (da proposta, comparativo, valor médio das propostas médio e com mínimos), ordenando as diversas propostas.
O mapa leva um exemplo preenchido para entenderem melhor como funciona, já que não e um mapa fácil de entender e trabalhar com ele
As diferenças em relação ao anterior mapa, são:
- Permite lançar 25 propostas,
- Nova coluna onde é calculado o valor médio de cada artigo e da proposta
- Marcação dos capítulos e sub capítulos (coluna B) que altera a cor de fundo da linha, melhorando a leitura
- Tabela com o resumo por capitulo (não é automático, sendo necessário mexer nas configurações da tabela)
Total da proposta: Valor total da proposta que nos foi enviada
Total comparativo: Valor da proposta considerando só os artigos que foram valorizados por todos os subempreiteiros consultados.
Total com mínimos: Valor da proposta considerando todos os artigos a serem cotados, sendo considerado o preço unitário de um artigo não cotado pelo subempreiteiro, o valor mínimo extraído de todos os outros preços unitários apresentados.
Se reparem a proposta que ficou em primeiro lugar, não é a mais barata.