Fichas de rendimento em Excel
Ao contrário das fichas de rendimento de acesso livre no site, estes ficheiros permitem alterar um conjunto significativo de parâmetros que permitem corrigir (e martelar) os preços. Assim, podem alterar:
- Descrições dos artigos;
- Preços dos recursos, materiais, mão-de-obra e equipamento;
- Margens de lucro;
- Condições de execução;
- Correcção de rendimentos de mão-de-obra para cada tipo de condições de execução;
- Percentagens para os valores de estaleiro;
- Custo da mão de obra;
- Correção individual (martelar) do preço unitário;
- Correção individual (martelar) do valor da mão-de-obra.
Quem quiser experimentar, pode fazer o download do ficheiro com as fichas de rendimento em Excel para a especialidade das alvenarias.
1 – Listagem com as fichas de rendimento
Neste quadro selecciona-se a ficha de rendimento pretendida.
2 – Item, descrição e unidade
Estes 3 campos tem fórmulas que vão ler o item, a descrição e a unidade na folha “Articulado”. Caso queiram alterar a descrição, devem fazê-lo nessa folha.
3 – Preço de venda
O preço de venda apresentado depende das condições de obra seleccionadas na célula O16. Para evitar enganos, no quadro inferior a linha com as condições de obra seleccionadas está com fundo a verde claro..
4 – Condições de obra
As condições de execução da obra são o grau de dificuldade na execução do mesmo trabalho.
Montar um tecto falso numa casa de banho de um apartamento é completamente diferente de montar o mesmo tecto falso num escritório com 600m2.
Também podemos considerar o tamanho da obra. Rendimentos de mão-de-obra na remodelação de um apartamento são diferentes de rendimentos de mão-de-obra na remodelação de um prédio.
5 – Composição da ficha
A composição da ficha de rendimento agrupando por mão-de-obra, materiais e equipamento.
No final são adicionados os encargos de estaleiro e a margem de lucro.
Correção preço unitário – Usa-se quando queremos martelar / corrigir o preço final da ficha de rendimento. Altera, na percentagem introduzida, os preços da mão-de-obra, materiais e equipamentos.
Correção da MO – Usa-se quando queremos martelar / corrigir o preço da mão-de-obra
Descontos – Se consideramos os descontos dos materiais ou se usamos o PVP.
Sim = consideramos os descontos
Condições de execução – Permite escolher as condições de execução (más, normais, boas e óptimas) da actividade, corrigindo os rendimento da mão-de-obra
Variação de MO – Após escolhermos as condições de execução, este campo é preenchido com o coeficente a aplicar à mão-de-obra. Estes coeficente são preenchido numa tabela mais abaixo
Privado – Permite esconder os preços apresentado as quantidades. Útil quando queremos mostrar as fichas aos subempreiteiros ou à fiscalização, mas não queremos mostrar os preços.
Sim = Esconder os preços