Google Drive – Partilha e armazenamento de ficheiros

08/03/2022Software

O Google Drive é o serviço da Google para armazenamento em nuvem com funções de partilha, sincronização de ficheiros e pastas com o PC e dispositivos móveis. 

Este sistema é o que uso para as partilhas dos ficheiros na área reservada do site.

Pesquisas

Sendo produzido pela Google, o minimo que se podia esperar seria um bom sistema de pesquisa, mas as capacidades de pesquisa no Gdrive são excelentes. Só por si, justificam a escolha deste serviço em relação a outros.

Por exemplo, ao pesquisar por “Aveiro”, aparecem nos resultados todos os ficheiros que tenham a palavra “Aveiro” no nome e no seu conteúdo. Neste caso, aparecem as tabela de preços da Sanindusa, porque “Aveiro” é uma série de loiças sanitárias da Sanindusa.

O potencial é enorme, basta pesquisar pelo nome do material e encontramo-lo desde que ele esteja nalgum ficheiro. Quantas vezes nos aparecem nos orçamentos, referências a materiais que não sabemos quem é o fabricante e perdemos imenso tempo a procurá-lo?

Partilha de pastas e ficheiros

No DropBox se partilharmos 500MB com alguém, esses 500MB são deduzidos no espaço da conta dessa pessoa. Como as contas gratuitas têm 2GB, rapidamente o espaço se esgota. Só as tabelas de preços têm 4GB

No Goggle Drive, o espaço que é partilhado, não conta nas contas das pessoas com quem se partilha, isto é, se elas tiverem uma conta de 5Gb e alguém partilhar com elas, 20GB, a conta delas mantêm os 5Gb livres. Existem 3 tipos de partilhas:

Histórico

De cada vez que editarmos um salvarmos um ficheiro, seja online seja no pc (com o sincronizador ligado) o Google Drive guarda no histórico todas as versões do ficheiro. Isto permite recuperar versões anteriores (isto é, permite recuperar asneiras).

Mas versões mais antigas poderão ser eliminadas após 30 dias ou após ter armazenado 100 versões do ficheiro.

Para evitar a eliminação, abra o menu de contexto na versão do ficheiro e selecione Manter sempre. As versões são apresentadas pela ordem em que foram carregadas para o Drive.

Sincronização

Como todos os serviços deste género, têm um sincronizador que permite manter sincronizados os ficheiros entre a “nuvem” e o nosso computador. 

As versões mais recentes estão muito estáveis e fiáveis e desde à algum tempo, deixaram de guardar fisicamente o ficheiro no nosso computador, mantêndo apenas um link que descarrega o ficheiro quando precisamos e faz a sincronização quando o fechamos.

A maioria dos utilizadores nem sequer nota ou percebe dada a velocidade a que estas operações são feitas. Isto têm vantagens e desvantagens.

A vantagem é o reduzido espaço em disco que ocupamos, algo fundamental quando temos discos SSD e grandes volumes de dados.

A desvantagem é que se ficarmos sem acesso internet, ficamos sem acesso aos ficheiros. Este problema pode ser facilmente resolvido selecionado a opção “Disponível offline” em qualquer pasta ou ficheiro.

 

Ficheiros partilhados

Os ficheiros ou pastas partilhadas connosco vão parar à pasta “Partilhados comigo” e não serão sincronizados no nosso disco a menos que os adicionemos à pasta “O meu disco”.

O processo é o seguinte, sendo assim que partilho com aqueles que subscrevem o acesso à área reservada do site:

1 – Selecionar a pasta “Partilhados comigo”

2 – Selecionar a pasta “Orcamentos.eu” (depois de eu partilhar demora uns minutos até aparecer)

3 – Selecionar a opção “Adicionar atalho para o Drive”

4 – Selecione “O meu disco” ou outra localização que prefira
5 – Selecione “Adicionar atalho”

E fica com a pasta partilhada na zona principal do Google Drive o que lhe irá permitir ter uma cópia destas pastas e ficheiros no seu computador